A vídeo-entrevista tem algumas diferenças da entrevista convencional! E queremos te mostrar como estar mais preparado para essa fase do processo seletivo!
3 coisas que você precisa saber sobre a vídeo-entrevista
Como garantir uma boa preparação para vídeo-entrevista? O primeiro passo é entender mais sobre essa fase do processo!
O uso da vídeo-entrevista tem se tornado comum nos processos seletivos. Essa é uma prática relativamente nova e chamou a atenção de muitos candidatos, que estavam acostumados com entrevistas ao fim do processo, de frente com o RH e gestores das empresas.
Preparação para vídeo-entrevista
A proposta da vídeo-entrevista é diferente. Ela costuma aparecer logo depois das fases online e seu propósito é conhecer mais sobre os candidatos de forma online, trazendo praticidade e velocidade para o processo seletivo.
Separamos para você 3 fatos sobre as vídeo-entrevistas que te ajudam a entender melhor como funciona e como você se preparar para ela.
1. Você, com você mesmo
Diferente da entrevista tradicional, nessa fase do processo você não está interagindo com ninguém. A vídeo-entrevista conta com um sistema que mostra as perguntas para o candidato, controla o tempo de resposta e garante a gravação da entrevista.
Se o desafio da entrevista tradicional era controlar a ansiedade frente ao gestor. Agora o desafio é atentar-se às respostas que você dá.
Na entrevista presencial, quando o candidato responde algo diferente do que foi perguntado, o entrevistador pode pedir para ele responder novamente. Na vídeo-entrevista, você é 100% responsável por receber uma demanda (pergunta) e respondê-la de forma clara.
2. “1,2,3, valendo”
Outra diferença entre a vídeo-entrevista e entrevista tradicional é o tempo cronometrado. Em média, o sistema mostra a pergunta que você deve responder e te dá 1 minuto para pensar. Em seguida, cronometra 3 minutos para sua resposta.
Além de pensar em sua trajetória e em como ilustrar suas vivências para mostrar seu potencial, a vídeo-entrevista traz o desafio de fazer a gestão de tempo, equilibrando informações do seu perfil e trajetória, com a objetividade necessária para responder dentro do tempo.
Em alguns casos, o sistema não permite regravar as respostas. Em outros, o candidato pode escolher uma pergunta para regravar.
3. Visão 360°
Outro aspecto que vai garantir a sua preparação para vídeo-entrevista é lembrar que essa fase foi desenhada para te conhecer melhor. O objetivo é fazer perguntas sobre você e também sobre o mercado.
As perguntas são variadas. Vão desde o “quais foram suas maiores realizações” ou “por que você quer trabalhar na empresa” até o “conte uma situação desafiadora” e “por que devemos te contratar”…
Em outros casos, a vídeo-entrevista, além de te conhecer também traz informações sobre um case. Nesse caso, o candidato recebe orientações com antecedência e deve apresentar e desenvolver o case durante a vídeo-entrevista.
Pratique
Por fim, nossa maior dica é: pratique, pratique e pratique.
O bom da vídeo-entrevista é que você pode fazer testes com seu próprio celular antes de participar da etapa.
Mesmo assim, você sente que precisa de um apoio maior? Tudo bem! Acesse este link e marque sua Consultoria Experimental com uma Coach da Seja Trainee!