Mudar da carreira acadêmica para Trainee: é possível?

Um momento de decisão muito comum para quem está saindo da universidade é se aprofudar na carreira acadêmica ou partir para o mercado de trabalho. A escolha depende das suas prioridades e do seu momento de vida.

Fiz faculdade e mestrado, mas não quero seguir com a carreira acadêmica. Como entrar no mercado sem ter experiência de trabalho em empresas?

Primeiramente, é preciso ter em mente que há motivações profissionais que falam mais alto que experiências. Assim, um candidato com uma motivação muito clara para sua carreira possui maiores perspectivas do que um candidato que tenha um currículo extenso, mas que esteja perdido em suas decisões.

O que motiva sua carreira?

Ao escolher uma área de atuação, você precisa pensar a sua motivação para atuar nessa função e buscar relacionar seu perfil e características desenvolvidas na academia e iniciação científica que podem ser relacionadas à essa área, trazendo sua experiência de forma simples e didática.

É essencial pensar em como seu perfil pode ajudar na área escolhida. Neste contexto, o perfil está relacionado às suas características que mais se destacaram em sua trajetória acadêmica.

Os Programas Trainee, de um modo geral, não estão buscando se você tem ou não experiência na área de atuação, sendo o mais comum as pessoas serem contratadas para segmentos que nunca trabalharam. O mais importante é compreender como a sua carreira pode estar conectada com a trilha de desenvolvimento do Programa e como você pode aplicar suas motivações à empresa.

O episódio 1 do Café com Luís é sobre mudanças da carreira acadêmica para Trainee. Acesse o vídeo abaixo para acompanhar na íntegra:



Relacionados Posts

Próximo Post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução