Nenhum produto no carrinho.

Não fui bem nos processos seletivos de 2020: E agora?

Uma negativa em um processo seletivo é a oportunidade de corrigir erros e se preparar melhor para os próximos programas.

Levar um “não” em processos seletivos é frustrante e desanimador. Contudo, é importante não perder o ânimo e buscar aprender com essa experiência.

Não ser aprovado em uma seleção pode ter diversos motivos. Por vezes, o seu perfil profissional e acadêmico não foi compatível com a vaga e o perfil da empresa ou você não teve o tempo necessário para se preparar. É importante não levar para o lado pessoal e identificar o que levou a negativa.

Para quem reprovou nos processos seletivos de 2021, a dica de Kelly Nayara Thiemann, Consultora e Coach da Seja Trainee, é aproveitar o início do ano para fazer uma análise do que aconteceu nesse processo e corrigir a rota. 

“O que deu errado: Foram os testes iniciais? Foram as entrevistas? Foi uma questão de Fit Cultural com as empresas? A nossa sugestão é sempre, se conhecer e entender quais são as etapas que você possui mais dificuldade, além de conhecer o perfil das empresas e áreas que mais se conectam contigo para assim aumentar assim as chances de aprovação. O foco te ajuda a acelerar esse processo”, aconselha a coach.

 

No primeiro ano de tentativa é comum que o candidato ainda esteja conhecendo como funciona esse universo de programas seletivos. Após essa experiência inicial e já tendo conhecimento dos processos e com os ajustes de rota, certamente o candidato estará bem mais preparado.

 

Dê atenção a todas as etapas dos processos seletivos

É comum que os candidatos a trainee foquem em ter um currículo rico de qualificações e em desenvolver habilidades como de gestão e liderança. Por isso, por vezes os candidatos esquecem de se preparar para os primeiros testes, que, geralmente, são feitos de modo online.

 

As etapas iniciais de um Programa de Trainee devem ser encaradas com seriedade e comprometimento.
As etapas iniciais de um Programa de Trainee devem ser encaradas com seriedade e comprometimento.

As etapas iniciais com teste de lógica, inglês e  e fit cultural não ter a devida atenção do candidato é um grande erro, já que são decisivas para que o candidato passe para as próximas fases com dinâmicas e entrevistas.

Pesquisar tudo o que for possível sobre a empresa para qual você está concorrendo a vaga é essencial até mesmo para saber se você se alinha com os valores pregados pela instituição. Em caso positivo, certamente o processo vai ser mais fluído e você vai se dar melhor nas dinâmicas e entrevistas.

 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.