Nenhum produto no carrinho.

Como planejar seus objetivos e alcançar a aprovação em 2021?

Por Taís Albuquerque

Você por um acaso já desejou algo ser trainee ou até planejou e não conseguiu realizar esse objetivo? Ou quer novos resultados na sua carreira e vida, mas não sabe muito bem como tirar os planos do papel? Ou é daqueles que faz “mil” planos no início do ano e nos meses seguintes deixa de lado metade do que desejou e se desmotiva e deixa pra lá seus sonhos? E com isso o tão esperado SIM numa aprovação de trainee se torna cada vez mais distante?

 

Você sabia que planejar e não realizar é algo mais comum do que você possa imaginar? Tenho certeza que você conhece alguém que já fez os famosos planos de início de ano e não realizou ou você é essa pessoa? E isso não tem nada haver com você ser ou não mais ou menos organizado, ou focado, ou ser uma pessoa desatenta com seus objetivos. O “segredo” pode estar em várias coisas que vamos te explicar nesse texto, mas atenção, só leia todo texto se de fato você quer fazer seus planos de ser trainee se tornar realidade, pois agora você vai aprender de verdade!!!

 

Esse é um texto cheio de perguntas e técnicas, então deixei seu bloco de notas aberto ou anote as dicas que vamos deixar aqui.

 

Como planejar seus objetivos em 2021

 

Quantas vezes você já planejou ser trainee e não realizou? Ou você faz planos e metas para o ano quando está começando e nem sempre segue eles? Hoje queremos te mostrar algumas opções de planejamento estratégico com técnicas de coaching, e como isso tem haver com o seu perfil comportamental (já já explico o que é), mas antes anote essas 5 perguntas para entender como começar seu planejamento:

 

O que quero para 2021? Qual aprovação eu quero alcançar? (são seus desejos, sonhos ou objetivos).

Responda: Quais são seus objetivos para ser trainee? O que você quer conquistar com sua aprovação? Não fale coisas abstratas e sim concretas. Ex: quero uma vaga de trainee é muito aberto, explique para você mesmo qual vaga, qual tipo de empresa, qual segmento, quanto quero ganhar, que carreira quero fazer com o trainee e após ele também e etc. Lembrando que você não necessariamente precisa realizar tudo em 2021, mas nesse ano você tem que começar a fazer algo para chegar onde deseja e como isso fará você estar mais perto do seu objetivo.

 

Como quero fazer para passar num programa de trainee? (detalhes, explique como você irá fazer).

Seguindo a primeira pergunta, como você fará para chegar onde quer e conseguir sua aprovação? Quais ações devo fazer? Ex: a empresa que quero ser trainee exige inglês intermediário e eu não tenho, então como farei para chegar nesse nível? Os detalhes seriam: Estudar 2x por semana com um professor de inglês, ver mais vídeos e ouvir mais músicas sem legenda, ler mais conteúdo na internet ou livros e etc.

 

É preciso entender o que você precisa ter ou ser para conquistar o que você quer e assim determinar como irá fazer. Traçar detalhes ajudará você ter clareza e mais foco no seu objetivo.

 

Quando? (tempo, meta, data).

Nossa mente precisa de data, prazo, se achar melhor coloque dia e hora, pois assim seu desejo fica mais real e você sente que é possível realizar. Ex: Quero chegar no inglês intermediário em 4 meses (Maio de 2021), já que as inscrições do programa de trainee da empresa X (meu objetivo principal), é em Junho, assim terei certeza que estarei preparado com esse requisito. E para ter certeza que estou preparado (a) para a vaga, preciso fazer meu pitch todo em inglês sem ler e me sentir confiante no idioma. A data não pode ser algo impossível de se realizar, nem por ser perto ou longe demais a data que você escolheu, faça sempre com foco na vaga de trainee que você tanto deseja.

 

A importância disso (como vai ser quando eu for trainee? Quais resultados vou ter?

Vamos falar do seu lado mais racional, quando você conquistar o que desejou, qual a importância disso na sua vida e carreira? Que resultados você terá? Como você vai ser quando tudo isso acontecer e ser trainee da empresa X? Quando fazemos algo e sabemos da importância disso, nosso lado mais racional cria um desejo de ação para realizar, afinal temos mais vontade de fazer algo que é importante e para o nosso bem, do que algo “obrigatório”.

 

Como ficarei quando alcançar a vaga de trainee? (sensação, realização, conquista).

Agora vamos falar do lado mais emocional. Pare por 1 minuto e pense a empresa X que você quer ser aprovado te ligar ou de alguma outra forma de avisar que você foi aprovado (a), como você vai se sentir? Quais sensações você terá quando saber que aquilo que desejou aconteceu? Como será quando o tão sonhado trainee agora é seu? Você sentirá orgulho? Alegria? Gratidão? Vai pular de felicidade ou chorar de alegria? As emoções positivas nos fazem muito bem, e conectar elas aos nossos objetivos, fazem a gente pensar com mais vontade em fazer acontecer. Então responda: como vou me sentir quando eu conquistar meu SIM no programa de trainee? Fale das suas emoções.

 

Praticando …

 

Bora continuar agora pela parte mais prática.

 

Vamos ajudar você com uma dica para fazer uma planilha e conseguir controlar de forma mais racional seus objetivos e conquistar sua aprovação.

 

A planilha você mesmo pode fazer, mas ela deve ter:

 

Gestão do tempo da sua semana:

2a 3a 4a 5a 6a S
M            
T            
N            

 

Separe seu dia em blocos (manhã, tarde e noite), faça uma organização das tarefas que você precisa focar para ter uma rotina produtiva, para estabelecer tempo e qualidade nos seus estudos ou pesquisa, desde o mercado de trabalho, quais empresas tenho mais perfil, quais os pré requisitos dela, como devo me preparar, e colocar todas as etapas das 5 perguntas que ensinamos aqui.

Importante: gerencie seu tempo para ter tempo livre, para descansar também, pois é preciso parar em alguns momentos e entender se você está produzindo com qualidade ou apenas ocupando seu tempo.

Outra dica: separe suas atividades para sua preparação em Urgente, Importante e Necessário.

Urgente: tudo aquilo que preciso fazer o mais breve possível ou no mesmo dia do seu planejamento, pois se não terei prejuízo (exemplo: fazer um teste online, já que ele tem data)

Importante: tudo que você precisa fazer em médio prazo, já que te ajudará no seu objetivo, mas pode ser feito ao longo da semana, (exemplo: revisar meu pitch para a dinâmica na próxima semana).

Necessário: são as atividades que você tem mais confiança ou se sente seguro em fazer, por isso não precisa de tanto estudo ou tempo, (exemplo: fazer um teste online de inglês, já que você tem conhecimento avançado e a empresa pede intermediário, preciso estudar para me sentir mais seguro(a)).

 

Topa mais uma dica? Faça uma planilha com as pesquisas que você fez sobre as empresas que tem mais haver com seu perfil, assim você também terá controle das segmentos, pré-requisitos, motivações, fases online, o que você precisa para alcançar a aprovação e etc.

 

Coloque nela as seguintes informações:

Empresa Segmento Pré-Req. Motivações Fases online Preparação
1
2
3
4
5

 

 

E mais um convite, que tal você revisitar a cada dois/três meses para ver como o seu ano está progredindo e se os planos estão saindo do papel?

 

Vamos fazer de 2021 o ano da sua aprovação!

 

Até mais,

 

Taís Albuquerque

Master Coach de Carreira

Relacionados Posts

Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.