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Trabalho remoto: como aumentar a produtividade

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O artigo “Trabalho remoto: como aumentar a produtividade” foi escrito por Júlia Garcia e revisado pela equipe da Seja Trainee.

Júlia participou do projeto colaborativo Trainee ajuda Trainee com o intuito de produzir conteúdos para ajudar candidatos como você!

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Em meio ao período conturbado que vivemos causado pela propagação do vírus Covid-19, a consultoria em gestão Falconi está realizando uma série de Webinars que visam ajudar empresários a minimizar os problemas ocasionados pela crise.

O primeiro deles, ministrado por Pedro Donati, diretor de Tecnologia da Falconi, contou com várias dicas sobre como as empresas podem se adaptar ao trabalho remoto e como obter produtividade através dele.

Pedro já trabalha remoto há 4 anos e contou os benefícios desse modo de trabalho e como de fato isso pode funcionar. O Webinar se baseou em 5 importantes pilares:

 

1. Cultura

O trabalho remoto já existe há muito tempo e não é uma coisa que começou recentemente, nos Estados Unidos, cerca de 3,4% da força de trabalho já trabalham remotamente.

Das pessoas que já trabalham remotamente, 90% se dizem mais produtivas com essa forma de trabalho.

É importante lembrar que não é somente uma pessoa trabalhando sozinha enquanto o time todo está na empresa, e sim um time todo trabalhando remotamente e sendo mais produtivo.

Isso traz uma grande diferença na produtividade, 85% dos negócios alegam aumento de produtividade através desse modo de trabalho.

 

Habilidades para cuidar:

  • Disciplina e organização
  • Autoconhecimento
  • Empatia

 

Desafios:

  • Colaboração
  • Comunicação
  • Isolamento

 

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2. Infraestrutura

Aqui Pedro ressaltou a importância de investir em ferramentas que facilitem a  comunicação, afinal, esse é o maior desafio dentro do trabalho remoto.

Buscar ferramentas de mensagens e vídeo call, como Slack, Skype Meetings e Hangouts. Além disso, é importante investir no sistema cloud para manter toda a documentação gerada.

Sempre motive reuniões sobre assuntos específicos através dessas ferramentas de vídeo chamada. Para organizações de atividades, é recomendado a ferramenta Trello.

 

3. Rotina

É importante criar uma rotina e um local físico reservado para o trabalho, além de definir o seu horário de início e término do expediente. Também é ressaltado a importância de intervalos, que muitas vezes podem passar despercebidos em uma rotina intensa.

 

4. Comunicação

A maior parte da nossa comunicação é não verbal. No remoto, precisamos compensar a falta do contato físico com comunicação “exagerada”, por isso, com o seu time, é interessante criar encontros diários pelo ao menos ao início do dia.

Sempre motive reuniões sobre assuntos específicos através das ferramentas de vídeo chamada. Para organizações de atividades, Pedro recomenda a ferramenta Trello.

Existem dois modos de comunicação no trabalho remoto e ambos são usados ao longo do dia, a comunicação síncrona é feita através de mensagens, já a assíncrona, por vídeo chamadas. Aqui algumas especificações sobre elas:

 

Comunicação síncrona:

  • Mensagens escritas = claro e objetivo
  • A resposta não precisa ser imediata
  • Existe a troca e a confirmação de informação
  • Todos os dias devem existir momentos síncronos.

 

Comunicação Assíncrona:

  • Vídeo chamadas – Permite ideias abstratas
  • Resposta precisa ser imediata
  • Discussão/criação de informação.
  • Vários momentos assíncronos ao longo do dia
  • Procurem ao máximo deixar a câmera ligada ao longo do dia com o seu time.

 

5. Prática

É importante conversar com colegas sobre os desafios e trocar informação sobre como estão resolvendo os mesmos. Assim, existe interação e consequentemente mais comunicação entre o time, além de evitar que a alguém possa permanecer isolado.  Evite se fechar para as mídias sociais e tente conversar com as pessoas.

Caso não conheça uma ferramenta nova, sempre aprenda a utilizá-la antes da reunião. Quando é realizado um encontro de vendas, envie um invite com todos os detalhes do encontro para o cliente, inclusive o link para a vídeo chamada, um dia antes, certifique-se de que o cliente possui a estrutura necessária.

 

Por fim, esteja sempre 10 minutos antes disponível para o seu cliente, caso haja a necessidade de algum tipo de ajuda. Em reuniões com o time, conecte-se sempre no horário marcado e tente marcar encontros com antecedência, assim todos têm tempo para organizar suas atividades.

 

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Comentários 1

  1. Mayrla says:

    Ótimo texto, mas já um único ponto: comunicação síncrona e assíncrona estão trocadas… videochamadas e os exemplos seguidos são do primeiro grupo, assim como as atividades descritas no caso síncrono são o contrário. No mais, são excelentes dicas, a chave é realmente organização e esforço coletivo para a comunicação!!

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