Nenhum produto no carrinho.

Âncoras de Carreira: você sabe quais são as suas?

O conceito de âncoras de carreira surgiu em meio a uma antiga e constante tentativa de compreensão de carreira. Pesquisas sobre valores e atitudes se iniciaram entre 1961 a 1963 e foram o pontapé inicial para o teste de âncoras de carreira. 

 

PostsRelacionados

Mas, afinal, de onde vem esse nome âncoras de carreira?

O conceito “âncora de carreira” surgiu a partir de um estudo desenvolvido para compreender a evolução das carreiras gerenciais e como as pessoas se adequam aos valores das organizações.

 

Entendendo os estudos sobre âncoras de carreira

Entrevistas foram realizadas em três momentos distintos com os mesmos alunos de mestrado: seis meses, um ano e cinco anos após sua graduação, além de um acompanhamento quando eles já tinham entre 10 e 12 anos de carreira.

A partir dos resultados, surgiram insights sobre carreira: os históricos de carreira trazidos pelos entrevistados era variado, mas os motivos trazidos para tomadas de decisão ou padrão de sentimentos frente aos acontecimentos no trabalho mostraram-se coerentes entre si. 

Dessa forma, foi possível traçar uma linha comum entre os entrevistados: aqueles que trabalharam com algo que, para eles, não era adequado, sentiam-se “atraídos” de volta para algo que estava mais alinhado com seus valores – surgindo o conceito de âncora. Falamos mais a respeito da busca por um trabalho conectado a seus objetivos em nosso artigo sobre propósito de carreira. Confira aqui.  

 

Quais são as âncoras estabelecidas?

  1. Competência Técnica / Funcional;
  2. Competência de Gerência Geral;
  3. Autonomia / Independência;
  4. Segurança / Estabilidade;
  5. Criatividade Empreendedora;
  6. Serviço / Dedicação a um Propósito;
  7. Desafio Puro
  8. Estilo de Vida.

 

Vamos entender melhor as características principais das pessoas que são guiadas por cada uma das âncoras trazidas acima.

 

  • Competência Técnica / Funcional: são aqueles que são peritos em determinado assunto; geralmente são motivados pela realização de seu talento, sabendo que são referência no tema.

 

  • Competência Gerência Geral: são aqueles que valorizam o conhecimento de várias áreas funcionais e compreendem o negócio como um todo.Geralmente valorizam, o crescimento na empresa, tendo cada vez mais oportunidades de crescimento e liderança.

 

  • Autonomia / Independência: indivíduos com essa característica valorizam a realização de suas tarefas à sua maneira e à seu tempo; não valorizam a padronização nas organizações. 

 

  • Segurança / Estabilidade: essas pessoas valorizam uma carreira estruturada, um trabalho estável e previsível. Preocupam-se mais com o contexto do trabalho do que com a natureza do trabalho em si.

 

  • Criatividade Empreendedora: quem tem essa âncora costuma buscar seu próprio negócio de forma que possa liderar de acordo com os seus padrões pessoais. Diferenciam-se da âncora de Autonomia / Independência porque o que torna tal pessoa “empreendedora” é a disposição de sair de uma oportunidade existente para criar algo seu, do zero.

 

  • Serviço / Dedicação a um Propósito: essas pessoas são guiadas por fazer do mundo um lugar melhor, de uma forma ou de outra. Geralmente, precisam sentir que estão influenciando as organizações em que atuam de acordo com seus valores pessoais.  

 

  • Desafio Puro: são aqueles que buscam, constantemente, se superar e são motivados pelas dificuldades. O sucesso pra eles é a capacidade de resolver problemas insolúveis.

 

  • Estilo de Vida: quem tem essa âncora valoriza a conciliação entre necessidades individuais, da família e da carreira. Dessa forma, a flexibilidade é fundamental para alguém com essa âncora.

 

Para refletir

Agora que você conheceu um pouco sobre âncoras de carreira, deixamos 3 perguntas para te auxiliar na reflexão de qual é a sua âncora: 

 

1. O que você sabe fazer melhor do que a maioria das pessoas?

Pense naquilo que você faz e se destaca: seria falar em publico, uma parte mais analítica ou reflexiva? Essa é  uma pergunta que pode te ajudar a pensar no que você curte para o trabalho!

 

2. Em quais situações você é elogiado pelas pessoas?

O que é que você faz que brilha os seus olhos? Tem a ver com a resolução de um problema super difícil, com fazer as suas funções livremente e do seu jeito ou pensar em atingir um objetivo que beneficiará outras pessoas?

Assim você já tem uma pista de qual seria sua âncora de carreira.

 

 3.Qual é um valor seu, que você não abre mão na hora de começar um trabalho? 

Pense no dia a dia em uma empresa ou cargo: muitas vezes fazemos coisas no trabalho que não são exatamente nossa atividade favorita! Mas é fundamental a atuação em um local que esteja alinhado com seus valores! A cultura da empresa deve estar alinhada com a sua âncora!

 

Faça nosso teste de Âncoras de Carreira e descubra quais são as suas. 

 

QUERO FAZER O TESTE

Programa de Estágio Supergasbras 2021
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.