7 dicas para lidar com o estresse dos processos seletivos

vale largar o emprego para ser trainee
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Os processos seletivos podem fazer com que a pessoa mais confiante sinta-se ansiosa. Não entre em pânico. Algumas técnicas, uma boa preparação e pensamento positivo pode fazer maravilhas para reduzir o nível de estresse e te ajudar a destacar-se, mesmo que você seja tímido.

Confira 7 dicas que preparamos para você:

1 – Prepare-se com antecedência

O segredo para sentir-se confiante em um processo seletivo é a preparação, e ela começa com a pesquisa sobre a empresa. Conheça os produtos da empresa, diretrizes, cultura e localização. Pesquise sobre a vaga disponível e busque por dicas para entender se a empresa combina mesmo com o seu perfil.

2 – Conheça seu currículo como a palma de sua mão

Tente pensar em respostas sobre questões que poderão ser feitas através de seu histórico profissional e pratique-as bem, para demonstrar confiança.

Levar uma cópia de seu currículo também pode ser uma boa ideia, pois uma olhadela nele pode ajudá-lo a responder a uma pergunta difícil, e, no mínimo, segurar algo nas mãos pode evitar que você fique tamborilando os dedos ou roendo as unhas.

3 – Peça ajuda aos amigos

Verifique se conhece alguém que trabalha na empresa em questão. Caso conheça, pergunte para ele sobre o trabalho, quais os requisitos necessários e que tipo de perguntas são feitas nas entrevistas.

Você também pode pedir para que um amigo simule uma entrevista com você alguns dias antes. Mas atenção: não pratique a entrevista na noite anterior ou no dia em que for entrevistado, pois isso poderá aumentar sua ansiedade.

4 – Use técnicas de relaxamento

Na noite anterior, tome um banho quente e tenha uma boa noite de sono. No dia, tome um café da manhã saudável e energizante. E um pouco antes de ser entrevistado, não se esqueça de inspirar e expirar profundamente. Outra ideia é fazer movimentos circulares com seus ombros para relaxá-los e fazer com que a sua postura aparente tranquilidade.

5 – Tome cuidado com o horário

Verifique o trajeto de sua casa até a empresa. Faça-o antes para checar quanto tempo você demorará para chegar até lá. Pense em imprevistos como trânsito ou problemas com transporte. Saia de casa com tempo suficiente para chegar ao local sem correr e relaxar um pouco.

6 – Enfrente seus medos de forma lógica

É sempre bom lembrar que o emprego disputado não é o único disponível para você, e também que eles não estariam te entrevistando se não achassem que você tem potencial para a vaga. Pense na entrevista como uma reunião, assim perceberá que essa situação é um processo de mão dupla.

7 – Porte-se corretamente durante o processo seletivo

Lembre-se de sorrir e apertar a mão do entrevistador com firmeza assim que chegar. Isso cria uma imagem de autoconfiança.

Caso haja uma entrevista em grupo, entre na sala com uma expressão confiante e não fique medindo as outras pessoas. Procure também interagir com todos, sendo simpático e amistoso.

Se você for tímido, lembre-se de que não precisa falar pelos cotovelos, porém fale coisas relevantes e consistentes. Ouça as outras pessoas, e se por acaso uma ideia surgir quando alguém está falando, apenas faça uma pequena observação, e então, quando a pessoa terminar de falar, você poderá se lembrar do que queria dizer.

E você, como costuma lidar com o estresse durante um processo seletivo?


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment