Johnson & Johnson no #MovimentoSeja: O Fit Cultural revela se você e a empresa dão match

No segundo encontro temático do evento foi discutido como a Jhonson & Jhonson aplica o Fit Cultural durante as etapas de seleção.

O Movimento Seja teve seu segundo encontro temático no dia 07 de abril. O tema debatido foi “Fit Cultural”, com a Jhonson & Jhonson, que é uma empresa global especializada na produção de utensílios médicos, produtos farmacêuticos e pessoais e de higiene.

Você dá a devida atenção para a etapa de Fit Cultural? A J&J compartilhou vários cases de boas práticas e trouxe uma visão bem ampliada do tema. Tivemos também a participação da Across Consultoria, que elaborou esse mini mini resumo dos principais pontos que rolaram no encontro. Se você perdeu o Encontro #2 do #MovimentoSeja assista a gravação:

VEJA TAMBÉM: Encontro #1 Movimento Seja 2021: Diversidade nas Organizações

Fit Cultural: você e a cultura organizacional da empresa se relacionam?

Para entender o que é o Fit Cultural é preciso falar primeiro da cultura organizacional, que diz respeito ao conjunto de valores, crenças e ações que norteiam a forma que uma empresa conduz seu negócio. Neste contexto, a cultura também define como a instituição trata seus clientes e parceiros, com base em políticas e posturas pré-definidas.

Entre os elementos da cultura organizacional estão:

  • Crenças da empresa;
  • Valores organizacionais;
  • Costumes a serem exercidos;
  • Ritos e atividades.

O Fit Cultural sempre aparece logo nas primeiras etapas de seleção, já que se trata de uma avaliação para saber se o candidato se alinha à cultura organizacional e/ ou a vaga disponível. Contudo, os elementos de match entre candidato e empresa são avaliados durante todo o processo seletivo.

Como a Johnson & Johnson faz a avaliação dos seus candidatos

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os processos seletivos para Programas de Trainee e Estágio passaram a ser feitos de forma remota. A avaliação da J&J em relação ao Fit Cultural (match entre candidato e cultura organizacional) funciona da seguinte forma:

  1. Teste online: visa identificar personalidade, estilos de trabalho, competências, crenças e valores;
  2. Etapas de vídeo: momento para você contar aos recrutadores/ gestores suas vivências anteriores, propósito e objetivos de carreira;
  3. Dinâmica de grupo: etapa para avaliar o relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, tomada de decisão e como você se porta diante de problemas frequentes da rotina da empresa;
  4. Entrevista: perguntas direcionadas por competências e em relação às expectativas futuras.

3 dicas para se dar bem na etapa de Fit Cultural

DICA 1: Busque conhecer a empresa, seus propósitos e valores;

DICA 2: Reflita como os valores e objetivos da empresa se relacionam com o seus, pois é preciso ter clareza do que realmente importa e se enquadra em suas expectativas de carreira antes de escolher a empresa que deseja trabalhar;

DICA 3: Seja autêntico e verdadeiro durante todo o processo. Lembre-se que o Fit Cultural não é só um teste e sim uma avaliação que é feita ao longo de todo o processo seletivo Então, se você não for verdadeiro, em algum momento a empresa vai perceber.

Depoimentos de quem participou

         

 

 

 

 

 

Gostou do Encontro #2 do #MovimentoSeja 2021? Fique atento a nossa programação para não perder nenhum dia!

  • 12/04 Encontro com a Stone / Empreendedorismo
  • 14/04 Encontro com a Votorantim / Apresentação Pessoal
  • 19/04 IBM / Inovação Tecnológica e Científica
  • 21/04 Bradesco / Dinâmicas e resolução de cases
  • 26/04 Nestlé / A importância das Soft Skills
  • 28/04 Arco Educação / Preparação para entrevistas

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO #MOVIMENTOSEJA

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução