Como desenvolver a inteligência emocional para atingir melhores resultados?
Nesse artigo, falamos sobre uma tema que temos começado a perceber em jovens profissionais no início de carreira: Como desenvolver a inteligência emocional.
Primeiramente, preciso compartilhar uma coisa importante, frente a diversos estudos que já fizemos e com a nossa experiência com milhares de clientes que já ajudamos a aprovar em vagas de trainee ou analista.
80% do seu sucesso no mercado está relacionado ao seu psicológico, mas como você pode agregar valor para o mercado?
- Autoconfiança em suas experiências
- Foco com o que você quer
- Determinação e ações assertivas
20% tem a ver com o conhecimento técnico, mas como você vai dar visibilidade para aquilo que você quer?
- Currículo
- Cursos de capacitação
- Bagagem acumulada
O aprimoramento do seu psicológico e do conhecimento técnico é que leva você a desenvolver um relacionamento estratégico com o mercado, que é o ponto chave para virar o seu jogo!
O que é Inteligência emocional
A inteligência emocional foi estudada pelo psicólogo Daniel Goleman. Para saber mais, leia esse livro.
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
Aliás, uma das grandes competências percebidas em pessoas com inteligência emocional é a resiliência (capacidade de se motivar novamente mesmo diante de erros e tentativas frustrantes).
Uma pessoa com boa inteligência emocional é capaz de (i) Controlar atitudes impulsivas e (ii) Saber utilizar suas emoções em situações adversas.
Conforme o estudo de Goleman, a inteligência emocional pode ser subdivida em cinco habilidades específicas:
1. Autoconhecimento emocional
Está relacionada a autoconsciência, que é a percepção que você tem do seu próprio perfil. Ter autoconhecimento emocional significa promover maior confiança em seus comportamentos e atitudes.
2. Controle emocional
Outra característica importante é a autorregulação, que nada mais é que o controle de seus impulsos. Ao equilibrar as emoções e tolerar o stress, suas decisões tendem a ser mais assertivas e embasadas no objetivo final do trabalho.
3. Automotivação
De acordo com a Wikipédia, Automotivação é o ato de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos. As pessoas encontram motivos dentro de si para alcançar seus objetivos e agem de acordo com o que tem que ser feito.
Uma pessoa motivada externamente é mais propícia a desistir do que uma automotivada, pois a motivação externa pode acabar, porém a interna não, o objetivo é alcançado procurando superar os limites.
4. Empatia
Empatia também é essencial para garantir a Inteligência Emocional. Ela empatia aparece como meio de envolver a equipe para um mesmo propósito.
O profissional busca compreender as necessidades e perfil de cada membro da equipe, garantindo maior controle do grupo e utilizando o potencial de cada um a favor do resultado final.
5. Relacionamentos interpessoais
Está relacionado a facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas.
Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.
Inteligência emocional no processo seletivo
Pensando nisso tudo, queremos te perguntar: você sabe como desenvolver a inteligência Emocional para um processo seletivo!
Afinal, quem nunca teve que lidar com a insegurança em um processo seletivo? A Inteligência emocional pode ser inata, mas também pode ser aprendida.
Portanto, é importante avaliar como você lida com suas emoções e quais os fatores que te influenciam ao tomar decisões.
A capacidade encarar nossas emoções com objetividade nos dá controle sobre nossas ações do dia a dia.
Então, você pode descobrir como desenvolver a inteligência emocional.
Leia mais em: Os benefícios do coaching no início de carreira