Nenhum produto no carrinho.

Como a busca pela perfeição pode ser um tiro no pé

Por Margareth Correia

0
COMPARTILHAMENTOS
69
VISUALIZAÇÕES

Você sabe que pessoa perfeita não existe? Mesmo assim se vive neste mundo com uma idealização do tipo perfeito? Muitas vezes pessoas perfeitas são como os unicórnios de tão raras que são. Esta criação imaginária é construída em várias situações como relacionamentos amoroso, relações de trabalho, entre líder e liderado, relação com pais e filhos e  assim por diante.

A evolução é parte inerente do ser humano. Tudo que é feito de melhor é porque se identificou que poderia ser aperfeiçoado. Vamos pensar numa escada rolante, que surgiu a partir de uma escada fixa, que surgiu a partir de uma rampa de cimento, que surgiu de uma rampa de madeira… e assim vai. Não quer dizer que o jeito antigo estava errado, só quer dizer que havia um jeito melhor de se fazer aquilo.

PostsRelacionados

O que acontece de fato é que esta busca pela perfeição pode ser infinita se você não tomar cuidado. O fim disso é muito estresse e frustração. Veja algumas situações reais em que elas acontecem:

 

BUSCA DO EMPREGO PERFEITO

Uma das maiores armadilhas na carreira é idealizar o emprego perfeito. Você deve estar procurando o emprego dos sonhos, o líder perfeito, a melhor oportunidade de crescimento, a melhor estrutura de trabalho e olha para sua realidade e vê que não tem nada disso.

Entra no LinkedIn, a maior rede mundial de networking, e se depara com muitos cases de sucesso, você recebe mensagem sobre quem está sendo promovido e mudou de emprego, e logo pensa que está estagnado, mas esquece que nas entrelinhas (que não estão lá) constam as frustrações, as decisões erradas ou sacrifícios.

Esta armadilha existe porque se vive a expectativa de que o próximo emprego será melhor e o que você vive hoje não se repetirá. Se você não tiver uma ideia clara do que te incomoda, pode ser que o próximo trabalho não seja ainda o dos sonhos e você permanecerá nesta busca.

Portanto, pense: o que você gosta de fazer? o que é um trabalho perfeito pra você? Quais são os itens que devem suprir suas necessidades (proximidade de casa, autonomia, plano de carreira, etc)? E somente após esta análise faça a busca que precisa, seja na criação do emprego ideal (onde você já trabalha) ou na busca por um trabalho melhor.

 

BUSCA PELO NEGÓCIO PERFEITO

Uma das melhoras frases que aprendi quando trabalhava em empresa foi “o ótimo é inimigo do bom”. Ainda utilizo esta frase com clientes quando vejo que ficam paralisados em busca de algo muito perfeito, e que literalmente,  impedem de aplicar medidas de fortalecimento do seu negócio.

A busca por melhorias é  necessária  para os negócios, o problema é quando se busca as mudanças mas não as  implementa esperando o momento certo. Nos negócios, algumas coisas tem que ser feitas de imediato e depois corrigidas ao longo do caminho.

As melhorias mais significativas podem vir diretamente do cliente, como o feedback sobre o seu produto ou serviço. Esta estratégia é criada principalmente por empresas de tecnologia que pedem feedbacks constantes sobre seus sistemas ou aplicativos e assim melhoram seu produto.  O erro é parte inerente do processo, mas é necessário saber lidar com ele.

 

BUSCA PELO FUNCIONÁRIO PERFEITO

Muitas empresas idealizam o funcionário perfeito e demoram meses para fechar uma vaga. Não imagino o prejuízo que isso possa causar !!! Se não tem empresa perfeita, porque os empregadores se fixam tanto num perfil inexistente? Pessoas que nunca erraram em suas profissões terão dificuldade em lidar com feedback negativo e quando isso acontecer, procurarão rapidamente outra empresa por não saber lidar com a frustração de não ser perfeito.

É inacreditável achar que não existem pessoas capazes, qualificadas e engajadas o suficiente para qualquer posição. Já vi gestores recusarem candidatos muito bem qualificados na tentativa de exaurir todas as possibilidades ou com medo de fazer uma contratação equivocada.

É preciso contratar pessoas reais, que querem se desenvolver e com identificação com a empresa.

 

Na vida mais do que buscar por perfeição, é necessário buscar a excelência. Pode parecer sinônimo, mas não é. Enquanto que a perfeição é uma idealização, a excelência está pautada em fatos e é conquistada aos poucos e de forma sustentável, ou seja, não ignora o que já foi feito, apenas busca a qualidade e o aprimoramento, enquanto que a perfeição parece algo idealizado e provoca mais sensação de ansiedade e frustração do que benefícios reais. Se você tem dificuldade em dar pequenos passos consistentes em sua carreira ou negócios, talvez esteja na hora de você buscar ajuda para melhorar seu autoconhecimento, e assim buscar sanar o que te incomoda. Se ficou na dúvida, talvez seja o momento para um processo de coaching. Acesse os programas no nosso site e veja qual tem a ver com você.

 

 

Margareth Correia

Master Coach de Carreira, Administradora de Empresas  (FECAP) com MBA Executivo em  RH (INPG), Analista de Perfil Comportamental, Orientadora de Carreira na FAAP,  formada em Gestão de Projetos (USP) e  criadora do programa “Carreira sem Limites” para  escolha vocacional, Líder de célula de negócios do grupo Mulheres Que Decidem com mais de 38 mil participantes em todo o Brasil.  Com 20 anos de atuação em Recursos Humanos no desenvolvimento de líderes, times, programas trainee e estágios e inclusão de pessoas com deficiência atua como Especialista em Carreira no Desenvolvimento (Skills)  e Transição de Carreira, escolha de área de atuação para recém formados e escolha profissional. Membro da Sociedade Brasileira de Coach com formações em Personal e Professional Coach, Executive Coach e Positive Coach  e Instituto Maurício Sampaio, com formação de especialista em carreira.

Programa de Trainee Enforce 2020

Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em sua conta abaixo

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.