Você e aquela empresa dão match? O Fit Cultural serve para responder essa pergunta.

O Fit Cultural é a etapa de seleção que vai mostrar se você tem compatibilidades com a cultura da empresa.

Você lê a descrição da vaga, sente aquele frio na barriga, imagina o futuro, momentos felizes, viagens, amadurecimento, evolução na relação… Impossível não dar um “like ❤️”. É assim que acontece o match com a empresa que você vai começar o processo seletivo.

As etapas de seleção vão ser o primeiro contato entre você e a empresa. Mas, você sabe como encontrar essa conexão? O match perfeito? 

O primeiro passo é ser stalker ?️?️. Tem que ir atrás, fuçar as redes sociais, buscar todas as informações disponíveis. Sua “empresa crush” tem boa reputação? Você concorda com as ações e postura dela? Nesta primeira investigação já dá para ter uma ideia se essa empresa combina com você e com o que você está buscando.

O conjunto de características de uma empresa é o que compõe a cultura institucional Fazem parte dessa cultura os valores, missão e visão, práticas, políticas, comportamentos, bem como a forma que a empresa se posiciona no mercado e conduz seu negócio. Conhecer a cultura da empresa e saber que rola uma identificação sincera é o melhor caminho para não entrar em uma roubada. 

Também é desejável ter bem claro quais são seus valores e perspectivas de carreira. Por exemplo: Você deseja ter autonomia? Possibilidade de Crescimento? Trabalhar em uma empresa que tenha como pilar a inovação e diversidade? Políticas ambientais? 

As possibilidades são muitas e é preciso que você saiba o que quer para se conectar com empresas que tenham valores semelhantes aos seus.

Fit Cultural: o teste de conexão entre você e a empresa

Se você está dando likes nas empresas sem muita certeza de que vai dar certo e só pra ver o que rola, saiba que os recrutadores estão cientes disso e eles também não querem perder tempo. Por isso, é comum que nas etapas iniciais de programas para trainee ou estágio esteja o teste de Fit Cultural

Este é o momento da seleção pensado pela instituição para entender se você está alinhado com os valores da cultura organizacional da empresa. É a etapa de saber se o match é correspondido, já que o Fit Cultural é uma base usada para compreender se seu perfil profissional se encaixa no ambiente de trabalho e desenvolvimento de carreira que a empresa quer oferecer. 

O Fit Cultural é um teste também utilizado para saber se você vai se dar bem com as equipes de trabalho da empresa.
O Fit Cultural é um teste também utilizado para saber se você vai se dar bem com as equipes de trabalho da empresa.

Isso não quer dizer que a empresa busca por profissionais iguais, mas sim por valores e atributos que estejam de acordo com a cultura organizacional aplicada. Aquela máxima de que os opostos se atraem não se aplica no mundo corporativo.

As informações colhidas durante o teste de Fit Cultural vão ser um indicativo também se você vai se dar bem com as equipes de trabalho já estabelecidas. O teste também é um parâmetro para avaliar as soft skills, ou seja, as suas competências comportamentais, como criatividade, resiliência, empatia, capacidade de trabalhar em grupo e resolução de problemas.

Indo além da cultura organizacional

Você já está por dentro da cultura organizacional da empresa e já rolou a conexão. Agora há três outros pontos que são essenciais para que a relação seja fortalecida e prospere com sucesso para as duas partes. São eles: cargo, segmento e área.

Por exemplo, ao tentar um cargo de trainee, você precisa saber por que este cargo é importante para você. É preciso se perguntar se o job rotation e a aceleração de carreira, que são pontos chaves desses tipos de programas, fazem sentido para você. Caso a resposta seja negativa, há outros cargos, como o de analista, assistente, estagiário e por aí vai.

Ter claro o que se deseja para a sua carreira é essencial para encontrar a vaga perfeita.
Ter claro o que se deseja para a sua carreira é essencial para encontrar a vaga perfeita.

Já o segmento diz respeito ao seu perfil profissional. É preciso identificar as características que você mais se encaixa. Há pessoas que têm um perfil mais dinâmico, outras combinam com um perfil de gerência de loja, tem um perfil mais analítico, você pode ir para uma consultoria, um mercado financeiro, uma empresa de bem de consumo, varejo e por aí vai.

E, por último, a área, que diz respeito a aquilo que você se especializou, que pode ser gestão, finanças, engenharia, comunicação, saúde… A área pode dar uma pista de sua atuação. Há áreas que tendem mais para o técnico, outras para o operacional, varejo, tecnologia, negócios e entre outros setores.

O autoconhecimento é o ponto de partida para  identificar esses fatores, o que faz com que fique muito mais fácil realmente ir além do match e se conectar realmente com a empresa e ter o seu super like retribuído. 

E aí, você já deu o match perfeito com alguma empresa? Conta para a gente nos comentários!

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução