E afinal, o que é a cultura organizacional de uma empresa?
A cultura é a forma/modelo como a organização funciona, ou seja, são “as regras” que conduzem seu jeito de funcionar, seu estilo de ser.
A cultura é formada por um conjunto de elementos que são:
- Missão, visão e propósito;
- Valores organizacionais;
- Vestimenta (formal ou dress code);
- Estrutura física: ambiente separado por salas ou aberta em formato de réguas; estação de trabalho fixa (você tem sua própria mesa) ou remota (utiliza a mesa que estiver disponível, pois os lugares não são reservados para você);
- Jornada de trabalho: permite ou não horário flexível, home office;
- Modelo na tomada de decisão: se tende a ser uma estrutura mais rígida, aonde as decisões vêm do cargo mais alto para os cargos menores – processo verticalizado/decisão top down; ou processo horizontalizado, onde as decisões não são tomadas exclusivamente pela liderança, dando mais autonomia e liberdade ao colaborador.
Pessoas ou Resultados
Outro fator importante que define uma cultura é se ela no seu cotidiano está mais voltada para pessoas ou para resultados.
Foco em pessoas
Empresas com foco em pessoas tendem a propiciar um ambiente mais acolhedor, flexível e de trabalho em equipe; o colaborador é visto como parceiro do negócio; geralmente possuem uma estrutura bem definida e veem as pessoas como o meio que levará a empresa a alcançar os resultados.
Foco em Resultados
Empresas com perfil de resultado demonstram menor preocupação com pessoas (colaboradores), pois promovem demandas desafiadoras por resultados e competição interna, foco nas metas, superação dos objetivos e nas tendências do futuro, e valorizam mais o indivíduo do que a integração.
Seu perfil
Agora que você já sabe que cada empresa tem uma cultura, analise seu perfil e veja com quais empresas você mais se conecta! Conte com a Seja Trainee para entender seu perfil a fundo. Uma sugestão é agendar uma primeira reunião conosco!
Fernanda Esteves, Consultora e Coach da Seja Trainee