Preparação para vídeo-entrevista

A vídeo-entrevista tem algumas diferenças da entrevista convencional! E queremos te mostrar como estar mais preparado para essa fase do processo seletivo!

3 coisas que você precisa saber sobre a vídeo-entrevista

Como garantir uma boa preparação para vídeo-entrevista? O primeiro passo é entender mais sobre essa fase do processo!

O uso da vídeo-entrevista tem se tornado comum nos processos seletivos. Essa é uma prática relativamente nova e chamou a atenção de muitos candidatos, que estavam acostumados com entrevistas ao fim do processo, de frente com o RH e gestores das empresas.

Preparação para vídeo-entrevista

A proposta da vídeo-entrevista é diferente. Ela costuma aparecer logo depois das fases online e seu propósito é conhecer mais sobre os candidatos de forma online, trazendo praticidade e velocidade para o processo seletivo.

Separamos para você 3 fatos sobre as vídeo-entrevistas que te ajudam a entender melhor como funciona e como você se preparar para ela.

1. Você, com você mesmo

Diferente da entrevista tradicional, nessa fase do processo você não está interagindo com ninguém. A vídeo-entrevista conta com um sistema que mostra as perguntas para o candidato, controla o tempo de resposta e garante a gravação da entrevista.

Se o desafio da entrevista tradicional era controlar a ansiedade frente ao gestor. Agora o desafio é atentar-se às respostas que você dá.

Na entrevista presencial, quando o candidato responde algo diferente do que foi perguntado, o entrevistador pode pedir para ele responder novamente. Na vídeo-entrevista, você é 100% responsável por receber uma demanda (pergunta) e respondê-la de forma clara.

2. “1,2,3, valendo”

Outra diferença entre a vídeo-entrevista e entrevista tradicional é o tempo cronometrado. Em média, o sistema mostra a pergunta que você deve responder e te dá 1 minuto para pensar. Em seguida, cronometra 3 minutos para sua resposta.

Além de pensar em sua trajetória e em como ilustrar suas vivências para mostrar seu potencial, a vídeo-entrevista traz o desafio de fazer a gestão de tempo, equilibrando informações do seu perfil e trajetória, com a objetividade necessária para responder dentro do tempo.

Em alguns casos, o sistema não permite regravar as respostas. Em outros, o candidato pode escolher uma pergunta para regravar.

3. Visão 360°

Outro aspecto que vai garantir a sua preparação para vídeo-entrevista é lembrar que essa fase foi desenhada para te conhecer melhor. O objetivo é fazer perguntas sobre você e também sobre o mercado.

As perguntas são variadas. Vão desde o “quais foram suas maiores realizações” ou “por que você quer trabalhar na empresa” até o “conte uma situação desafiadora” e “por que devemos te contratar”…

Em outros casos, a vídeo-entrevista, além de te conhecer também traz informações sobre um case. Nesse caso, o candidato recebe orientações com antecedência e deve apresentar e desenvolver o case durante a vídeo-entrevista.

Pratique

Por fim, nossa maior dica é: pratique, pratique e pratique.

O bom da vídeo-entrevista é que você pode fazer testes com seu próprio celular antes de participar da etapa.

Mesmo assim, você sente que precisa de um apoio maior? Tudo bem! Acesse este link e marque sua Consultoria Experimental com uma Coach da Seja Trainee!

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Adicionar nova lista de reprodução