Nenhum produto no carrinho.

Conheça as 10 hard skills do futuro

Não é de hoje que assuntos relacionados ao futuro do trabalho e à construção de um perfil profissional que atenda às necessidades de um mercado tão dinâmico têm sido discutidos por profissionais e empresas.

Aqui na Seja Trainee, por exemplo, abordamos constantemente tópicos que ajudam nossos seguidores a começarem a formar “hoje” o profissional que eles desejam ser no futuro. Porém, em tempos de Covid-19 e incertezas, é normal que muitas pessoas se perguntem cada vez: como nos preparar para o mercado de trabalho pós pandemia?

PostsRelacionados

Bom, já falamos aqui no blog e em nossas lives sobre soft skills e neste artigo falaremos sobre outro assunto importante: as hards skills do futuro. Vamos nessa?

 

Antes de tudo, o que são hard skills?

Se você concorre constantemente a processos de trainee ou consome nosso conteúdo, provavelmente, você já ouviu falar bastante sobre as soft skills, que são habilidades ou competências relacionadas ao seu perfil sociocomportamental, como capacidade de persuasão, espírito de liderança e inteligência emocional.

Essas habilidades são muito importantes e são constantemente avaliadas em processos seletivos e, trazendo para a realidade de trainees, a maioria das empresas dedica etapas exclusivas para avaliar essas competências, como nas famosas e tão temidas dinâmicas de grupo.

Hard skills, em contrapartida, podem ser entendidas como habilidades técnicas, que podem ser mais facilmente mensuradas ou comprovadas, por meio de um certificado ou teste prático, por exemplo.

Proficiência em uma língua ou graduação em determinado curso são exemplos de hard skills bastante comuns em requisitos de emprego. Mas indo além, e considerando um cenário cada vez mais digital e inovador, existem habilidades técnicas que podem fazer total diferença para o profissional do futuro. Confira as dez principais:

 

#1. Blockchain

O mundo das criptomoedas evidenciou o Blockchain — um sistema que permite rastrear, com segurança, o envio e recebimento de transações pela internet — mas a tecnologia pode ir muito além do universo financeiro e impactar os protocolos de segurança do mundo dos negócios.

É por isso que grandes empresas, como IBM e Microsoft, têm investido em pesquisas e testes com a tecnologia. Já existem cursos focados exclusivamente em Blockchain, como os de Harvard e Stanford, mas é possível aprender muito com conteúdos disponibilizados online.

 

#2. Computação em Nuvem

A computação em nuvem é uma tecnologia que já é realidade para muitas empresas e está presente na nossa vida cotidiana. Mas entender sobre o assunto ainda continua sendo uma hard skill importante para diversos profissionais da área de tecnologia.

Isso porque a tecnologia, que permite o acesso a programas, serviços e arquivos por meio da internet, é fator decisivo para o crescimento e redução de custos de diversas empresas.

O assunto já faz parte da grade curricular de diversos cursos relacionados à tecnologia da informação, mas pode ser aprendido e aprimorado com materiais disponibilizados de forma gratuita.

 

#3. Raciocínio Analítico

Lembra dos conhecidos testes de lógica dos processos de de trainee? Então, se você aprendeu a desenvolver a sua capacidade analítica, saiba que esse é um importante passo para desenvolver essa hard skill.

Em um mundo informatizado e dinâmico, a análise de dados se tornou uma base importante para a maioria das empresas e, por meio dela, processos e negócios podem ser melhorados.

Tão importante quanto ter essa hard skill, é aliar ao uso de ferramentas que auxiliam nesse processo e são constantemente requisitados em processos seletivos, como Python e Power BI.

 

#4. Inteligência Artificial

Embora falemos sobre o assunto há décadas, existe um longo caminho para se alcançar tudo que a Inteligência Artificial é capaz de nos proporcionar. Porém, a inovação já é importante, pois oferece diversas facilidades, como chatbots e sistemas inteligentes.

A IA é um assunto tão amplo, que a partir dela é possível desenvolver diversas hard skills, desde a habilidade de desenvolver sistemas baseados na tecnologia à habilidade de saber escrever dentro da linguagem correta de chatbots.

 

#5. UX Design

Pensar na experiência do cliente sempre foi uma preocupação primária do marketing, mas com a ascensão do uso de sites e aplicativos, uma nova experiência passou a ser importante também: a user experience, ou UX.

É por isso que profissões voltadas para esse campo, como UX Designer ou UX writer têm ganhado cada vez mais força. Universidades de design já estão integrando o assunto em suas grades curriculares, mas você também pode encontrar bastante material legal sobre o assunto!

 

#6. Análise de negócio

Também relacionado à capacidade analítica e à capacidade de tomar decisões, esse tipo de hard skill pode ser desenvolvida a partir do estudo de fundamentos importantes relacionados ao mundo do negócios e do uso de softwares de dados, como Power BI e Excel.

 

#7. Vendas

Vender é uma atividade essencial para quase tipo de negócio e obviamente essa é uma hard skill que continua sendo essencial no mundo dos negócios. Mas vale falar, que na medida que a tecnologia evolui, os processos de vendas também mudam.

Hoje em dia, é importante que, além das técnicas de vendas, um bom profissional saiba e entenda sobre CRM, funil de vendas e sucesso do cliente. Então, alguns fundamentos de vendas podem até ser os mesmos, mas a área está em constante mudança.

 

#8. Computação Científica

Uma mistura entre matemática e computação. Parece complicado demais, não é? Mas a computação científica tem um universo de possibilidades que prometem ajudar a criar novas tecnologias para impulsionar empresas.

Dentro dessa área é possível aprender mais sobre Machine Learning, análises preditivas, dentre outras tecnologias que envolvem muitos dados, ciência da computação e competências matemáticas como estatística e raciocínio lógico.

 

#9. Melhoria de Performance

Outra hard skill do futuro está relacionada à capacidade de melhorar processos dentro de empresas. Para isso, já existem ferramentas testadas e validadas que ajudam essas companhias a melhorarem constantemente seus resultados e entregas.

Para desenvolver essa habilidade, é imprescindível aprender sobre metodologias de gestão, como Scrum e Kanban, que alinham tecnologia à mentalidade ágil e dinâmica cada vez mais necessária nas empresas.

 

#10. Gestão Híbrida de Projetos

Falamos no último tópico sobre o surgimento de metodologias novas para gestão de projetos, como o Scrum e o Kanban, mas vale ressaltar que os métodos de gestão tradicional não estão completamente mortos e muitos deles ainda são importantes e bem vistos nas empresas.

Por isso, também vale a pena olhar com carinho para capacidade de gestão híbrida de projetos, pois é um caminho inteligente para unir o melhor desses mundos e entregar resultados que ajudam no crescimento de negócios.

 

Mas eu preciso dominar tudo isso?

Se você está terminando esse artigo com essa dúvida, a gente precisa te acalmar: não, você não precisa dominar tudo isso e é quase humanamente impossível ter todas essas skills.

Assim como saber falar o inglês fluente ou ter conhecimento em engenharia, qualquer uma dessas hard skills trata-se de uma competência que só pode ser adquirida com o tempo e muito estudo.

Nossa tentativa aqui é mostrar possibilidades e agregar conhecimento. Quem sabe alguma dessas habilidades tem tudo a ver com a sua área de formação e pode ser incorporada ao seu road map de conhecimento?

Confira também um video sobre esse assunto com Luis Abdalla CEO da Seja Trainee.

 

 

Programa de Estágio Samsung 2021
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução