Nenhum produto no carrinho.

O que é Fit Cultural e como encontrar o seu

Por Malu Azevedo

Hoje, em qualquer processo seletivo, uma das primeiras avaliações que um candidato precisa preencher além do seu currículo e ficha de inscrição, é o tal do Fit Cultural.

 

PostsRelacionados

Mas o que é, e por que se tornou tão importante?

Fit Cultural nada mais é do que o alinhamento do perfil do candidato, através de uma análise dos seus valores, comportamentos, atitudes e crenças com os da empresa. A empresa tem da mesma forma seus valores e crenças, e a cultura dela deve estar em harmonia com os objetivos de vida e ideais do candidato.

 

Define-se como cultura organizacional, o conjunto de hábitos e crenças compostas por pessoas que trazem para dentro dos escritórios suas raízes, valores pessoais, sonhos e objetivos. Por isso é tão importante esta avaliação. Imagine criar raízes dentro de um ambiente que não possua os mesmos valores que os nossos.

 

Como descobrir se posso ter um Fit Cultural com as empresas que gostaria de trabalhar?

O primeiro passo é entender qual é essa cultura e as características principais destas empresas e seus valores. Para isso, vá em busca de informações onde elas estejam disponíveis. Olhe no site da própria empresa, olhe no Linkedin as informações e textos que a empresa publica, veja informações e notícias dos seus diretores e colaboradores, e faça uma relação com o que encontrou. Se conhecer alguém que trabalhe neste lugar, marque uma conversa para entender como ela funciona no dia a dia.

 

Durante esta busca, você pode analisar pontos importantes com algumas perguntas que irão ajudar:

 

  • Como é o ambiente de trabalho que ela oferece: tem uma estrutura bem definida, com cargos e posições estruturadas? Tem um ambiente mais flexível, sem rotinas e processos já definidos?
  • Há oportunidades de carreira? O sistema de recompensa é através de reconhecimento meritocrático?
  • Existe um Plano de desenvolvimento de carreira?
  • Oferecem feedbacks constantemente?
  • Os colaboradores conhecem as competências necessárias para crescer na empresa?
  • É uma empresa focada no mercado, nos seus concorrentes e sua posição diante dos clientes?
  • Ela oferece benefícios aos colaboradores?
  • Como é feita a sua gestão com a sociedade e o meio ambiente?

 

Para identificar seu tipo de cultura organizacional, é preciso utilizar instrumentos de pesquisa que identifiquem os valores centrais, seus e da empresa.

 

Os da empresa você já fez com o roteiro de perguntas, e a investigação de informações. Agora olhe para você

 

  • Liste 5 valores importantes que não abre mão no seu dia a dia. Exemplo: autonomia, dinamismo, segurança, justiça, família etc.
  • Agora escreva qual é um dia ideal de trabalho para você: rotina mais regrada ou flexível
  • Qual o seu Plano de carreira, e em quanto tempo gostaria de construí-lo
  • Como se vê no futuro – Objetivos pessoais e profissionais
  • Reflita se você gostaria de ter um foco mais para pessoas, processos ou para resultados
  • Pense se meritocracia é importante para você

 

Além destes pontos, um questionário que pode ajudar é o Âncoras de carreira. Para Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e criador desta definição, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais. E como ele mesmo coloca, a relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus colaboradores devem ser plena e mutuamente atendidas.

 

Teste de Âncoras

O teste de Âncoras pontua entre estas 5 motivações, o que irá mostrar seu comportamento para escolha de um lugar que ofereça isso:

 

  • Autonomia e Independência: trabalhar com mais flexibilidade e ambiente com mais liberdade;
  • Gerência Geral: representa um gosto pelo trabalho generalista, focado em habilidades como liderança, coordenação e adaptabilidade;
  • Competência técnica funcional: representa um interesse no trabalho com um tema específico de sua preferência ou especialidade;
  • Serviço dedicação a uma causa: sua satisfação está diretamente relacionada à utilidade ou benefício que seu trabalho traz para outras pessoas;
  • Segurança e estabilidade: segurança e previsibilidade são os maiores direcionadores de escolhas profissionais;
  • Puro Desafio: ser retirado da sua zona de conforto e ter que se superar continuamente são os maiores motivadores;
  • Estilo de vida: o sucesso profissional é muito mais do que somente estar bem no trabalho, e faz parte de um equilíbrio que inclui as esferas pessoal e familiar;
  • Criatividade empreendedora: indica um interesse em ser dono do próprio negócio e realizar atividades relacionadas a empreender, como criação de produtos e serviços e gestão de negócios.

 

E qual é a sua Âncora de carreira?

Definindo com mais clareza estas motivações, é possível criar um paralelo com a pesquisa das empresas e trazer esta relação de fit muito mais alinhada.

Lembre-se, seja sempre o mais autêntico possível com o que é e o que acredita, só assim poderá existir o maior grau de satisfação no seu desenvolvimento profissional.

 

 

Malu Azevedo

Coach Profissional e Life Coach, focada em desenvolvimento pessoal e RH. Formada em Administração com pós-graduação em Marketing, tem mais de 10 anos de experiência com projetos de marketing para desenvolvimento humano em empresas multinacionais. Consultora de carreira há mais de 7 anos, atua também em processos de desenvolvimento de talentos no mercado de carreira jovem.

Programa de Estágio Samsung
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução