Os Programas de Estágio são a oportunidade do universitário colocar em prática o conteúdo acadêmico do ensino superior com a prática profissional. Há até mesmo cursos que exigem estágio obrigatório para que o aluno tenha uma formação mais completa e alinhada com as exigências do mercado de trabalho.
Desse modo, participar de um programa de estágio ajuda na constituição de competências fundamentais. Além disso, esses programas permitem trocas de experiência e incrementam o networking para a área de trabalho que está se iniciando.
A consultora e Coach da Seja Trainee, Kelly Nayara Thiemann, afirma que os estágios podem contribuir tanto com o seu conhecimento técnico quanto com o comportamental. Isso porque, com certeza haverá um desenvolvimento profissional desse período.
“Isso ajuda a trazer experiências para o candidato a se vender em um processo. Contudo, essa experiência pode ser indiferente se a área for a mesma ou não do processo de Trainee que você estará se candidatando”, ressalta a coach de carreira.
O fato é que experiências são sempre bem vindas, seja de estágio, iniciação científica ou empresa Júnior. O importante é você ter participado de alguma experiência durante a faculdade.
Estagiar em uma grande empresa: Qual o impacto?
Se o candidato estagiou em uma empresa de renome, Kelly ressalta que “o nome” da empresa é bacana, mas não é isso que será o seu diferencial.
“Toda experiência em qualquer setor que seja, é válida como forma de desenvolvimento. Você pode ter trabalhado em uma multinacional e não ter realizado nenhum projeto significativo, enquanto que um colega pode ter tido uma experiência incrível em um voluntariado. Vai depender do que você aprendeu e de como irá contar essa trajetória para os Trainee”, conclui.
Para mais dicas sobre processos seletivos, acompanhe nossas redes sociais que diariamente publicamos sobre vagas e etapas dos principais programas.