Quer saber as principais vantagens de ser trainee?
Não faz muito tempo em que participamos de uma reportagem da Revista Exame chamada “Vale (mesmo) a pena ser trainee?”
Nós relacionamos aqui alguns diferenciais que em nossa visão fazem toda a diferença para o seu futuro profissional. Confira:
1. Plano de desenvolvimento acelerado
Umas das vantagens de ser trainee que mais atraem os candidatos é o plano de desenvolvimento acelerado.
Durante o programa, os trainees são expostos a projetos e desafios estratégicos da organização e possuem o “coaching/mentoria” de cargos de liderança da empresa.
Esses desafios somados à um plano de desenvolvimento técnico e comportamental promovem o seu desenvolvimento acelerado, uma vez que ao longo da duração do Programa, você será colocado à prova e terá o acompanhamento de profissionais sêniores dentro da organização.
Algumas empresas possuem um plano de desenvolvimento ou encarreiramento após o término do Programa Trainee.
Em geral, o mercado adota a meritocracia como principal critério para você pode ser promovido a um cargo de coordenação ou gestão, depois de ter apresentado entrega de resultados com consistência ao longo do programa.
2. Visão geral da área ou da organização
Grande parte dos programas de trainee realizam o famoso job rotation, que basicamente é uma rotação a cada 3 ou 6 meses dentro de uma área ou sub-área da organização.
Você pode ter uma visão geral da empresa passando por RH, Marketing, Vendas e Finanças, ou então, uma visão geral da área que você foi aprovado.
Por exemplo: Vamos imaginar que você tenha entrado na área de Finanças e ao longo do programa, você conhecerá as áreas de Controladoria, Contabilidade, Tesouraria, Contas a Pagar e até mesmo Relação com Investidores.
Um dos vídeos que explica bem o Job Rotation é o Programa Trainee da Andrade Gutierrez. Assista o vídeo:
3. Visibilidade com Lideranças de diferentes áreas
Geralmente, os projetos e desafios do Programa de Trainee possui uma interdisciplinaridade de áreas da organização.
Ou seja, para resolver um projeto, você precisará acessar diferentes pessoas e áreas.
Esse contato permite uma maior exposição à diferentes lideranças da empresa, o que traz alta visibilidade para você como profissional, além de ampliar a sua rede de networking dentro da organização.
4. Onboarding e Programa de desenvolvimento estruturado
Para ser aprovado num programa de trainee não é necessário você ter trabalhado anteriormente naquele segmento.
As empresas costumam oferecer um programa de onboarding, que consiste no seu aculturamento nas semanas iniciais dentro da empresa.
É nessa fase, que você entenderá a dinâmica do mercado, conversará com profissionais dentro da empresa e ganhará conhecimentos técnicos necessários para a sua atuação.
Após a fase de onboarding, o programa costuma ter ações para o seu desenvolvimento, que contemplam cursos, treinamentos comportamentais, bate-papo de carreira com diferentes profissionais, além das famosas sessões de coaching/mentorias com especialistas no mercado ou executivos sêniores.
Dessa forma, é possível ser acompanhado e orientado por líderes, que se atuaram na área do profissional.
Mas é importante não ter falsas expectativas em relação ao treinamento.
O modelo de aprendizagem que as empresas utilizam costuma ser 70 | 20 | 10:
- 70% de aprendizado no dia a dia com projetos e desafios
- 20% de aprendizado com RHs, Gestores e Executivos
- 10% de aprendizado com cursos ou treinamentos de capacitação
https://www.youtube.com/watch?v=a8c1gEStbSo
5. Oportunidades de crescimento na carreira dentro e fora do país
Não é uma regra, mas uma parte dos programas de trainee possibilitam oportunidades de carreira em diferentes unidades da empresa no Brasil e no Mundo.
Isso possibilita para muitos a tão sonhada carreira internacional, que pode ter no programa algumas semanas de vivência fora do país ou mesmo a sua alocação com tempo definido.
6. Remuneração e Benefícios
Em geral, os programas de trainee pagam excelentes remunerações que variam de R$ 3.000 a R$ 7.000. As empresas ainda podem oferecer benefícios consideráveis como:
- pagamento parcial ou total da universidade,
- assistência médica e odontológica, previdência privada,
- bônus e participação em lucros e resultados.
Embora seja feito um alto investimento, as empresas esperam o retorno de investimento com os projetos e desafios que o trainee vai assumir dentro da organização.
Confira a reportagem Salário dos Trainees em mais de 250 empresas.
7. Visibilidade na empresa e no mercado
O Trainee pode acabar recebendo diversas ofertas e oportunidades, dentro e fora da empresa por conta dos diferentes desafios que assume dentro da organização.
É muito comum que essa porta de entrada no Programa de Trainee abra inúmeras outras oportunidades, seja pelo seu desenvolvimento acelerado, tipos de projetos e desafios assumidos e até mesmo conhecimentos adquiridos.
Uma vez que você realmente estiver convicto dessas vantagens de ser trainee ao iniciar a sua carreira profissional, saiba que o trade-off será:
- Encarar um processo seletivo extremamente concorrido
- Estudar sobre áreas, segmentos e empresas
- Preparar-se em N aspectos como Testes de raciocínio lógico e inglês, Autoconhecimento, Apresentação Pessoal, Dinâmica e Entrevista
- Aprender a lidar com ansiedade e frustrações
- Estar preparado para cobrança por resultados
- E outros desafios, que não saberia listar todos aqui