O quarto Encontro Temático do Movimento Seja contou com a participação de Aldo Damian Frachia, Gerente de Diversidade e Atração na Votorantim Cimentos. O tema tratado foi Apresentação Pessoal e Pitch – Seja Seu Melhor Produto.
A Across Consultoria, responsável pela co-facilitação dos encontros, elaborou esse mini resumo dos principais pontos que rolaram no bate-papo. Se você perdeu o Encontro #4 do #MovimentoSeja assista a gravação:
Encontro #1 Movimento Seja 2021: Diversidade nas Organizações
Encontro #2 Movimento Seja 2021: Fit Cultural
Encontro #3 Movimento Seja 2021: Você não precisa fundar a sua própria empresa para ser um empreendedor
Como mostrar seu diferencial na apresentação Pessoal ou pitch?
A apresentação pessoal ou pitch é a etapa do processo seletivo que você significa sua história, trajetória e experiências. É a chance de falar sobre o que está em seu currículo e os recrutadores lhe conhecerem não somente como profissional, mas também como pessoa.
Contar a própria história pode parecer simples. Contudo, na prática, muitas pessoas não conseguem ser concisas e falar sobre suas experiências e competências mais relevantes para a vaga ofertada.
No Encontro sobre Fit Cultural, falamos da importância de escolher empresas com as quais você tem afinidade e sinergia, ou seja, que haja identificação com seus valores e crenças e que também esteja de acordo com seu objetivo de carreira. Este é um passo importantíssimo para que haja sucesso na apresentação pessoal ou pitch.
Na hora de “vender sua história” é preciso, primeiramente, que você a valorize. Então, nada de começar “ah, não tenho nada de relevante para contar. Você deve ser o primeiro a acreditar na sua história e potencial.
Neste sentido, a busca pelo autoconhecimento é um processo importante para identificar seus pontos fortes que devem ser explorados durante a apresentação.
5 dicas de como arrasar na apresentação pessoal
Dica 1: Seja convincente. Acredite no poder da sua história e nas suas palavras;
Dica 2: Use informações que mostrem quem você é, seus valores, histórias e propósitos. Algumas ferramentas podem ajudar a estruturar o raciocínio, como a Teoria do Setênios ou a Linha do Tempo;
Dica 3: Atente-se ao tempo do desafio e conclua no prazo estipulado. Treine a sua estratégia, análise a fluidez e cronometre o tempo;
Dica 4: Estude a empresa e conheça ao máximo sobre o negócio. Encontre pontos de sinergia entre você e a cultura organizacional da instituição;
Dica 5: Prepare-se para imprevistos, como perguntas surpresas. Busque pontos além do óbvio;
Dica 6: Seja você mesmo. Os recrutadores querem ver autenticidade e conexões verdadeiras.
Gostou do Encontro #3 do #MovimentoSeja 2021? Fique atento a nossa programação para não perder nenhum dia!
- 19/04 IBM / Inovação Tecnológica e Científica
- 21/04 Bradesco / Dinâmicas e resolução de cases
- 26/04 Nestlé / A importância das Soft Skills
- 28/04 Arco Educação / Preparação para entrevistas
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO #MOVIMENTOSEJA