Nenhum produto no carrinho.

Oportunidades para quem está se formando no final de 2021: O que posso aproveitar?

Para quem estar prestes a se formar, começar a preparação para um Programa de Trainee é uma ótima opção.

Os Programas de Trainee são grandes oportunidades para quem está se formando no final de 2021.

Esses Programas são pensados com foco em recrutar e desenvolver talentos que sejam compatíveis com a cultura da empresa e que, no futuro, possam assumir posições estratégicas de gestão e liderança.

Trata-se de uma jornada de progressão de carreira, tendo como base uma rotina de treinamentos e ações específicas para proporcionar tanto o crescimento profissional quanto de imersão na empresa.

 

 

Entre as características mais levadas em consideração tanto no processo seletivo quanto durante o programa de Trainee são: liderança, capacidade de comunicação, criatividade, empreendedorismo, flexibilidade, inovação, foco em resultados, visão estratégica, capacidade de resolução de problemas, visão ampla do negócio, proatividade e habilidade para trabalhar em equipe. 

O relatório anual “The Future of Jobs” do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) faz um mapeamento das competências do futuro em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Em 2020, as competências definidas pelo FEM  e que valem até 2022 são:

  1. Pensamento analítico;
  2. Aprendizagem ativa;
  3. Capacidade de resolver problemas complexos;
  4. Pensamento crítico;
  5. Criatividade;
  6. Capacidade de liderar;
  7. Ser um influenciador;
  8. Capacidade de monitorar e usar tecnologia no trabalho;
  9. Resiliência – resistir a pressão, lidar com obstáculos e adaptar-se à mudanças;
  10. Raciocínio voltado à resolução.

Leia também: O que as empresas vão buscar em um Trainee até 2025 

Dica de ouro para quem vai fazer Programa de Trainee no último ano da faculdade

Para quem está pensando em se inscrever em um Programa de Trainee este ano, conversamos com Kelly Nayara Thiemann, Consultora e Coach da Seja Trainee, sobre algumas das questões mais comuns que envolvem os processos de seleção para vagas de trainee e estágio.

O último ano da faculdade é um ano decisivo para o encerramento do ciclo acadêmico e também para a definição de metas e objetivos profissionais.

 

O último ano da graduação é um momento importante para traçar metas e objetivos de carreira.
O último ano da graduação é um momento importante para traçar metas e objetivos que vão definir sua carreira.

 

Para quem vai se formar em 2021, é importante atentar para a preparação para um Programa de Trainee, já que esse processo demanda tempo e dedicação.

Isso porque, para quem vai se formar no final do ano, já é possível começar a participar dos processos que abrem no segundo semestre, já que estes processos costumam ter início no ano seguinte, ou seja, em 2022.

“Uma outra opção seria conseguir uma vaga de estágio com duração de um ano e no próximo já garantir uma efetivação na empresa ou até mesmo tentar os Programa de Trainees, já que frequentemente possuem como requisito ter 2 anos de formado (alguns possuem mais)”, conclui a coach.

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.