Nenhum produto no carrinho.

Ep. #009 Podcast Seja Trainee: vídeo case, apresentação pessoal

O nono episódio do Podcast está repleto de dicas para você deixar uma boa primeira impressão nos recrutadores.

Hackeando os Cases e Pitch de Sucesso. Este é o tema do Episódio #009 do Podcast Seja Trainee em parceria com Carreira sem Frescura. Entre os temas abordados estão a vídeo case, apresentação pessoal, se vender do marketing pessoal.

O vídeo case está tendo um peso enorme nos processos seletivos. Trata-se da etapa em que é feita uma vídeo-entrevista para que os recrutadores possam avaliar o perfil e competências dos candidatos.

A vídeo case é uma maneira eficiente de comprovar tanto as hard skills (currículo) quanto as soft skills (habilidades comportamentais). 

Já a apresentação pessoal é o momento de você com você mesmo, momento de trazer as melhores história em dois, três minutos e que traz muita diferença.

Um dos pontos ressaltados por Luís Abdalla, CEO da Seja Trainee, é que na apresentação pessoal o candidato não concorre com ninguém. Este é o momento de chamar atenção das pessoas e trazer mais confiança no processo seletivo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) os processos seletivos passaram a ser realizados de forma 100% online, o que merece bastante atenção, já que muitos candidatos não têm tomado o devido cuidado que tomavam no presencial.

Estar em sua casa e no conforto do seu lar afeta como o candidato se porta diante da câmera. Assim, é um desafio diferente falar em apresentações online.

“No presencial tinha a preocupação de ir para a empresa, escolher o dress code. No online, a pessoa não está tendo esse cuidado. Então, é importante ter essa visão de que você deve se preparar para o online, às vezes até tendo uma webcam ou fundo melhor”, ressaltou Luís.

Os principais erros de uma vídeo case

Luís destacou ainda os principais erros de uma vídeo case e deu ênfase para que ele chama de  “discurso automático do candidato”, que faz com que todas as apresentações sejam iguais, com uma fala decorada que é cansativa desde o início. “Faz toda a diferença ser mais natural e espontâneo”, aconselha.

O vídeo case frequentemente é feita a partir proposta ou desafio que as pessoas devem resolver em poucos minutos. Outro erro frequente dos candidatos é começar olhando a solução e não olhar para o problema. 

“É muito importante entender e aprofundar na problemática em questão, dos principais fatos considerados dentro do problema. A partir da clareza no problema é que se pensa nas possíveis soluções”, aponta Luís.

 

Neste ponto, a avaliação não é dar a resposta em si, mas de como o candidato chegou nessa proposta, como construiu esse pensamento. Os principais pontos a serem avaliados em uma Vídeo Case são:

  • Pesquisa sobre a empresa/ segmento, concorrentes tendências, valores, etc.;
  • Linha de raciocínio;
  • Capacidade de resolução de problemas, montagem de storytelling e habilidades de comunicação;
  • Apresentação de uma solução que se conecte com os objetivos de negócios da empresa;
  • Estrutura da apresentação. Para dar tudo certo, esboce, treine e faça apresentações até se sentir mais seguro;
  • Gravação de forma fluída demonstrando segurança e vontade de estar na empresa, apresentando dados, fatos e argumentos que validam a solução. O programa BIGVU ajuda na hora de ler um texto enquanto faz a gravação.

Dicas para se dar bem em uma vídeo case

Os cases abordam temas relacionados com plano de negócios, o que envolve: estratégias de crescimento, parcerias estratégicas, canais de venda, marketing, experiência do cliente e posicionamento de mercado.

O Episódio #009 do Podcast Seja Trainee + Carreira Sem Frescura também destacou pontos que vão fazer você se dar bem em vídeo cases, apresentação pessoal e business case. São eles:

  • Voltar o olhar um pouco mais sobre o mercado;
  • Considerar seus competidores;
  • Levar em conta fatores de estratégias de mercado;
  • Ler notícias que a empresa posta sobre ela e seus produtos;
  • Busque aumentar seu repertório de informações para poder olhar mais a fundo esse tipo de case.

Para finalizar o Podcast, foi anunciado um  a Seja Trainee vai lançar um Ebook em parceria com o Carreira Play com 7 passos para resolver um Case de Negócios. Aperte o play e confira o Podcast na íntegra:

 

 

 

E mais! Quer arrasar na apresentação sua pessoal? Conheça o Curso Express Pitch de Sucesso e Hackeando os cases e saiba como mostrar todo o seu potencial nessa fase do processos seletivo.

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.