O episódio 12 do Podcast Seja Trainee recebeu a especialista em carreira e consultora da Seja Margareth Correia para falar sobre apresentação pessoal e pitch, etapas decisivas nas seleções de Programas Trainee.
O momento que o candidato vai contar sua história é importante, pois diferente do pensamento mais óbvio, não há concorrência com outras pessoas, e sim consigo mesmo. Além disto, é o momento que 100% das atenções estão direcionadas para você.
A seguir, confira 10 pontos importantes acerca da apresentação pessoal e pitch:
- O pitch é o momento do candidato olhar para a sua história e levá-la para o processo seletivo com mais firmeza;
- Há uma mudança do mercado em relação ao pitch, que pode ser usado em uma entrevista, dinâmica de grupo e, às vezes, a empresa coloca para o final da seleção, pois acredita que é importante se conectar com a atividade e depois se mostrar;
- Quanto mais o candidato tiver consciência de sua história e dar valor a ela, melhor vai ser a apresentação do pitch;
- A apresentação pessoal é aquele momento de mostrar seu potencial de entrega, sua capacidade a partir de sua vivência;
- Para um bom pitch, o candidato precisa saber o que tem que falar e a imagem que deseja transparecer. Ter plena ciência da imagem que deseja passar deixa mais fácil de construir a mensagem a ser apresentada;
- Ter consciência de sua história e de seu esforço permite a melhor seleção do que pode ser relevante para a empresa e a vaga oferecida;
- É importante saber conectar a história para o discurso ficar mais fluido e não monótono e mecanizado; O candidato pode criar mecanismos para se conectar com as pessoas e transparecer emoção, que pode ocorrer a partir da forma de contar sua história e entonação e ritmos usados;
- É imprescindível respeitar o tempo de duração da apresentação do pitch e levar fatores que se relacionem com a empresa, como resultados, motivações, aprendizados, etc.;
- Pitchs criativos mostram, de certa forma, o esforço do candidato. Mas, é preciso também pensar no conteúdo. A forma de pensar o pitch também depende do perfil da empresa. Entretanto, é essencial pensar sempre em histórias que consiga desenvolver e aliar criatividade com conteúdo para construir um pitch eficiente;
- Resumidamente, os três passos para um pitch são: conhecer a história; saber a imagem que deseja passar; pensar como a sua história vai se conectar com a empresa.