Pare por 10 segundos e pense:
O que você imagina que é preciso para conseguir a aprovação no processo seletivo?
1 …, 2 …, 3 …, 4 …, 5 …, 6 …, 7…, 8 …, 9 …, 10!
Guarde sua reposta e faça um pequeno exercício: uma empresa nacional de 1500 funcionários sofreu bastante com a crise econômica desse ano e está em meio a problemas financeiros. Perdeu 30% dos contratos anuais e, somado a isso, teve reajustes que aumentaram as despesas em 10%.
Qual a primeira ação que vem a sua cabeça para resolver esse problema?
Agora faça o mesmo exercício com pessoas a sua volta. Você vai perceber que as soluções trazidas mudam bastante de pessoa para pessoa. Há quem pense logo no corte de pessoas e reestruturação do quadro de funcionários. Há quem pense na exploração de novos negócios que possam aumentar a receita da empresa. Outros olham para a revisão de processos com o objetivo de diminuir despesas. Outros pensam em fusões, joint venture. E há quem ache essa descrição muito pobre e não conseguem pensar em ações efetivas sem entender mais sobre o cenário.
Cada indivíduo tem uma maneira muito única de olhar para um problema e pensar em uma solução. Alguns perfis tendem a analisar com mais cuidado, buscar dados, pensar em mil possibilidades. Outras pessoas tem um modo de pensar muito mais impulsivo e defendem sua ideia até o fim.
Alguns são mais criativos e não tem medo de correr riscos. Outros preferem um terreno estável e pensam bastante antes de propor uma ideia que pode dar errado. Há ainda quem questione as pessoas para entender a visão de cada um e, a partir disso, constrói sua opinião.
Percebeu como cada pessoa é única?! Quando uma empresa contrata, ela desenha perfis que se encaixam para aquela cultura. Uma empresa bem estruturada, com processos bem definidos provavelmente vai optar pela contratação de uma pessoa que também trabalhe assim e que valorize os processos. Caso contrário, esse funcionário vai se encontrar num ambiente de trabalho que funciona de uma maneira muito desalinhada de suas crenças. Daí a importância de entender o que você valoriza e busca numa empresa.
Seu sucesso no processo seletivo está intimamente ligado ao quanto você se vê ali dentro.