Cada vez mais o mercado de trabalho exige características como agilidade, flexibilidade e adaptação. Isso porque, as dinâmicas estão cada vez mais exigentes, do mesmo modo que a concorrência está cada vez maior.
Para acompanhar a volatilidade do mercado, o autoconhecimento e a busca pelo alinhamento da vida profissional com os desejos, metas e objetivos pessoais se tornam cada vez mais necessários, já que permitem a construção de uma carreira sob aspectos que façam sentido.

Comprovadamente, a satisfação gera mais resultados tanto para o profissional quanto para a empresa que ele trabalha. Por isso, cada vez mais os processos seletivos são pensados para identificar afinidades dos candidatos com a cultura organizacional da empresa.
O autoconhecimento e o desenvolvimento de competências
O autoconhecimento é um processo constante e que pode ser desenvolvido para diversos setores na sua vida.
Conhecer a si mesmo é a premissa para se tornar agente do processo de desenvolvimento e crescimento, o que permite ver com clareza seus objetivos e metas tanto em curto quanto longo prazo e, a partir daí, trabalhar os meios necessários para atingir o que você idealiza.

O CEO da Seja Trainee, Luís Abdalla, ressalta que o autoconhecimento é uma forma estruturada de você desenvolver o conhecimento sobre si.
“Muita gente fala sobre autoconhecimento, mas não mostra um caminho estruturado para chegar nele. É preciso se questionar quais ações você tem tomado para conseguir o que você quer. Não basta só querer. É preciso ter posicionamento. Você quer mesmo trabalhar neste lugar? É preciso conseguir transmitir sua escolha por determinada empresa para convencer”, avalia Luís.
O autoconhecimento agrega maior assertividade e aproveitamento em processos seletivos, já que o candidato vai focar, durante as dinâmicas e entrevistas, em seus pontos fortes, mostrando maior controle acerca de sua trajetória e da forma que expõe aos recrutadores.
Veja um exemplo de atividade de autoconhecimento estruturada:
O que as empresas buscam em um Trainee
As empresas buscam resultados e, seguindo esta linha, profissionais que sabem o que querem e como podem contribuir possuem maiores chances de serem aprovados em um processo seletivo para Programas de Trainee.
O autoconhecimento desenvolve competências que permitem focar não somente no problema, mas na solução. Além disso, quando o candidato está certo do que quer para seu desenvolvimento profissional, a participação em processos seletivos, independente do resultado, é um momento de reflexão de sua jornada pessoal e profissional.

Outro ponto importante é que o autoconhecimento traz consigo segurança. Diante de uma negativa, o candidato seguro de si e do que deseja não vai desanimar e, sim, se concentrar em pontos que é preciso mudar para obter a aprovação.
“É preciso mostrar para a empresa o que você realmente quer e se preparou. Os Programas de Trainee devem ser encarados como uma jornada de crescimento. Prestar vários processos não quer dizer evolução. A evolução tem a ver com as atitudes, estratégias que foram tomadas, o que se procurou desenvolver no caminho. Quando você ver que está reprovando, é preciso mudar a estratégia. Se não sabe o que mudar, é preciso ter a humildade de buscar ajuda. É mais inteligente da nossa parte reconhecer que precisa de ajuda para atingir nosso objetivo e a aprovação é uma consequência”, pontua Luís.
Os profissionais que possuem o autoconhecimento como pilar para seu desenvolvimento profissional levam uma grande vantagem no mercado, já que são vistos como tendo maior disposição, foco e preparação para enfrentar desafios.
Além disso, as empresas enxergam esses profissionais como protagonistas de suas carreiras e desenvolvimento, já que são plenamente conscientes das qualidades que possuem e dos pontos que precisam trabalhar.
Por fim, o processo de conhecer a si mesmo não é fechado, ou seja, ele é constante e dura por toda a vida. Contudo, o que muda é o direcionamento com o qual ele é aplicado, que vai variar de acordo com o que se deseja em determinada fase da vida.
Discutindo sobre isso post