Aumenta o número de empresas unicórnio no Brasil e com isso as oportunidades para jovens profissionais

Em 2021, tivemos diversos Programas  de porta de entrada nessas empresas, como o da Arco Educação, Neon, Stone, Movile, Creditas e Nubank.

Você já ouviu falar em empresa unicórnio? Este termo foi mencionado pela primeira vez em 2013 em um artigo que tratava sobre startups que valiam um bilhão de dólares escrito pela investidora Aileen Lee.

empresas unicórnio

Mas o que tem a ver unicórnio com empresas? É que para Aileen as startups que valem US $1 bilhão são tão raras de encontrar como unicórnios.

Os primeiros unicórnios surgiram na década de 1990, como o Google. Nos anos 2000, temos o Facebook. Atualmente, “raro” não é mais o adjetivo para caracterizar essas startups que valem mais de US $1 bilhão, já que o número delas cresceu bastante nos últimos tempos.

Quais as principais característica das empresas unicórnio

Ser uma empresa unicórnio não é nada fácil. Contudo, essas organizações compartilham algumas características, que possam servir de guia para aquelas que querem chegar a esse patamar.

A inovação é certamente uma das principais características da startup unicórnio, que são precursoras em explorar nichos que ainda são desconhecidos para a criação de produtos e serviços que possuem um conceito inédito, sem deixar de visar às necessidades dos clientes e anseios dos investidores.

As primeiras startups unicórnio estão ligadas ao setor tecnológico. Ainda que esse não seja um requisito, investir em tecnologia é fundamental para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho e também para propor novas ideias que otimizem a resolução de demandas.

A valorização da diversidade é também uma característica das empresas unicórnio. Uma equipe diversa e com diferentes tipos de profissionais é também um incentivo para fomentar ideias criativas, inclusivas e disruptivas, além de promover ambientes multidisciplinares e com culturas diversas.

Outro ponto fundamental para o sucesso das startups unicórnio é o foco no cliente, em que os produtos, ferramentas e serviços devem ser desenvolvidos e pensados para conceder ao usuário maior facilidade e acessibilidade para a resolução de seu problema.

Como começar a trabalhar em uma dessa empresas

Já falamos por aqui como o crescimento das startups influenciam nos Programas Trainee. Essas empresas totalmente integradas ao mundo digital crescem de forma acelerada e, para acompanhar esse crescimento, buscam talentos de diversas áreas.

Em 2021, tivemos diversos Programas  de porta de entrada nessas empresas, como o da Arco Educação, Neon, Stone, Movile, Creditas e Nubank. E aqui no site você encontra artigos sobre todos eles.

Uma coisa que é importante ter atenção é os programas dessas empresas podem ser de vários tipos. A Arco Educação e a Neon, por exemplo, têm um programa de trainee mais próximo do que conhecemos no mercado brasileiro, com as etapas de desenvolvimento e a trilha de formação. Já a Stone, Creditas e Movile, focam em jovens talentos para participar de uma jornada de aprendizado que reflete bastante o negócio, com estruturas mais horizontais e uma carreira que vai se construindo ao longo do processo. E temos o Nubank que em 2021 buscou fortalecer especificamente o seu time de Product Managers e teve um processo seletivo voltado para isso.

O que todos esses processos seletivos têm em comum é a possibilidade de entrar em uma empresa moderna, em crescente expansão, com uma estrutura bem diferente das empresas mais tradicionais e que oferece uma experiência de mercado única, que é entrar para uma empresa que no próximo ano pode ter o dobro do tamanho.

Em agosto de 2021, a CNN listou 20 dessas empresas bilionárias. E algo interessante de se observar é que mesmo muito novas, várias delas já fazem parte das nossas vidas e têm uma presença de mercado de dar inveja a várias empresas tradicionais e mais antigas.

Você conhece todas dessa lista? Se não conhece é interessante entrar no site de cada uma e conhecer mais desses negócios disruptivos, afinal, a sua próxima oportunidade de trabalho pode estar em um deles.

  •  99: transporte particular (2018)
  •  Pag Seguro: fintech (2018)
  •  Nubank: fintech (2018)
  •  Arco Educação: edtech (2018)
  •  Movile (iFood): alimentos, bilheteria e logística (2018)
  •  Stone: fintech (2018)
  •  Brex: fintech (2019)
  •  Gympass: bem-estar (2019)
  • Ascenty: data centers (2018)
  •  Loggi: logística (2019)
  •  Quinto Andar: proptech (2019)
  •  Ebanx: fintech (2020)
  • Wildlife: jogos para celular (2020)
  •  Loft: proptech (2020)
  •  Vtex: e-commerce (2020)
  •  Creditas: fintech (2020)
  •  C6 Bank: banco digital (2020)
  •  MadeiraMadeira: e-commerce de artigos do lar (2021)
  •  Hotmart: edtech (2021)
  •  Mercado Bitcoin: fintech (2021)
  •  Unico: biometria e documentos (2021)

Para 2022, a tendência é que haja mais Programas Trainee de startups. Fique atento em nossa Página de Vagas para não perder nenhuma oportunidade!

Conhecer todas as oportunidades que o mercado essencial para fazer um bom planejamento e ficar mais preparado para as vagas. Confira essa e outras dicas em nosso podcast.

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução