Se você chegou a este artigo, provavelmente, está buscando mudanças em sua carreira, não é mesmo? Isso é muito bom, especialmente em um mercado que vive em constantes transformações.
Para ajudá-lo nesse processo, resolvemos listar neste artigo quais são as competências de trainees aprovados em diversos processos seletivos.
Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Quais são as competências de trainees aprovados?
A partir de agora, vamos listar quais são as principais competências de trainees aprovados.
Vamos juntos!
Protagonismo de carreira
Vamos iniciar a nossa lista falando sobre o Protagonismo de carreira. Trata-se daquela pessoa que sai da posição de “vitimismo” e assume uma postura de proatividade.
Imagine que você é da área de finanças. Para conseguir destaque no mercado, pode procurar contatos com pessoas dentro da área e até desenvolver projetos. Dica: evite esperar a oportunidade cair do céu. Tenha mais atitude e corre atrás do seu objetivo.
Trabalho em equipe
É o momento ideal para mostrar o quanto você sabe trabalhar com outras pessoas. Afinal, até as empresas estão criando parcerias para fazer novos projetos e produtos. Uma dica interessante é sempre entender o que pode oferecer antes de pedir.
Algumas perguntas são bastante úteis nesse processo: quais são as minhas principais habilidades? Como eu posso agregar para um projeto? São questionamentos que ajudam a entender melhor de que forma você pode contribuir com um determinado grupo.
Atitude de dono
As pessoas que se preocupam como se fossem donas do negócio têm mais chances de ter sucesso como trainees.
Busque uma área da empresa para ser responsável, procure adquirir um espírito de empreendedor ou crie projetos dentro da organização.
Antes de tomar qualquer atitude, pense: devo investir nesse equipamento? Qual é o custo dessa estratégia? Quais são as consequências dessa postura?
Você deve sempre olhar para a sustentabilidade do negócio, ou seja, as consequências que uma decisão pode trazer para o sucesso da empresa.
Para desenvolver essa habilidade, procure ser mais curioso. Saia da zona de conforto e tente descobrir como promover um diferencial na empresa. A partir daí, será mais fácil encontrar um projeto para chamar de seu.
Resiliência e flexibilidade
Saber lidar com o “novo” é uma das características mais exigidas pelas empresas. Elas buscam profissionais que tentam implementar ideias, mesmo diante de um cenário bastante adverso.
Já os resilientes são aquelas pessoas que acreditam que o sucesso é a consequência de muitas falhas e nunca desistam do seu sonho.
Você pode comparar a sua carreira como uma Startup, que é um modelo de negócio que sempre busca aprimorar com diversos testes, mas que nunca param no meio do caminho.
Para entender melhor esse conceito, indicamos o livro Startup enxuta, do autor Eric Ries.
Resolução de problemas
Vem pra zona de coragem. Isso mesmo! É um convite que estamos fazendo. Evite aquela velha frase “esse problema não é meu” e substitua por “vou resolver esse problema.”
Grande parte dos trainees que são aprovados buscam solucionar um gargalo que está atrapalhando a empresa.
Mas se você quer ter sucesso como eles, fique atento: concentre em sua emoção. Quando ela está alta, a inteligência é baixa. Logo, as soluções desaparecem como em um passe de mágica. Então, fique calmo antes de ir para a próxima etapa.
Comunicação assertiva
Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a comunicação assertiva. Ela nada mais é que uma conversa de forma clara, abordando os principais pontos para resolver determinado problema.
Antes de se comunicar, procure se colocar no lugar do outro para entender como usar as melhores frases.
Sabemos o quanto as mudanças são complicadas. Mas aos poucos perceberá as diferenças das transformações em sua carreira.