Stone no #MovimentoSeja: Você não precisa fundar a sua própria empresa para ser um empreendedor

No terceiro encontro temático do evento, a Stone deu uma aula sobre o que é empreender e como podemos aplicar essa mentalidade em qualquer trabalho.

O terceiro Encontro Temático do Movimento Seja contou com a participação de Guga Botelho, sócio da Stone, que é uma fintech nacional de meios de pagamentos. O tema tratado foi Empreendedorismo e Intraempreendedorismo

A Across Consultoria, responsável pela co-facilitação dos encontros, elaborou esse mini resumo dos principais pontos que rolaram no bate-papo. Se você perdeu o Encontro #3 do #MovimentoSeja assista a gravação:

VEJA TAMBÉM:

Encontro #1 Movimento Seja 2021: Diversidade nas Organizações

Encontro #2 Movimento Seja 2021: Fit Cultural

O que significa empreender?

Muito se fala sobre empreendedorismo e empreender, mas o que isso significa?

Empreender é se sentir motivado e ter paixão para resolver problemas e mudar tudo ao seu redor. É algo que diz respeito à sua atitude e comportamento.

Neste contexto, empreender tem menos a ver com você ter uma ideia brilhante. A atitude empreendedora está mais relacionada com executar, persistir em algo e não desistir no primeiro obstáculo.

Já o intraempreendedorismo é termo dado para a prática de empreendedorismo interno dentro de uma empresa, ou seja, é praticar as noções de empreendedorismo dentro dos limites de uma cultura organizacional já estabelecida.

Para a Stone, o que são atitudes empreendedoras?

  • Seja mão na massa;
  • Apaixone-se pelo problema e busque ir em direção à dor;
  • Não se vitimize;
  • Tenha auto responsabilidade, que é a capacidade de assumir uma responsabilidade para cada evento, seja ele bom ou ruim, que lhe acontece;
  • Pratique a resiliência emocional, que é a capacidade de lidar com problemas da vida e de resistir às mudanças e pressões que a vida pode trazer;
  • Tenha a vontade de evoluir todo dia (trabalhe no autodesenvolvimento).
  • Evite a comparação constante com o outro e viva a sua vida sem se preocupar com que o outro está vivendo;
  • Seja você mesmo, mesmo que isso lhe traga uma desvantagem competitiva de curto prazo. Foque no longo prazo, pois o real valor se constrói no trajeto;

Como empreender ajuda você na busca por vagas?

Agora que você já conhece o intraempreendedorismo, já deve imaginar o motivo do mercado estar cada vez mais em busca de pessoas com esse perfil.

Os empreendedores têm um forte sentimento de dono e são apaixonados por novas maneiras de resolver problemas. Qual a empresa que não quer uma pessoa assim em sua equipe? Ainda mais em um mundo que mudou muito rapidamente com a pandemia e que precisa de respostas rápidas e efetivas para o novo normal.

Os funcionários de espírito empreendedor têm mais chances de liderar projetos, elaborar planos inovadores e utilizar a tecnologia para dar mais agilidade aos negócios. E tudo isso pode ser feito dentro de uma organização.

Claro que empresas mais tradicionais possuem uma hierarquia que pode dar mais lentidão a processos inovadores, mas fato é que mesmo essas empresas já abriram os olhos para a velocidade que o mundo está mudando e as pessoas mais capacitadas a guiar essas organizações são os empreendedores. E por esta razão, desenvolver estas características pode deixar você mais perto da vaga que tanto deseja!

Gostou do Encontro #3 do #MovimentoSeja 2021? Fique atento a nossa programação para não perder nenhum dia!

  • 14/04 Encontro com a Votorantim / Apresentação Pessoal
  • 19/04 IBM / Inovação Tecnológica e Científica
  • 21/04 Bradesco / Dinâmicas e resolução de cases
  • 26/04 Nestlé / A importância das Soft Skills
  • 28/04 Arco Educação / Preparação para entrevistas

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO #MOVIMENTOSEJA

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução