O Episódio 10 do Podcast Seja Trainee foi com a coach de carreira Kelly Nayara que falou sobre a importância do autoconhecimento na preparação para os processos seletivos.
Kelly é graduada em psicologia e já trabalhou com Recursos Humanos e desenvolvimento de pessoas e desde 2018 atua na orientação e mentoria na Seja Trainee.
Listamos alguns pontos que a nossa coach de carreira considera como imprescindível para o processo de autoconhecimento. Confira:
1. O que é autoconhecimento?
Autoconhecimento literalmente quer dizer “conhecer a si mesmo” e está relacionado com buscar as respostas dentro de si para entender nossos interesses, habilidades, preferências, pontos fortes e também identificar o que precisamos desenvolver e melhorar como pessoa e profissional, o que é essencial para a nossa jornada.
2. O que é facilmente confundido com autoconhecimento?
Muitas vezes as pessoas acham que somente fazer testes de perfis na internet amplia o autoconhecimento. Entretanto, esses testes podem dar respostas erradas e não são viés do autoconhecimento.
3. Como investigar mais sobre si mesmo?
Não somos estimulados a estudar sobre nós, sobre inteligência emocional, receber feedback… A partir desses elementos, inicialmente, é possível se conhecer e ampliar horizontes acerca dos nossos objetivos e desejos.
4. E o autoconhecimento voltado para os processos seletivos? Qual a diferença?
O trabalho de autoconhecimento para processo seletivo é feito de forma correlacionada, ou seja, de que forma os candidatos podem usar o autoconhecimento para as seleções, identificando os pontos forte e fracos e estudando aplicações em, por exemplo, entrevistas, cases, pitch e dinâmicas de grupo. Contudo, a imersão em si não apenas é útil para a provação em processos seletivos, como também é um norteador de carreira e objetivos profissionais a serem alcançados.
5. Benefícios do autoconhecimento para a carreira
Ao se conhecer profundamente, os candidatos passam a escolher melhor as áreas que querem atuar, bem como as empresas que mais combinam com o seu perfil, o que é uma economia de energia e direcionamento de foco.
Além disso, os candidatos conseguem “vender” melhor sua história, seus propósitos e passar seu potencial durante as dinâmicas. Um erro comum é na hora da seleção os candidatos acharem que é prudente falar bastante sobre a empresa, demonstrando que pesquisaram sobre. No entanto, acabam esquecendo de falar sobre si e de como a cultura e especificidades das vagas se relacionam com o seu perfil profissional.
6. Como melhorar o autoconhecimento por conta própria
- Faça uma reflexão de sua trajetória e destaque as coisas que mais gostou e gosta de fazer;
- Pense nas coisas que você mais recebe feedbacks positivos ou atividades que as pessoas geralmente lhe procuram para pedir ajuda;
- Peça feedback para pessoas próximas sobre suas atitudes, características, defeitos, etc.;
- Pensar nas características das pessoas que você admira e relacione o motivo de você ter essa admiração;
- Busque leituras sobre os assuntos e se aproxime de pessoas que já trabalham na área que você deseja atuar. Esta é uma forma de se aproximar e ver se é isso mesmo que você deseja.
Gostou das nossas dicas sobre autoconhecimento? Para ouvir o podcast completo com a coach de carreira Seja Trainee, Kelly Nayara, veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5ssMuV4ULGU