Dinâmica de Grupo: 5 dicas para mandar bem

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Primeiramente, para se destacar nas dinâmica de grupo, é preciso largar mão de superstições como:

“Quem se apresenta primeiro tem mais chances de passar”

“Quem senta nos cantos chama mais atenção”

Muitos candidatos ficam preocupados em liderar o tempo inteiro ou dar ideias muito criativas, mas você vai ver nesse artigo que não é nada disso!

Basicamente, a dinâmica de grupo existe para possibilitar ao avaliador conhecer o seu perfil comportamental e identificar se você possui as competências desejadas por uma determinada empresa do mercado.

Embora cada empresa tenha a definição de suas competências e um respectivo significado, nós preparamos vários vídeos para explicar as competências que a Seja Trainee entende que ocorrem com mais frequência nos processos seletivos. Confira:

Com base no entendimento de cada competência, a empresa cria atividades de apresentação, dinâmicas de sala, ou até mesmo jogos de seleção. Os jogos são muito utilizados para desinibir e deixar o comportamento de cada participante da forma mais natural possível.

No geral, vemos que a tendência das empresas é adotar atividades lúdicas para a dinâmica. Assim, o candidato age com espontaneidade e fica mais fácil compreender o seu perfil.

A ideia é que a empresa consiga observar como você age em grupo e em outros aspectos do seu perfil profissional!

Existe no mercado uma empresa especializada em jogos de seleção chamada Fábrica RH, e um dos jogos utilizados em programas de recrutamento & seleção se chama “Essa ideia vale um milhão”!

Para compreender melhor o tema e visualizar na prática como isso acontece, convidamos você a assistir uma dinâmica do Programa Trainee Danone, realizada pela Across – consultoria de recrutamento e seleção.

Agora sim! Confira as 5 DICAS para dinâmica de grupo!

1. Pesquise sobre a empresa:

Identificar-se com a cultura organizacional é o primeiro passo para que você consiga compreender se aquela empresa faz sentido para a sua carreira e também para auxiliá-lo durante o processo seletivo.

Essas informações são úteis para você encontrar os valores da empresa que coincidem com os seus, e utilizá-los no momento da apresentação pessoal e também durante o processo da dinâmica de grupo, em que terá maior clareza de quais competências são esperadas pela empresa.

Descubra como avaliar culturas organizacionais e qual empresa tem a sua cara assistindo o vídeo abaixo, da Seja Trainee Digital!

 

2. Invista no autoconhecimento:

Ter autoconhecimento significa ter clareza de quem é você como pessoa e como profissional.

Partimos da premissa que cada pessoa possui seus talentos, sejam eles naturais ou desenvolvidos. Algumas pessoas são mais criativas e práticas e outras são mais analíticas e observadoras, mas cada talento tem a sua importância.

Quanto mais você utilizar os seus talentos na dinâmica de grupo, melhor. Assim, você deixa de querer participar de forma “multivalente” para deixar a sua marca. Afinal, não existe uma pessoa boa em tudo!

A nossa ideia é proporcionar a você uma forma de descobrir seus talentos pata utilizá-los a seu favor. E pensando nisso, a nossa equipe gravou uma coleção de vídeos sobre o tema “autoconhecimento”:

Dica: se você não está encontrando o seu espaço na dinâmica de grupo, é porque você ainda não sabe o que de melhor tem a oferecer e você precisa trabalhar esse tal de “autoconhecimento”!

 

3. Seja participativo(a):

Interaja colocando suas ideias e percepções acerca dos assuntos, e escute com interesse as sugestões dos demais colegas, para juntos encontrarem soluções adequadas, criativas e inteligentes para o que está sendo proposto.

Para realizar uma entrega de forma efetiva mostre, também, sua facilidade em ser mão na massa, ajudando o grupo na organização das atividades, na gestão do tempo e nas anotações/elaboração do Flipchart (se a atividade requerer uma apresentação visual estruturada).

Fique atento para não assumir somente o papel de apoio ou secretário do grupo, uma vez que sua participação com ideias e argumentos consistentes são extremamente relevantes!

Atitudes de liderança são sempre bem vistas. Lembre-se que a liderança pode ser situacional, onde há espaço para todos os participantes exercerem esta função.

 

4. Cuide da sua postura:

O visual e a aparência são importantes durante um processo seletivo, então pense em um dress code adequado ao estilo da empresa, mas que ao mesmo tempo imprima também a sua personalidade.

Durante a dinâmica, a sua participação é fundamental!

Portanto, cuide de sua comunicação e vocabulário. Transmita suas ideias com clareza e objetividade.

Seja participativo, mas não tente passar por cima dos outros parecendo arrogante ou superficial.

 

5. Planejamento:

Para concluir essas valiosas dicas, lembre-se que o planejamento é fundamental.

Por isso, pesquise o endereço da empresa e veja qual o tempo de deslocamento, previsão do tempo para o dia e se há necessidade de hospedagem.

Também não se esqueça do material que a empresa porventura possa ter requerido, como a apresentação pessoal ou estudo de um projeto envolvendo alguma temática.

Se não houver nenhuma orientação prévia, programe-se para uma apresentação oral, sem uso de recursos materiais ou audiovisuais.

O tempo estipulado para apresentar-se é de, geralmente, 2 ou 3 minutos.

Um excelente candidato pode colocar muita coisa a perder sendo desorganizado, chegando cansado ou atrasado.

 

Quer ainda dicas para a Dinâmica de grupo? Veja o presente que preparamos para você!

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