Como você fala sobre você e seus pontos fortes numa entrevista de emprego?
Quando o entrevistador pergunta sobre você, é fácil responder?
Por incrível que pareça, essa é uma das etapas da seleção mais temida, muitos candidatos tem medo, vergonha ou insegurança para falar sobre si, e tudo que envolva perguntas pessoais, afinal muitas vezes não sabemos se estamos falando de mais ou de menos, mas o ponto de equilíbrio entre fala sobre você de fato e falar o que as empresas esperam, tem mais haver com o quanto você se conhece e sabe como identificar seus pontos fortes e a desenvolver.
Então vou falar primeiro o que você não deve fazer ao falar sobre você: o que mais encontro nas seleções que faço são aquelas respostas prontas, mas isso é fácil de identificar, então não é uma boa usar respostas prontas, falar sobre si é fundamental numa entrevista de emprego, e sim, não saber responder bem essas perguntas pode sim te desclassificar.
Portanto, faça sempre uma análise sobre quem é você, seus pontos fortes e como você pode com suas habilidades desenvolver o seu melhor na empresa que está fazendo a entrevista, e nada de “puxar saco” da empresa, ligando seus valores com os da empresa. Ex: Eu sou resiliente e vejo isso na historia da sua empresa, por isso quero trabalhar aqui. Fale de você e deixe a empresa sacar se isso faz sentido para eles. Claro, vale a pena fazer a lição de casa e estudar sim sobre a empresa e seus valores, mas nesse momento é mais para te auxiliar do que usar como uma forma de chamar a atenção.
Mas passar na seleção de emprego tem sido sua dor de cabeça ou preocupação?
Como você tem se preparado para chegar na entrevista e garantir sua vaga?
Você sabe falar sobre você? Falar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, o porquê deseja aquela vaga de emprego, ou por que a empresa deve contratar você? Parece que as perguntas são sempre as mesmas, que todas as empresas sempre querem saber sobre você, mas de fato qual a importância de cada pergunta e como elas bem respondidas podem fazer você ser contratado?
Autoconhecimento tem sido a grande vantagem de candidatos que passam na seleção, pois pessoas que sabem mais sobre si, conseguem se comunicar melhor, usam suas habilidades para mostrar como aquela vaga pode ser sua e demonstram mais clareza e calma ao serem questionados pelo entrevistador.
Vou deixar aqui algumas perguntas para te ajudar na busca pelos seus pontos fortes:
- Quais as coisas que você mais gosta de fazer no seu trabalho?
- Qual sua maior habilidade pessoal e profissional?
- O que te faz forte em qualquer situação?
- O que as pessoas elogiam sobre você com frequência?
- O que você faz com grande facilidade e sempre que precisa está disposto a melhorar nisso?
- O que você prefere fazer entre: se comunicar, planejar, liderar, controlar, organizar ou trabalho em equipe?
- Se pudesse escolher um emprego, indiferente do salário, status ou poder que ele tenha, qual você escolheria e o que fez você escolher ele?
Essas perguntas te ajudarão a clarear mais seus pontos fortes, e perceba que algumas ações ou habilidades se repetem. Por isso destaque 3 e use elas quando for questionado sobre você, mas lembre-se, sempre que falar de um ponto forte, use um exemplo, já que para cada pessoa isso pode ter um significado diferente.
Ex: Sou organizado, pois consegui fazer um planejamento financeiro pessoal para o ano de 2020 e sigo ele com eficiência para chegar na minha meta.
E como falamos dos nossos pontos fracos ou a desenvolver?
Sem medo e sem vergonha, afinal você não é perfeito e sempre estamos em constante evolução, então fala de fato o que você sabe que precisa melhorar.
A grande sacada de falar a verdade é falar o que você tem feito para melhorar isso, e nada também de falar aquelas respostas prontas, do tipo: “sou ansioso, sou perfeccionista e etc.”. Você até pode ser tudo isso, mas explique o que isso te atrapalha e como você está mudando isso.
E se talvez você não souber de cara quais são seus pontos fracos, o que falo? Vamos lá, mais 3 perguntas para te ajudar.
- O que não gosto de fazer, mas faço, pois preciso?
- Qual foi a última vez que você recebeu uma crítica ou um feedback negativo? O que foi falado? Você concorda? O que fez você receber essa crítica?
- O que você sabe que precisa melhorar para ter mais resultados no seu trabalho?
Após as respostas, perceba que algumas características se repetiram, agora faça uma análise e separe 3 características que você quer melhorar e como tem feito para que isso aconteça e fale elas quando for questionado.
Por isso se prepare, estude sobre a empresa, pesquise sobre a vaga, mas não deixe se saber mais sobre você, afinal quem quer conquistar a vaga é você e se você estiver pronto ela será sua.
E lembre-se, aquilo que te faz forte te ajuda nas suas fraquezas.
Boa sorte.