Nenhum produto no carrinho.

Pontos fortes e a desenvolver: como falar deles em uma entrevista de emprego?

Por Taís Albuquerque

Como você fala sobre você e seus pontos fortes numa entrevista de emprego?

 

PostsRelacionados

Quando o entrevistador pergunta sobre você, é fácil responder?

 

Por incrível que pareça, essa é uma das etapas da seleção mais temida, muitos candidatos tem medo, vergonha ou insegurança para falar sobre si, e tudo que envolva perguntas pessoais, afinal muitas vezes não sabemos se estamos falando de mais ou de menos, mas o ponto de equilíbrio entre fala sobre você de fato e falar o que as empresas esperam, tem mais haver com o quanto você se conhece e sabe como identificar seus pontos fortes e a desenvolver.

 

Então vou falar primeiro o que você não deve fazer ao falar sobre você: o que mais encontro nas seleções que faço são aquelas respostas prontas, mas isso é fácil de identificar, então não é uma boa usar respostas prontas, falar sobre si é fundamental numa entrevista de emprego, e sim, não saber responder bem essas perguntas pode sim te desclassificar.

 

Portanto, faça sempre uma análise sobre quem é você, seus pontos fortes e como você pode com suas habilidades desenvolver o seu melhor na empresa que está fazendo a entrevista, e nada de “puxar saco” da empresa, ligando seus valores com os da empresa. Ex: Eu sou resiliente e vejo isso na historia da sua empresa, por isso quero trabalhar aqui. Fale de você e deixe a empresa sacar se isso faz sentido para eles. Claro, vale a pena fazer a lição de casa e estudar sim sobre a empresa e seus valores, mas nesse momento é mais para te auxiliar do que usar como uma forma de chamar a atenção.

 

Mas passar na seleção de emprego tem sido sua dor de cabeça ou preocupação?

 

Como você tem se preparado para chegar na entrevista e garantir sua vaga?

 

Você sabe falar sobre você? Falar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, o porquê deseja aquela vaga de emprego, ou por que a empresa deve contratar você? Parece que as perguntas são sempre as mesmas, que todas as empresas sempre querem saber sobre você, mas de fato qual a importância de cada pergunta e como elas bem respondidas podem fazer você ser contratado?

 

Autoconhecimento tem sido a grande vantagem de candidatos que passam na seleção, pois pessoas que sabem mais sobre si, conseguem se comunicar melhor, usam suas habilidades para mostrar como aquela vaga pode ser sua e demonstram mais clareza e calma ao serem questionados pelo entrevistador.

 

Vou deixar aqui algumas perguntas para te ajudar na busca pelos seus pontos fortes:

  • Quais as coisas que você mais gosta de fazer no seu trabalho?
  • Qual sua maior habilidade pessoal e profissional?
  • O que te faz forte em qualquer situação?
  • O que as pessoas elogiam sobre você com frequência?
  • O que você faz com grande facilidade e sempre que precisa está disposto a melhorar nisso?
  • O que você prefere fazer entre: se comunicar, planejar, liderar, controlar, organizar ou trabalho em equipe?
  • Se pudesse escolher um emprego, indiferente do salário, status ou poder que ele tenha, qual você escolheria e o que fez você escolher ele?

 

Essas perguntas te ajudarão a clarear mais seus pontos fortes, e perceba que algumas ações ou habilidades se repetem. Por isso destaque 3 e use elas quando for questionado sobre você, mas lembre-se, sempre que falar de um ponto forte, use um exemplo, já que para cada pessoa isso pode ter um significado diferente.

 

Ex: Sou organizado, pois consegui fazer um planejamento financeiro pessoal para o ano de 2020 e sigo ele com eficiência para chegar na minha meta.

 

E como falamos dos nossos pontos fracos ou a desenvolver?

Sem medo e sem vergonha, afinal você não é perfeito e sempre estamos em constante evolução, então fala de fato o que você sabe que precisa melhorar.

 

A grande sacada de falar a verdade é falar o que você tem feito para melhorar isso, e nada também de falar aquelas respostas prontas, do tipo: “sou ansioso, sou perfeccionista e etc.”. Você até pode ser tudo isso, mas explique o que isso te atrapalha e como você está mudando isso.

 

E se talvez você não souber de cara quais são seus pontos fracos, o que falo? Vamos lá, mais 3 perguntas para te ajudar.

  • O que não gosto de fazer, mas faço, pois preciso?
  • Qual foi a última vez que você recebeu uma crítica ou um feedback negativo? O que foi falado? Você concorda? O que fez você receber essa crítica?
  • O que você sabe que precisa melhorar para ter mais resultados no seu trabalho?

 

Após as respostas, perceba que algumas características se repetiram, agora faça uma análise e separe 3 características que você quer melhorar e como tem feito para que isso aconteça e fale elas quando for questionado.

Por isso se prepare, estude sobre a empresa, pesquise sobre a vaga, mas não deixe se saber mais sobre você, afinal quem quer conquistar a vaga é você e se você estiver pronto ela será sua.

 

E lembre-se, aquilo que te faz forte te ajuda nas suas fraquezas.

 

Boa sorte.

 

Programa de Estágio Samsung
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução