Metas Smart: saiba como planejar os seus objetivos em 5 passos

As Metas Smart são como um checklist para verificar por etapas a possibilidade de se cumprir um objetivo.

Você já ouviu falar de Metas Smart? Trata-se de um planejamento de metas que possuem como base 5 pontos, que são: S (especificar), M (mensurar), A (atingir), R (relevância) e T (temporalidade).

Para atingir objetivos em qualquer setor da vida, é essencial ter metas claras. No mundo corporativo, isso se chama planejamento estratégico e as metas são traçadas em curto, longo e médio prazo. As Metas Smart são usadas para o campo pessoal, profissional e também corporativo.

Organizar as metas de acordo com o sistema SMART é uma forma eficiente de ter sucesso no que se deseja.
Organizar as metas de acordo com o sistema Smart é uma forma eficiente de ter sucesso no que se deseja.

Ter um cronograma a ser seguido é uma forma de aumentar a produtividade e trabalhar em prol de um objetivo concreto e bem definido. Contudo, é preciso cautela ao criar metas, já que esse processo não pode ser motivo de frustração. Por isso, o método SMART é um ótimo para você que quer criar metas para conseguir a aprovação em um processo seletivo.

Metas Smart – Como aplicar

As Metas Smart funcionam como uma forma de lista em que cada etapa é avaliada para a verificação de sua possibilidade. Ao ter essas diretrizes definidas é possível ter um propósito inteligente.

Ter uma meta é como ter um direcionamento, ou seja, traçar um lugar que você quer alcançar e avaliar o que é necessário para chegar ao que se deseja. É uma forma de avaliar qual o melhor caminho e oportunidades disponíveis.

A seguir, confira cada etapa:

S – Especificação

A primeira etapa diz respeito à especificação, ou seja, é preciso ter clareza do que você quer alcançar e por quê você está querendo isto. O resultado a ser alcançado precisa ser objetivo e direto. 

Assim, deve-se especificar pontos como:

  • O que eu quero alcançar?
  • Como vou alcançar?
  • Qual minha motivação (porquê) de querer isso
  • Onde vou trabalhar para alcançar o que eu quero?

M – Mensurar

Após especificar sua meta, é preciso criar parâmetros para que ela possa ser medida e avaliada em tempos determinados. A meta mensurável é aquela em que é possível acompanhar seu progresso.

Portanto, a seguintes questões servem para nortear a mensuração:

  • Qual o tempo esperado para que a meta seja alcançada?

Por exemplo: Minha meta é passar em um Programa de Trainee. Então, vou me preparar durante um ano para conseguir a aprovação. Desse modo, o tempo esperado para que minha meta seja alcançada é de 12 meses.

  • Como posso medir se estou tendo avanço?

Em caso de seletivas de Programas de Trainee estão avançando no desenvolvimento das minhas competências? Me sinto mais confiante e seguro nas dinâmicas?

A – Atingir

Criar uma meta inatingível será somente motivo de frustração e decepção. Desse modo, para saber se sua meta é atingível, é preciso avaliar o seu histórico e se você tem o que é possível para chegar ao seu objetivo.

Avalie quais ferramentas podem lhe ajudar a alcançar seu propósito, seja livros, podcasts, cursos e entre outras.

Alguns dos questionamentos que podem ser feitos são:

  • Tenho o tempo necessário para me dedicar para atingir minha meta?
  • Tenho as ferramentas necessárias? Em caso negativo, posso consegui-las?

R – Relevância

Qual a relevância da sua meta? Por exemplo: Ser aprovado em um Programa de Trainee para o desenvolvimento de carreira, ocupar um cargo de liderança, fazer intercâmbio…. Nesta etapa, é imprescindível avaliar se os frutos da sua meta estão de acordo com os seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

T – Temporalidade

O último ponto SMART diz respeito ao tempo estabelecido para a realização da meta. O período estabelecido será a curto (semanas), médio (meses) ou longo (anos) prazo?

Ter prazos é uma forma de motivação para que as etapas para se chegar ao objetivo final sejam cumpridas.
Ter prazos é uma forma de motivação para que as etapas para se chegar ao objetivo final sejam cumpridas.

Ter a definição do tempo é importante para avaliar se está havendo o progresso necessário para atingir o objetivo desejado.

Você já conhecia o método SMART para definição de meta? Com a chegada da alta temporada de Programas de Trainee certamente essa estratégia vai lhe ajudar a conseguir a aprovação. Conte com a gente!

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução