Nenhum produto no carrinho.

O que a mudança pode fazer por mim?

Por Margareth Correia

0
COMPARTILHAMENTOS
62
VISUALIZAÇÕES

Apesar de estarmos em constante mudança desde o nosso nascimento, ainda sentimos um certo desconforto quando temos que dar um passo muito grande, para alguns até uma pequena mudança pode ser desesperador. Muitos passam horas, dias ou até semanas sofrendo para aceitar este processo.

Se fizermos um retrospecto em nossas vidas vamos perceber que mesmo estáticos, sem movimentar um músculo, mesmo assim, nosso corpo estaria em processo de transformação, as células continuariam trabalhando e todo o funcionamento do nosso corpo permaneceria em evolução. Uma prova disso é o crescimento e envelhecimento que acontece independente de nossa vontade.

PostsRelacionados

Então por que o processo de mudança nos causa tanto desconforto?

Toda mudança sugere readaptação, isso significa que serão necessários novos aprendizados, novas formas de se fazer algo ou alteração de valores e crenças. Portanto, toda transição tende a mexer tão profundamente com nossos sentimentos desencadeando insegurança.

O fato é que alterações ocorrem independente de qualquer vontade. Portanto, para melhorar a forma como a encaramos é necessário identificar como somos afetados em prol de uma adaptação. Veja abaixo algumas situações e como lidar com tudo isso.

 

1. IDENTIFIQUE POR QUÊ NÃO

A mudança pode afetar nossos valores e crenças, ou seja, ela pode ser tão radical que temos que passar a acreditar ou agir de forma diferente.

Portanto, o primeiro passo é entender o que ela significa para você. Será que é o medo do desconhecido? A mudança provocará afastamento dos amigos e familiares? O sentimento que se carrega é de perda?

Identifique o porquê da resistência à mudança e passe para o próximo item.

 

2. MUDE O FOCO

Por se tratar de algo novo, a tendência é pensar no que se vai perder. Vamos pensar que você decida empreender e fixe seu pensamento nos benefícios que já tem como empregado, ou seja, nas férias remuneradas, nos amigos do trabalho e pensa pouco nos ganhos que essa modificação pode lhe proporcionar como aumento de rendimento, independência financeira, trabalhar com algo que impacte a sociedade ou melhore seu convívio familiar, por exemplo.

Quando você coloca na balança mais perdas do que ganhos, a mudança se torna dolorosa, portanto, mude o seu foco.

 

3. ESTEJA PREPARADO

Sim, a mudança pode ser terrível para quem não se prepara para ela. Imagine que vai mudar de país. Uma forma de lidar com essa novidade é checar as dificuldades que poderão ocorrer e como solucionar. Algumas situações como transporte, localização da sua nova residência, proximidade com o trabalho, locais de lazer, entre outros podem ser identificados e analisados com antecedência facilitando a adequação.

O mesmo acontece para um emprego melhor, ao invés de pensar que poderá falhar pense em como ser bem-sucedido e faça um planejamento para cobrir possíveis gaps.

 

A chave para que uma mudança que seja proveitosa é entender que no meio deste processo podem ocorrer novos aprendizados, portanto, pode ser algo que ajude no crescimento profissional e pessoal. Essa mudança de mindset, ou seja, pensar que algo bom poderá ocorrer facilitará na adaptação e criação de estratégias.

Lembre-se também que você não precisa fazer tudo sozinha(o), procure alguém que possa lhe auxiliar seja um amigo, um conselheiro, mentor ou coaching, no final você perceberá que valeu muito a pena.

 

 

Margareth Correia

Master Coach de Carreira, Administradora de Empresas (FECAP) com MBA Executivo em  RH (INPG), Analista de Perfil Comportamental, Orientadora de Carreira na FAAP,  formada em Gestão de Projetos (USP) e criadora do programa “Carreira sem Limites” para  escolha vocacional, Líder de célula de negócios do grupo Mulheres Que Decidem com mais de 38 mil participantes em todo o Brasil. Com 20 anos de atuação em Recursos Humanos no desenvolvimento de líderes, times, programas trainee e estágios e inclusão de pessoas com deficiência atua como Especialista em Carreira no Desenvolvimento (Skills) e Transição de Carreira, escolha de área de atuação para recém formados e escolha profissional. Membro da Sociedade Brasileira de Coach com formações em Personal e Professional Coach, Executive Coach e Positive Coach e Instituto Maurício Sampaio, com formação de especialista em carreira.

Programa de Trainee Enforce 2020

Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em sua conta abaixo

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.