Estamos na metade do primeiro trimestre de 2022 e já podemos ver sinais claros das tendências de Programas Trainee iniciadas 2021 se consolidando ainda mais no mercado. Vamos falar de algumas delas aqui:
Popularização dos trainees
Nós falamos isso sempre porque de fato o mercado dos trainees parece ainda não ter chegado em um platô. Cada vez mais empresas estão buscando profissionais desta forma e no Brasil as empresas dão sinal claros de que pretendem continuar investindo nesse nicho. E não somos só nós que falamos isso, são os números. Até agora, foram abertos 31 programas trainee ou de porta de entrada em grandes empresas. No mesmo período do ano passado, foram 20 abertos. Um aumento de mais de 30%.
Grandes oportunidades o ano todo
O fato de tradicionalmente algumas grandes empresas abrirem processos seletivos no segundo semestre faz com que o movimento de preparação dos candidatos também se concentre nesse período. Mas esta estratégia está ficando cada vez menos eficaz. Muitas empresas estão explorando outros períodos do ano para lançar os programas trainee, justamente para não ter problemas com a oferta de candidatos que pode escolher se inscrever apenas nos programas mais tradicionais. Um candidato não se inscreveu em programas trainee até agora já perdeu as inscrições da Marisa, Seara, Mondelez, Renner, Honda, todas empresas líderes de mercado.
Diversidade continua em alta
Tendência de 2021 continua em 2022. As inscrições da Marisa, que teve um programa voltado para pessoas que se identificam com o gênero feminino, terminaram no início de janeiro, mas logo em seguida já temos abertas as inscrições para a multinacional Hydro , voltado também para mulheres e da Casa & Vídeo, que busca profissionais trans e travestis e que não exige experiência prévia.
O mercado ainda tem espaço pra novidades
Colaborando com a premissa de que os programas trainee estão cada vez mais populares em empresas de diversos setores. Temos o inédito Trainee da Shopee. Mas por que ele é a grande novidade desta temporada até agora?
A Shopee lançou seu site brasileiro em 2019 e inaugurou a sede administrativa no país em 2020. Com pouco tempo no mercado a empresa já divide um espaço significativo com empresas consolidadas, como o Mercado Livre. Vale lembrar que o Brasil é a primeira aposta da Shopee fora do Sudeste asiático, região onde a empresa já ameaça a hegemonia da chinesa, Alibaba.
O Brasil é um celeiro de start-ups unicórnio e já falamos sobre isso, mas esse movimento de mercado da Shopee mostra como ainda há espaço para novas oportunidades surgindo de grandes empresas mundiais. A Huawei, empresa chinesa e uma das grandes responsáveis pela implantação da tecnologia 5G no mundo, atualmente está com programa de estágio aberto no Brasil, o que demonstra o interesse no desenvolvimento de talentos no país, será que em breve teremos um Trainee também? Vale ficar de olho nessas oportunidades!