Trainee com dose de realidade

como escolher um caminho de carreira
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Trainee com dose de realidade

Porque tantos jovens buscam uma oportunidade como trainee e muitas vezes esse passa a ser o sonho de suas vidas?

  • Plano de carreira acelerado?
  • Possibilidades de crescimento?
  • Job rotation?
  • Atuar como líder?
  • Treinamentos?
  • Mentoria?
  • Liderança inspiradora?

Realmente os Programas de Trainee podem ser uma ótima alternativa na carreira. No entanto, muitos jovens passam a enxergar essa atuação de forma idealizada, com expectativas que beiram a perfeição.

E quando as expectativas são irreais, a frustração ocorre facilmente…

Vamos então abordar os pontos atrativos dos Programas, recheando com um pouco do que pode ser a realidade de algumas empresas:

Plano de carreira acelerado, possibilidades de crescimento:

A maior parte dos profissionais deseja conseguir se destacar e ser devidamente reconhecido por isso.

No entanto, por mais meritocrática que uma empresa possa ser, o processo de identificar, reconhecer e promover de forma assertiva os melhores talentos é sempre um grande desafio.

Os sistemas de avaliação geralmente possuem dimensões objetivas (metas) e também subjetivas (avaliação de competências).

Em primeiro lugar é importante atuar fazendo a diferença e demonstrar contribuições.

Uma comunicação clara com o gestor e a solicitação de feedbacks pode agregar nesse sentido.

Job rotation

Essa prática permite a formação de visão sistêmica do negócio, vivência que agrega muito na carreira.

O que arrepia os recrutadores é perceberem que o candidato está em busca do Job rotation porque não sabe o que quer e que está tentando uma forma de conhecer diversas áreas para então escolher onde deseja atuar.

É certo que algumas percepções só acontecem através da experiência. No entanto, o autoconhecimento é essencial para buscar caminhos (e áreas) que minimamente estejam alinhados com os interesses e habilidades do candidato.

Atuar como líder

Posições de liderança exigem maturidade e isso muitas vezes só chega com o tempo e com a experiência.

Alguns Programas oferecem esse desafio no curto prazo, mas criar expectativas imediatistas e querer pular etapas não é o melhor caminho.

Também varia muito da cultura de cada empresa, se é mais conservadora ou arrojada e flexível, possibilitando isso mais rapidamente de acordo com a performance.

Enquanto a liderança oficial não é viável, torna-se interessante aproveitar oportunidades de liderança situacional ou indireta.

Assim é possível exercitar o potencial e ir se desenvolvendo para o momento de assumir verdadeiramente essa função!

Treinamentos

Capacitação é sempre bem-vinda na carreira.

O ponto de atenção aqui é entender que os treinamentos oferecidos pelas empresas não são uma extensão da universidade e que nessa fase já não cabe mais a postura de estudante, que apenas deseja absorver conhecimento.

As organizações investem, mas esperam um profissional atuante que recebe conhecimento, mas que também está preocupado em agregar e gerar resultados em contrapartida.

Mentoria e liderança inspiradora

Certas organizações já possuem programas de mentoria estruturados e líderes bem preparados.

Em outros cenários, existem também líderes que são bons conhecedores do negócio ou atividade, mas ainda com muito a avançar em gestão de pessoas.

O que queremos enfatizar é que muitos dos líderes já atuantes (mesmo em grandes empresas) possuem naturalmente pontos de desenvolvimento, assim como qualquer profissional.

O fato é que com qualquer estilo de gestor é possível aprender.

De formas diferentes, cada líder tem competências e visões das quais é possível extrair aprendizados para a carreira e para a vida.

Desenvolvimento 

Um programa de trainee possibilita grande desenvolvimento profissional e pessoal, mas isso precisa fazer sentido para cada um e não porque se tornou “moda” entre os jovens.

É importante o candidato se conhecer minimamente e se informar sobre as empresas e oportunidades.

E isso não é para fazer bonito perante os recrutadores, mas para garantir em benefício da própria carreira, que está fazendo escolhas conscientes.

O trainee é apenas uma etapa

É necessário refletir sobre a identificação com o segmento, com o tipo de trabalho que será realizado e os desafios que cada universo poderá trazer.

Algumas empresas contratam trainees para atuarem em importantes projetos de melhoria, em cenários pouco estruturados ou de mudanças, o que significa que em alguns casos a missão é ajudar a estruturar e não encontrar “a casa arrumada”.

Prepare-se

 

Na Seja Trainee, vamos te preparar para reconhecer seus talentos, desenvolver suas competências-chave para ser trainee e deixá-lo mais tranquilo com cada fase do processo seletivo! Conheça mais sobre nosso trabalho de preparação! 


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment