Os 7 Principais ERROS dos candidatos em busca de um Programa Trainee

Não perca a oportunidade de conquistar a tão sonhada vaga de Trainee por conta de erros que podem ser facilmente corrigidos.

Muitos candidatos desistem dos Programas Trainee por conta de estereótipos criados em torno das vagas, sendo várias delas com salários que podem chegar a até R$ 8 mil acrescido de benefícios e plano de desenvolvimento de carreira.

Listamos os principais erros de quem está tentando Trainee e não avança para as fases finais. Confira:

1 Começar a se inscrever sem estar dentro do ano de formação

Iniciar a inscrição em Programas Trainee sem terminar a faculdade pode parecer uma boa forma de ir treinando e entrar em contato com o mundo Trainee. Contudo, começar a participar de seleções sem antes estar preparado pode ser motivo de grandes frustrações, já que trata-se de processos seletivos exigentes e que demandam uma árdua preparação, em especial em relação ao autoconhecimento.

2 Achar que algumas pessoas têm perfil para ser Trainee e você não

Todos possuem perfil para ser Trainee. Entretanto, você precisa identificar seu perfil de liderança e ter consciência das aspirações que deseja para a sua carreira. Dessa forma, você encontrará vagas que se encaixam no seu perfil e estão de acordo com seus valores.

3 Achar que os outros possuem experiências melhores que você

É comum as pessoas acharem que para ser Trainee é preciso ter feito intercâmbio, ter estudado em universidades ditas de “ponta”, ter um ótimo currículo de estágios… Mas, não é bem assim. Claro que todas as experiências são válidas, mas o que realmente vai contar no processo seletivo é o que você aprendeu com as suas vivências (que podem ser não apenas profissionais, mas também pessoais) e como as experiências mudaram sua visão de mundo e contribuíram para que se tornasse uma pessoa e profissional melhor. É preciso que você saiba contar a sua história.

4 Achar que ter experiências profissionais no mercado serão o maior diferencial

Atualmente, os Programas Trainee estão buscando profissionais que desejam desenvolver carreira na empresa. Então, mais vale sua motivação e disponibilidade em aprender, inovar e superar desafios do que um currículo repleto de experiências profissionais.

5 Treinar muito o pitch e decorar o que vai ser dito

Quem vai saber melhor de sua história que você? O pitch e a forma de contar sua história parte do processo de autoconhecimento que permite reconhecer o valor de suas vivências e relacioná-las com o que a empresa está buscando. É algo natural, que não pode ser robotizado. 

6 Achar que o curso de formação implica na escolha do Programa Trainee

Você pode escolher um trainee especialista, de acordo com a sua formação. Contudo, há Programas que são abertos para profissionais de todas as graduações. Então, se você tem afinidade com a área comercial, por exemplo, e deseja trabalhar com vendas, pode se candidatar mesmo que tenha se graduado em Engenharia. Além disso, muitos dos Programas possuem job rotation em diversos setores da empresa para que durante a sua jornada o Trainee descubra a área que mais possui afinidade.

7 Desistir do trainee por conta do ano de formação

Ainda que a grande parte dos Programas Trainee tenham como requisito graduados em até dois anos, percebemos uma tendência cada vez maior de empresas que retiram o requisito do ano de formação, ou ainda estendem para profissionais que já concluíram o ensino superior há pelo menos cinco anos. Isso faz com que os processos fiquem cada vez mais diversos. Então, ano de formação não é motivo para desistir.

Já estamos nos preparando para a alta temporada de Trainees. Por isso, fique de olho na nossa página de vagas de Programas Trainee para não perder nenhuma oportunidade!

Relacionados Posts

Próximo Post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução