O terceiro Encontro Temático do Movimento Seja contou com a participação de Guga Botelho, sócio da Stone, que é uma fintech nacional de meios de pagamentos. O tema tratado foi Empreendedorismo e Intraempreendedorismo.
A Across Consultoria, responsável pela co-facilitação dos encontros, elaborou esse mini resumo dos principais pontos que rolaram no bate-papo. Se você perdeu o Encontro #3 do #MovimentoSeja assista a gravação:
https://www.youtube.com/watch?v=9zpkq4xs1sI
VEJA TAMBÉM:
Encontro #1 Movimento Seja 2021: Diversidade nas Organizações
Encontro #2 Movimento Seja 2021: Fit Cultural
O que significa empreender?
Muito se fala sobre empreendedorismo e empreender, mas o que isso significa?
Empreender é se sentir motivado e ter paixão para resolver problemas e mudar tudo ao seu redor. É algo que diz respeito à sua atitude e comportamento.
Neste contexto, empreender tem menos a ver com você ter uma ideia brilhante. A atitude empreendedora está mais relacionada com executar, persistir em algo e não desistir no primeiro obstáculo.
Já o intraempreendedorismo é termo dado para a prática de empreendedorismo interno dentro de uma empresa, ou seja, é praticar as noções de empreendedorismo dentro dos limites de uma cultura organizacional já estabelecida.
Para a Stone, o que são atitudes empreendedoras?
- Seja mão na massa;
- Apaixone-se pelo problema e busque ir em direção à dor;
- Não se vitimize;
- Tenha auto responsabilidade, que é a capacidade de assumir uma responsabilidade para cada evento, seja ele bom ou ruim, que lhe acontece;
- Pratique a resiliência emocional, que é a capacidade de lidar com problemas da vida e de resistir às mudanças e pressões que a vida pode trazer;
- Tenha a vontade de evoluir todo dia (trabalhe no autodesenvolvimento).
- Evite a comparação constante com o outro e viva a sua vida sem se preocupar com que o outro está vivendo;
- Seja você mesmo, mesmo que isso lhe traga uma desvantagem competitiva de curto prazo. Foque no longo prazo, pois o real valor se constrói no trajeto;
Como empreender ajuda você na busca por vagas?
Agora que você já conhece o intraempreendedorismo, já deve imaginar o motivo do mercado estar cada vez mais em busca de pessoas com esse perfil.
Os empreendedores têm um forte sentimento de dono e são apaixonados por novas maneiras de resolver problemas. Qual a empresa que não quer uma pessoa assim em sua equipe? Ainda mais em um mundo que mudou muito rapidamente com a pandemia e que precisa de respostas rápidas e efetivas para o novo normal.
Os funcionários de espírito empreendedor têm mais chances de liderar projetos, elaborar planos inovadores e utilizar a tecnologia para dar mais agilidade aos negócios. E tudo isso pode ser feito dentro de uma organização.
Claro que empresas mais tradicionais possuem uma hierarquia que pode dar mais lentidão a processos inovadores, mas fato é que mesmo essas empresas já abriram os olhos para a velocidade que o mundo está mudando e as pessoas mais capacitadas a guiar essas organizações são os empreendedores. E por esta razão, desenvolver estas características pode deixar você mais perto da vaga que tanto deseja!
Gostou do Encontro #3 do #MovimentoSeja 2021? Fique atento a nossa programação para não perder nenhum dia!
- 14/04 Encontro com a Votorantim / Apresentação Pessoal
- 19/04 IBM / Inovação Tecnológica e Científica
- 21/04 Bradesco / Dinâmicas e resolução de cases
- 26/04 Nestlé / A importância das Soft Skills
- 28/04 Arco Educação / Preparação para entrevistas
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO #MOVIMENTOSEJA