Nenhum produto no carrinho.

Qual seu momento flow?

Por Márcio Cassin

Mas afinal, o que é estar em flow?

Desde que tive contato com o conceito estudado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi sobre felicidade e plenitude na vida (profissional e pessoal, se é que dá pra dividir), tenho refletido sobre como usei e deixei de usar isso na minha vida em muitos momentos.

Extremando, já vivi momentos de muita ansiedade pela falta de skills para lidar com um desafio muito maior do que poderia lidar e já tive momentos de extrema falta de perspectivas (definidas por mim mesmo) deixando minha carreira e satisfação estagnadas tentando provar para alguém de que eu poderia ser capaz de reverter este jogo gerando frustração para ambos.

Amanhã faço minha transição para os 40 anos e nestes marcos de decênios acabamos por refletir sobre o que nos trouxe até aqui!

Aos 20 anos de idade, em uma viagem de ônibus da minha cidade (Volta Redonda-RJ) para Santos escrevi nas páginas de um livro de auto ajuda que nem me lembro o nome qual era minha missão de carreira (naquele tempo a palavra propósito não tinha entrado na moda).

Como operador de máquina em uma grande siderúrgica, eu não tinha a mínima idéia que minha carreira seria em RH e desenvolvimento de pessoas. Mas aquela frase nunca saiu da minha cabeça: “proporcionar condições de desenvolvimento para mim mesmo e para as pessoas que estão ao meu redor”… poderia ser só uma frase bonita porém sem nunca ter trabalhado em RH, 3 anos depois eu assumiria o desafio de liderar uma área de RH/desenvolvimento em uma grande multinacional!

Este foi um dos primeiros momentos “flow” da minha carreira. Desafio alto e compatível com os skills que eu vinha buscando naquele momento!

E pra você? Qual tem sido seu momento flow? Como você reconhece seu desafio? Quais skills você tem trabalhado para este desafio?

Virando a curva dos 40, tenho certeza que minha missão tem sido reforçada a cada minuto. E tudo isso graças a conexão com meu propósito de “proporcionar condições de desenvolvimento para mim mesmo e pelas pessoas que estão ao meu redor”!

Vem comigo!

 

 

PostsRelacionados

Márcio Cassin

Apaixonado por desenvolvimento de pessoas, Márcio Cassin teve sua carreira em áreas de RH em grandes empresas como Heineken, Gafisa, Coca Cola, dentre outras. Em 2017 se associou a Flow International, consultoria com escritórios em 7 países e atuação em projetos de transformação cultural, liderança e juventude. Como responsável pela FLG Brasil, atua com sua equipe em projetos em grandes empresas no Brasil contribuindo para ajudar organizações, times e individuos a ter mais momentos de felicidade (flow) e performance!

Programa de Estágio Samsung
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução