Processo seletivo do Recruta Stone valoriza o autoconhecimento

Diferente de qualquer outra seleção do mercado, os candidatos da Stone passam por uma intensa jornada de autoconhecimento. O resultado é que até mesmo os candidatos não aprovados saem muito mais preparados para o mercado.

O 13º Episódio do Podcast Seja Trainee foi sobre o Recruta Stone, o processo que mais contrata no mercado.

Conversamos com os dois aprovados no último Recruta Stone de 2021, Giovanna Bianco e Eduardo Estrela, para falar sobre os desafios e detalhes da atual seletiva 2022.1 que está com inscrições abertas até o dia 10 de março de 2022.

Recruta Stone; um processo que muda a vida.

Eduardo, que é graduado em Direito e atua na área jurídica da Stone, não se enxergava participando de um programa de talentos como este, pois não achava que encaixava com a sua personalidade. Mas, com o tempo, começou a perceber que esses programas nada mais são do que uma trilha de impulsionamento de carreira e o Recruta veio surgiu como um processo diferente dos outros que participou. 

O primeiro ponto é que não pedem para gravar vídeo e expor imagem, já que é um processo completamente às cegas. Para ele, na seleção, as primeiras etapas foram muito importantes, já que mostraram a preocupação da empresa em conhecer o candidato profundamente.

Outro ponto destacado pelo Edu como diferencial das outras seleções, é a fase de imersão, em que o candidato é contratado durante o processo e pode conhecer a empresa e ver se aquilo faz sentido para ele.

Já a Giovanna, que é graduada em Administração e atua na área de Tecnologia, sabia que queria participar de um programa de talentos, pois via como uma chance de conhecer mais áreas para impulsionar sua carreira. Ela estava passando por uma fase de ansiedade em prestar processos seletivos, que é um momento de incerteza, o que gera ansiedade. O processo da Stone a encantou por não ter muitos testes e também por ter etapas de aprendizado, os candidatos não são apenas um número.

Giovanna destacou que o Recruta é um processo que vai além do profissional e foca muito no autoconhecimento. Desde o início da seletiva com o questionário da vida, que são várias perguntas sobre si mesmo. Segundo ela, esses “porquês” forçam bastante a pensar e olhar para a sua vida. A experiência profissional ajuda bastante no pessoal também.

O Recruta Stone é um Programa aberto para todo o público, não tem exigência de graduação, idade, etc. Como é a principal porta de entrada na empresa, várias pessoas são contratadas a partir desse processo, mesmo que não passem na fase de imersão. Ano passado, por exemplo, foram contratadas mais de 800 pessoas. Por oferecer tantas possibilidades, o Recruta é definido como Programa de Talentos e não de Trainee, e até pra quem não é selecionado, o programa é uma boa experiência.

Aprendizados no processo seletivo: autoconhecimento e cultura Stone

Durante a conversa, Eduardo contou que nunca tinha passado por uma entrevista tão profunda. Tudo acontece em três dias. Todos os avaliadores super dispostos a lhe conhecer e já tinham lido o questionário da vida.

Ainda que o processo de seleção do Recruta seja diferenciado como um Ritual de Cultura, há etapas, como as dinâmicas, que são parecidas com outros processos. Por isso, é importante conhecer essas etapas.

A Recruta Giovanna enfatizou que falar da Stone é falar de Cultura e uma coisa que impressiona é como a equipe que trabalha na empresa gosta do que faz e vive aquilo intensamente.  Na fase de imersão, ela pôde comprovar que os valores da empresa realmente são colocados em práticas e vividos diariamente, em especial o foco ao cliente.

Sob esta perspectiva, Edu pontuou que a avaliação da seleção é feita com base na cultura, bem como o progresso de carreira dentro da Stone. Cada critério de cultura é avaliado nos feedbacks e também há o incentivo aos Recrutas de sentimento de dono, considerar o seu trabalho como algo grande e ter abertura para falar sobre.

Indicações para quem quer ser Recruta

Giovanna indica como essencial para quem quer ser um Recruta o livro sobre a Stone, muito importante para conhecer a cultura e saber mais da empresa, “5 segundos – o Jeito Stone de servir o cliente”.  Já Edu, recomendou o livro “Ame a si mesmo: sua vida depende disso”

Eles também comentaram que o Recruta tem várias experiências de troca e interação, como clube de livro, newsletter e também a Biblioteca Stone Co, que, inicialmente, tinha os conteúdos disponibilizados somente aos funcionários, mas, atualmente, é aberta ao público e é dividida em três sessões: artigos, vídeos e podcasts. Os conteúdos compõem mais de 14 trilhas voltadas a diferentes áreas de desenvolvimento. Além disso, há indicações de livros sobre liderança, empreendedorismo, educação financeira e entre outros temas. A biblioteca conta ainda com vídeo aulas de curta duração sobre os principais livros que baseiam o modo de agir da Stone Co. Acesse a boblioteca da Stone aqui.

Por fim a mensagem final dos Recrutas é: se você está frustrado com os processos que está tentando, o Recruta é o processo certo e tem espaço para todo mundo, independente da área de formação ou tempo de conclusão, então, se você se dedicar ao processo, se identificar com a cultura e estar aberto ao aprendizado, o Recruta irá te receber. 

Confira o Podcast na íntegra acessando o vídeo abaixo:

SAIBA MAIS SOBRE O RECRUTA STONE 2022.1



Relacionados Posts

Próximo Post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução