Guia definitivo de dicas e orientações para Dinâmica em Grupo

A dinâmica de grupo existe para possibilitar ao avaliador conhecer o seu perfil comportamental e identificar se você possui as competências desejadas por uma determinada empresa do mercado.

Foi selecionado para dinâmica de grupo e está em busca de dicas?

Primeiramente, para se destacar nas DG’s, é preciso largar mão de superstições como:

“Quem se apresenta primeiro tem mais chances de passar”

“Quem senta nos cantos chama mais atenção”

Muitos candidatos ficam preocupados em liderar o tempo inteiro ou dar ideias muito criativas, mas você vai ver nesse artigo que não é nada disso!

Basicamente, a dinâmica de grupo existe para possibilitar ao avaliador conhecer o seu perfil comportamental e identificar se você possui as competências desejadas por uma determinada empresa do mercado.

No geral, vemos que a tendência das empresas é adotar atividades lúdicas para a dinâmica. Assim, o candidato age com espontaneidade e fica mais fácil compreender o seu perfil. A ideia é que a empresa consiga observar como você age em grupo e em outros aspectos do seu perfil profissional!

Para compreender melhor o tema e visualizar na prática como isso acontece, convidamos você a assistir uma dinâmica online do Programa Trainee Marisa.

5 dicas para se dar bem na dinâmica de grupo

1. Pesquise sobre a empresa:

Identificar-se com a cultura organizacional é o primeiro passo para que você consiga compreender se aquela empresa faz sentido para a sua carreira e também para auxiliá-lo durante o processo seletivo.

Essas informações são úteis para você encontrar os valores da empresa que coincidem com os seus, e utilizá-los no momento da apresentação pessoal e também durante o processo da dinâmica de grupo, em que terá maior clareza de quais competências são esperadas pela empresa.

2. Invista no autoconhecimento:

Ter autoconhecimento significa ter clareza de quem é você como pessoa e como profissional.

Partimos da premissa que cada pessoa possui seus talentos, sejam eles naturais ou desenvolvidos. Algumas pessoas são mais criativas e práticas e outras são mais analíticas e observadoras, mas cada talento tem a sua importância.

Quanto mais você utilizar os seus talentos na dinâmica de grupo, melhor. Assim, você deixa de querer participar de forma “multivalente” para deixar a sua marca. Afinal, não existe uma pessoa boa em tudo!
A nossa ideia é proporcionar a você uma forma de descobrir seus talentos pata utilizá-los a seu favor. E pensando nisso, a nossa equipe gravou uma coleção de vídeos sobre o tema “autoconhecimento”:

Dica: se você não está encontrando o seu espaço na dinâmica de grupo, é porque você ainda não sabe o que de melhor tem a oferecer e você precisa trabalhar esse tal de “autoconhecimento”!

3. Seja participativo(a):

Interaja colocando suas ideias e percepções acerca dos assuntos, e escute com interesse as sugestões dos demais colegas, para juntos encontrarem soluções adequadas, criativas e inteligentes para o que está sendo proposto.

Para realizar uma entrega de forma efetiva mostre, também, sua facilidade em ser mão na massa, ajudando o grupo na organização das atividades, na gestão do tempo e nas anotações/elaboração do Flipchart (se a atividade requerer uma apresentação visual estruturada).

Fique atento para não assumir somente o papel de apoio ou secretário do grupo, uma vez que sua participação com ideias e argumentos consistentes são extremamente relevantes!

Atitudes de liderança são sempre bem vistas. Lembre-se que a liderança pode ser situacional, onde há espaço para todos os participantes exercerem esta função.

Lembre-se que sua participação é fundamental! Portanto, cuide de sua comunicação e vocabulário. Transmita suas ideias com clareza e objetividade. Seja participativo, mas não tente passar por cima dos outros parecendo arrogante ou superficial.

4. Cuide da sua postura

O visual e a aparência são importantes durante um processo seletivo, então pense em um dress code adequado ao estilo da empresa, mas que ao mesmo tempo imprima também a sua personalidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) muitas empresas estão fazendo o processo seletivo de forma online. Ainda assim, é preciso atentar para a sua vestimenta e também para o local que você vai ficar durante a atividade.

5. Planejamento

Planejamento é fundamental. Por isso, se a DG for presencial, pesquise o endereço da empresa e veja qual o tempo de deslocamento, previsão do tempo para o dia e se há necessidade de hospedagem. Caso seja online, teste a sua conexão de internet, posição de câmera, microfone, iluminação e demais fatores que possam interferir na sua apresentação.

Também não se esqueça do material que a empresa porventura possa ter requerido, como a apresentação pessoal ou estudo de um projeto envolvendo alguma temática. Se não houver nenhuma orientação prévia, programe-se para uma apresentação oral, sem uso de recursos materiais ou audiovisuais.

O tempo estipulado para apresentar-se é de, geralmente, 2 ou 3 minutos. Um excelente candidato pode colocar muita coisa a perder sendo desorganizado, chegando cansado ou atrasado.

Dinâmica de grupo online: o que fazer

Como já citamos anteriormente, a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e a necessidade de distanciamento fez com que os Programas Trainee adotassem um processo seletivo online. A vantagem desse tipo que seleção é que pessoas de todo o país podem participar, tornando o processo mais diverso e inclusivo.

Para a seleção online, e pode ser requerido o uso de algum aplicativo como Zoom, Teams, Skype ou até mesmo algum sistema próprio da empresa onde você receberá um link de acesso. Dependendo do aplicativo a ser usado, você pode fazer o download dele no seu computador e celular. Por que os dois?

Isso porque, caso ocorra algum imprevisto com seu computador, a conexão pelo smartphone pode salvar sua participação nesta etapa =)

A seguir, confira os principais pontos para atentar em uma Dinâmica de Grupo Online:

1. Conexão

Todo processo online requer uma boa conexão com a internet. Certifique-se da qualidade do sinal se usar Wi-fi e tenha um plano de dados que comporte uma velocidade adequada para uma videoconferência, evitando assim quedas e interrupções que possam prejudicar sua performance.

Cuidado com créditos pré-pagos ou planos com velocidade limite a X GB que podem acabar no meio da Dinâmica Online!

Se for possível, fique em locais próximo ao roteador para evitar oscilações no sinal e evite conexão com a rede das universidades, pois é comum ter lentidão devido ao grande número de acessos.

2. Prepare o ambiente

Não é porque você está fazendo uma dinâmica online que pode realizar em qualquer local, como na na sala de informática da faculdade, ou ainda, dentro do carro porque dei uma fugidinha do meu trabalho para realizar a dinâmica (situações reais, que já consultoras de RH nos relataram!!!).

É importante se planejar para fazer essa etapa em um local tranquilo, de preferência fechado, silencioso, sem ter pessoas chegando e saindo a todo instante.

Imagine se todos os participantes do grupo resolverem estar em um lugar agitado, quantas interferências externas haveria.

3. Prepare Webcam, Fone e Notebook

A câmera e o áudio do seu computador precisam estar em pleno funcionamento. O vídeo é uma ferramenta fundamental para o consultor observar comportamentos não verbalizados, assim como acompanhar sua participação durante o processo seletivo.

Utilizar o fone de ouvido pode ser uma boa ideia para evitar retornos do som (a voz de quem está falando pode se repetir ou ecoar).

Certifique-se de que ele esteja em perfeitas condições de funcionamento, afinal, aqueles chiados/interferências incomodam a todos, além de mostrar seu descuido na preparação para essa etapa.

Cuidado porque aquela desculpa “eu não tenho câmera” não funciona!

Estar em um ambiente organizado, silencioso e bem iluminado (você pode conta com uma ring light para isso) mostra ao recrutador que você realmente se importa e quer a vaga para a qual está concorrendo.

4. Formato da dinâmica de grupo online

O formato online costuma seguir a mesma estrutura de avaliação da dinâmica presencial. Quanto aos participantes, é comum ter até 8 pessoas em cada turma/conectados na mesma sala.

Imagine que numa situação presencial cada grupo é formado de 6 a 7 pessoas. Pois bem, na dinâmica online esse grupo de pessoas constituirão um único grupo de trabalho.

Geralmente, os participantes ficam receosos de interromper o outro, ou achar que todos vão falar ao mesmo tempo, mas o grupo pode se organizar logo no início da atividade, combinando um esquema para que isso não aconteça. Como todos estão conectados ao mesmo tempo, a interação com o outro é possível em tempo real e você ainda consegue visualizar na sua tela todos os participantes como se estivessem em torno de uma mesa de reunião.

Ah! E não esqueça de desligar seu microfone quando não estiver falando, pois deixa-lo ligado pode causar interferências de som, deixando o processo confuso.

5. Método de avaliação

Com relação ao método de avaliação, o processo seletivo online não se difere do presencial porque a maioria das empresas utilizam a metodologia de avaliação por competência. Portanto, não há com que se preocupar, basta participar e mostrar seu potencial.

Outras orientações importantes

  1. Avise as pessoas para não o interromperem;
  2. Não faça lanches durante a atividade. Em processos mais longos, tenha próximo um copo ou garrafa de água;
  3. Vista-se como se estivesse indo para um processo presencial;
  4. Evite utilizar o celular como primeira opção de conexão, já que limita a agilidade de ajudar o grupo na elaboração escrita da atividade e no compartilhamento de tela. Além disso, ao receber chamadas ele irá interromper sua conexão. Sendo assim, deixe-o apenas como um plano B;
  5. Caso esteja se sentindo mal durante o processo seletivo, avise o avaliador pelo chat que não se sente bem e precisará desconectar, assim ele saberá que não abandonou o processo e poderá reagendá-lo, se houver disponibilidade.

Vídeo Bônus sobre Dinâmica de Grupo Online

Como se comportar na Dinâmica de Grupo

Se existisse uma receita de como se comportar em dinâmica de grupo, ela com certeza valeria ouro! Todo mundo já deve ter se questionado: como o avaliador espera que eu me comporte?

Será que devo ser…

  • o líder na dinâmica de grupo?
  • aquele que apresenta as ideias com persuasão?
  • o que mais trabalha em equipe?
  • o criativo para pensar em soluções diferentes frente aos problemas?
  • o mais comunicativo?
  • o mais relacional com os colegas do meu time?

Porém, defendemos a ideia de que não existe uma receita ou fórmula pronta, mas sim fórmulas individuais. Cada um com seus ingredientes! Ao invés de pensar no como você deve ser, preocupe-se em saber quem você é no trabalho em grupo e como pode ter uma participação equilibrada.

Essa é a primeira dica para mandar bem: Equilíbrio!

É importante abandonar comportamentos extremistas. Por exemplo: sou mega comunicativa a ponto de não dar chance para outras pessoas do grupo falarem.

Essa sua força pode se transformar numa fraqueza, pois saber ouvir outros pontos de vista é importante quando se desenvolve um trabalho em equipe.

Uma outra situação pode ser a timidez: sou extremamente tímido e não consigo expor minhas ideias ou me posicionar quando discordo de uma opinião.

Isso pode se tornar um problema, pois o avaliador não conseguirá avaliar se você possui tal habilidade de comunicação e não saberá do seu posicionamento sobre determinado assunto. Logo, a possibilidade de mandar bem diminui ou zera nessa situação.

A segunda dica para se sair bem é a autenticidade.

Portanto, não busque criar papéis ou se comportar de maneira a se distanciar do seu jeito natural, pois ao adotar essa postura, o caminho do sucesso fica muito mais longe.

Para conseguir imprimir autenticidade, reflita os seguintes aspectos:

  • Identifique se seu perfil está mais voltado para trabalhar em grupo e se relacionar com outros, ou se você é uma pessoa mais analítica e mais retraída.
  • Durante sua trajetória, identifique os momentos onde fez coisas em grupo de forma natural ou ainda, como poderia ter feito diferente naquela determinada situação com os aprendizados que obteve ao longo do tempo.
  • Procure conhecer suas características que ajudarão no seu posicionamento em grupo para criar, argumentar, concordar ou discordar de seus colegas.
  • Sua postura na interação com as pessoas também diz muito sobre como você lida com o outro.
  • Lembre-se que o bom relacionamento interpessoal é um comportamento valorizado!

No vídeo a seguir, falamos um pouco mais sobre perfis na Dinâmica de Grupo:

A terceira dica é buscar empresas com a sua cara/perfil.

É importante que você descubra empresas mais alinhadas com seu perfil. Cada empresa tem um jeito diferente de funcionar e isso se reflete na cultura, valores e competências desejadas.

Para mais dicas acompanhe nossos canais, incluindo o site e as redes sociais.



Relacionados Posts

Próximo Post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução