Você está preparado para o novo normal?
Imagine que hoje mesmo seja anunciada uma cura para COVID-19. Você acredita que voltaremos ao normal, ao modelo que conhecíamos?
Tudo o que estamos vivendo atualmente certamente irá mudar nosso comportamento e principalmente a forma de trabalhar do futuro. Estas mudanças estão distantes de ser apenas de tecnologia, mas sim de mindset.
Mas afinal, o que é Mindset?
Mindset pode ser entendido como o conjunto de pensamentos e crenças existentes em nossa mente e que determinam como nos sentimos e nos comportamos.
De acordo com Carol Dweck, autora do livro Mindset, identificar pensamentos de um mindset fixo e substitui-los por pensamentos de um mindset crescente faz com que você desenvolva motivação e confiança para buscar os objetivos que você deseja. Por isso, é tão importante estarmos atentos para a necessidade de mudanças de atitude e comportamento. E, esse movimento de atualização, passa obrigatoriamente pelo autoconhecimento e pela leitura de cenário nesse ambiente de constante transformação.
O primeiro passo, portanto, é o autoconhecimento – entender qual seu nível de desenvolvimento em termos de Mindset Digital e a partir daí, incluir os possíveis gaps em seu plano de desenvolvimento
O termo Mindset Digital vem sendo usado para definir a necessidade de pensar de forma diferente na tentativa de se adaptar às mudanças trazidas pelo desenvolvimento tecnológico. Estamos incluindo não apenas capacidade do indivíduo para adquirir as habilidades e competências técnicas para o uso de ferramentas, mas sobretudo, uma mudança na visão macroscópica do ambiente, entendendo as relações entre mercado, organizações e sociedade. E principalmente trazer esse entendimento para ações práticas que gerem benefícios pessoais e profissionais.
Antes de seguirmos com as dicas sobre como desenvolver esses comportamentos, te convidamos à seguinte reflexão:
- Você sabe são os seus principais talentos?
- Qual seu propósito como profissional?
- Tem claro o que quer para sua carreira?
- Quais são suas metas profissionais para os próximos anos?
Lembre-se:
O sucesso no mundo digital não é uma questão de formação, idade, experiência, mas sim de atitude.
Vamos falar sobre os 3 direcionadores e algumas dicas de como exercitá-los:
OPEN MIND
Está aberto ao novo e conectado ao que acontece no mundo digital. Demonstra facilidade e agilidade para aplicar novas conhecimentos em um ambiente em constante transformação (Mundo V.U.C.A), sendo protagonista da carreira.
#Dicas:
- Use tudo que está disponível para aprender – Seja curioso e potencialize seu repertório.
- Exercite a flexibilidade e capacidade de ouvir. Peça feedback.
- Melhore sua produtividade através do uso intensivo da tecnologia.
- Aumente seus conhecimentos sobre metodologias e ferramentas digitais (ex.: Design Thinking, métodos ágeis, etc).
TRANSFORMADOR
Faz boa leitura do ambiente interno e externo, conseguindo influenciar seus interlocutores na direção a cultura digital. É positivo diante de obstáculos, atuando como facilitador e ponto de conexão (HUB) para alcance dos objetivos de transformação do negócio.
#Dicas:
- Amplie seu networking e troque conhecimento.
- Exercite sua capacidade de negociação ganha-ganha através na troca diária com as pessoas que estão ao seu redor.
- Faça novas amizades e desenvolva suas habilidades relacionais. Busque ser conexão positiva entre as pessoas.
- Provoque o status quo, mas apresente sugestões alternativas.
EMPREENDEDOR
Direcionado para construir soluções (melhoria de processos ou criação de novos negócios) simples, ágeis e viáveis tendo como premissa utilização do seu mindset digital (uso intensivo da tecnologia) para gerar inovações.
#Dicas:
- Aprenda a olhar para você como uma unidade de negócio que precisa dar lucro e ser competitiva.
- Amplie seu conhecimento sobre metodologias e ferramentas digitais. Exercite melhorias no curto, médio e longo prazo.
- Pense em soluções modernas e tecnológicas. Faça do
seu espaço um centro de pesquisa e inovação. - Busque entender o que está acontecendo no mercado.
Traga novidades para suas atividades do dia a dia e participe
de projetos multidisciplinares.
“Se você tiver mais que 3 prioridades, então não terá nenhuma.”
(Jim Collins)
Estabelecer prioridades para o desenvolvimento dos comportamentos é essencial, mas lembre-se, o sucesso nesse NOVO NORMAL está na agilidade em aprender constantemente e se adaptar ao novo.
Espero que gostem e compartilhem conosco suas visões sobre o tema.
Até o próximo.
Roberto Costa é sócio da Clave. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos pelo IAG Master na PUC-Rio e MBA em administração pela COPPEAD. Certificação de Coach Executivo pela ICI. Ele tem mais de 30 anos de experiência executiva em empresas como Ceras Johnson, Grupo O Dia e Grupo Copersucar. Atualmente, ele é CEO da Clave e responsável pela gestão estratégica dos negócios. Por mais de 18 anos, ele trabalha em consultoria como gestor de projetos para Mapeamento, Desenvolvimento e Desempenho de Perfis. Roberto é responsável por desenvolver a metodologia de avaliação da Clave e algumas das ferramentas aplicadas aos diferentes pipelines organizacionais.