Muitos candidatos desistem dos Programas Trainee por conta de estereótipos criados em torno das vagas, sendo várias delas com salários que podem chegar a até R$ 8 mil acrescido de benefícios e plano de desenvolvimento de carreira.
https://youtu.be/c3uYGSGeubo
Listamos os principais erros de quem está tentando Trainee e não avança para as fases finais. Confira:
1 Começar a se inscrever sem estar dentro do ano de formação
Iniciar a inscrição em Programas Trainee sem terminar a faculdade pode parecer uma boa forma de ir treinando e entrar em contato com o mundo Trainee. Contudo, começar a participar de seleções sem antes estar preparado pode ser motivo de grandes frustrações, já que trata-se de processos seletivos exigentes e que demandam uma árdua preparação, em especial em relação ao autoconhecimento.
2 Achar que algumas pessoas têm perfil para ser Trainee e você não
Todos possuem perfil para ser Trainee. Entretanto, você precisa identificar seu perfil de liderança e ter consciência das aspirações que deseja para a sua carreira. Dessa forma, você encontrará vagas que se encaixam no seu perfil e estão de acordo com seus valores.
3 Achar que os outros possuem experiências melhores que você
É comum as pessoas acharem que para ser Trainee é preciso ter feito intercâmbio, ter estudado em universidades ditas de “ponta”, ter um ótimo currículo de estágios… Mas, não é bem assim. Claro que todas as experiências são válidas, mas o que realmente vai contar no processo seletivo é o que você aprendeu com as suas vivências (que podem ser não apenas profissionais, mas também pessoais) e como as experiências mudaram sua visão de mundo e contribuíram para que se tornasse uma pessoa e profissional melhor. É preciso que você saiba contar a sua história.
4 Achar que ter experiências profissionais no mercado serão o maior diferencial
Atualmente, os Programas Trainee estão buscando profissionais que desejam desenvolver carreira na empresa. Então, mais vale sua motivação e disponibilidade em aprender, inovar e superar desafios do que um currículo repleto de experiências profissionais.
5 Treinar muito o pitch e decorar o que vai ser dito
Quem vai saber melhor de sua história que você? O pitch e a forma de contar sua história parte do processo de autoconhecimento que permite reconhecer o valor de suas vivências e relacioná-las com o que a empresa está buscando. É algo natural, que não pode ser robotizado.
6 Achar que o curso de formação implica na escolha do Programa Trainee
Você pode escolher um trainee especialista, de acordo com a sua formação. Contudo, há Programas que são abertos para profissionais de todas as graduações. Então, se você tem afinidade com a área comercial, por exemplo, e deseja trabalhar com vendas, pode se candidatar mesmo que tenha se graduado em Engenharia. Além disso, muitos dos Programas possuem job rotation em diversos setores da empresa para que durante a sua jornada o Trainee descubra a área que mais possui afinidade.
7 Desistir do trainee por conta do ano de formação
Ainda que a grande parte dos Programas Trainee tenham como requisito graduados em até dois anos, percebemos uma tendência cada vez maior de empresas que retiram o requisito do ano de formação, ou ainda estendem para profissionais que já concluíram o ensino superior há pelo menos cinco anos. Isso faz com que os processos fiquem cada vez mais diversos. Então, ano de formação não é motivo para desistir.
Já estamos nos preparando para a alta temporada de Trainees. Por isso, fique de olho na nossa página de vagas de Programas Trainee para não perder nenhuma oportunidade!