4 vantagens para quem se inscreve em Programas Trainees logo no início do ano

Para conseguir a aprovação em um programa de Trainees ou processo seletivo parecido, é preciso, sim, uma boa preparação, mas também uma boa dose de estratégia.

Nesse exato momento, talvez milhares de jovens profissionais, recém-formados ou até mesmo pessoas que estão pensando mudar de carreira estão se preparando para os mais famosos e concorridos processos seletivos que normalmente abrem no segundo semestre. 

Mas e até lá? As empresas ficam quietas sem abrir vaga? Você vai ficar seis meses esperando para começar a se inscrever? Isso é estratégico?

Para responder essas perguntas separamos aqui 4 bons motivos para refletir agora se já não está na hora de procurar a sua aprovação o quanto antes.

Menor concorrência

Falamos ali das milhares de pessoas em todo o país se preparando, não é? Pois é, enquanto tem gente pensando ainda o que fazer deste ano, se encara um processo seletivo para Trainee ou não, há também aqueles que estão agindo se inscrevendo, estudando, fazendo as etapas e sendo aprovada. Essas pessoas estarão trabalhando antes mesmo dos indecisos começarem a se preparar.

“Ah! mas as melhores empresas só abrem seus programas no segundo semestre”. Será mesmo? Em 2021, Grupo Reckitt, Riachuelo, DHL, Raízen Johnson & Johnson são exemplos de empresas que abriram programas no primeiro semestre. 

Se você estudar sobre essas empresas vai ver que todas são líderes em seus setores e ofereceram oportunidades excelentes, não só pelos programas de desenvolvimento, mas também com salários bastante atrativos. O da Reckitt, por exemplo foi o salário mais alto do ano em um programa trainee, R$ 8.500!

Ajuste de rota

Será muito bom se você começar a tentar aprovação em um programa trainee e passar de primeira. Alguns realmente conseguem. Mas sabemos que, assim como a maioria das lições na vida, o erro faz parte. 

Todo erro é uma lição e uma oportunidade de fazer melhor da próxima vez. Então, mesmo que o seu foco sejam os Trainees do segundo semestre, você quer se jogar de cabeça sem ter tido nenhuma experiência anterior com seleções extremamente criteriosas, como as de trainee? 

Esse primeiro semestre é uma oportunidade de, enquanto tenta uma aprovação, ir aprendendo, e, caso chegue no meio ainda sem ter conquistado uma vaga, estará mais perto do que quem deixar para se preparar em cima da hora.

Melhor planejamento do tempo

Nós planejamos muita coisa nesse início de ano. Porém, várias outras situações e prioridades vão surgindo no decorrer do tempo. Você pode começar um novo curso, iniciar na academia, adotar um pet e tudo isso vai demandar uma organização de tempo maior.

Por isso, nada mais vantajoso iniciar a busca pela aprovação em um programa trainee agora, antes se aparecerem todas as atividades e compromissos de 2022 que não estavam planejados.

Assim, mesmo que novas coisas surjam, você já estará com uma rotina estabilizada de preparação para os programas trainee.

E se der certo?

Digamos que você estava com estratégia, preparação e sorte em dia! Imagina só uma aprovação logo no início do ano. Essa conquista traria estabilidade, tranquilidade para poder planejar (e também curtir) com muito menos ansiedade. 

É isso, você só tem a ganhar. Seja ganhando cada vez mais preparo ao longo do ano ou já garantindo de imediato uma vaga em uma grande empresa.

Se animou? Acesse o link para saber quais empresas estão buscando novos talentos! 

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução