10 perguntas frequentes nas entrevistas

perguntas frequentes nas entrevistas
Curta e compartilhe nosso conteúdo

Que tal se preparar com 10 perguntas frequentes nas entrevistas!

Selecionamos 10 perguntas frequentes nas entrevistas!

1. Conte-me sobre você

Para te deixar mais à vontade, algumas entrevistas começam de uma maneira mais leve e aberta.

A intenção do avaliador é conhecer sobre você e quebrar um pouco o gelo da entrevista!

Mas daí surge a grande dúvida: o que falo sobre mim? Já trago as minhas experiências profissionais?

Nós recomendamos você dar uma visão geral, como por exemplo, o curso e motivo de ter escolhido essa área, principais experiências acadêmicas e o que você está buscando para a carreira.

A partir da sua visão geral,  o entrevistador vai aprofundar aspectos e focar naquilo que ele quer conhecer mais a seu respeito.

2. Quais são seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento?

Dica: Sempre espere essa pergunta e nunca saia falando seus pontos fortes antes de ser perguntado a respeito.

Essa pergunta tem como objetivo descobrir quais são os talentos? Em que momentos reconhece que eles fazem a diferença? Que resultados você já conseguiu obter?

A mesma coisa acontece com os pontos de desenvolvimento. O avaliador sabe que todos os seres humanos tem pontos de desenvolvimento, mas é importante entender: em que momentos eles aparecem? Por que você tem que desenvolver? O que tem feito para isso?

No vídeo abaixo, a gente mostra de forma engraçada, como alguns candidatos tentam mostrar vários pontos positivos ao invés de focar naqueles realmente importantes!

3. Conte-me sobre um desafio ou conflito que enfrentou e como lidou com isso

Com esse questionamento, é possível identificar como o candidato lidou com desafios nos projetos e até mesmo situações de conflitos.

Dar exemplos reais é fundamental para mostrar a sua atitude e comportamento frente a um determinado contexto, já que o avaliador consegue visualizar suas competências com base naquilo que você já viveu.

4. Você já liderou uma equipe? Como foi?

A intenção dessa pergunta é entender qual é o seu estilo de liderança. Ou seja, como você faz para influenciar pessoas, trazer ideias, gerenciar um grupo e garantir resultados.

Mas não adianta só contar que tipo de líder você é, é importante trazer um exemplo que deixe isso claro!

Muita gente se intimida por ainda não ter tantas experiências, mas lembre-se que você pode falar sobre suas vivências acadêmicas ou qualquer projeto da faculdade que tenha trabalhado em grupo.

5. Com que tipo de pessoas você prefere trabalhar?

O Trainee possui interface com diferentes áreas da empresa e trabalha com pessoas de diferentes perfis. Nesse sentido, ter facilidade de relacionamento e conseguir se adaptar a novos ambientes, acaba sendo essencial.

Mas sempre tem um tipo de perfil que você tem mais facilidade de trabalhar. E normalmente, é aquele estilo mais parecido ou complementar ao seu. Por exemplo: se eu sou uma pessoa extremamente planejada, vou adorar trabalhar com alguém que também seja planejado.

Nessa pergunta, a ideia é conhecer mais do que você valoriza no ambiente de trabalho e com qual equipe teria uma dinâmica de trabalho melhor!

6. Qual foi a sua maior conquista profissional?

Ao invés de apenas mencionar a principal conquista, é importante você contar uma história.

O recrutador quer saber como você fez a diferença em uma experiência ou contexto de trabalho. Procure descrever a situação, sua responsabilidade, o que você fez e, obviamente, qual foi o resultado disso.

Nesse vídeo, vamos dar orientações para momentos antes e durante a entrevista

  • Como se preparar: pesquisa sobre a empresa e autoconhecimento
  • Metodologia CAR para entrevista
  • Dress Code
  • Horário de Chegada na empresa

7. Por que devemos contratar você e não outro profissional?

Esqueça aquelas respostas óbvias, do tipo “sou dedicado” ou “quero aprender muito”.

É importante trazer uma resposta mais aprofundada, que fale sobre suas competências e mostre como, a partir delas, você pretende contribuir com a empresa!

Além disso, uma boa saída é trazer também sua visão crítica da empresa e o que você acredita que pode o seu perfil pode fazer a diferença.

8. Quais são os seus objetivos profissionais?

Você não precisa ter sua vida planejada daqui a 10 anos, aliás, esse tipo de pergunta: “Como você se imagina daqui 10 anos”, tem aparecido menos nas entrevistas, já que a nova visão sobre carreira tende a considerar ciclos por desafios e não em fazer uma carreira tradicional!

A intenção do entrevistador nessa pergunta é descobrir mais sobre seus objetivos e motivações de carreira!

Ou seja, você não precisa dar o cargo e empresa onde espera estar trabalhando no futuro, mas uma boa ideia é contar as suas ambições como: “espero me tornar um especialista na área de Maketing Digital” ou ainda “Espero tem uma visão generalista da empresa e atuar em uma área de processos”.

9. Você está participando de outros processos seletivos?

Ah, essa pergunta tira muito candidato dos eixos, mas fique tranquilo!

O que avaliador quer descobrir aqui é um pouco da sua estratégia de inscrição e também do foco que você deu para a sua busca. Não tem problema estar participando de mais de um processo, mas é importante refletir:

  • Quais os critérios que você está escolhendo as empresas que deseja trabalhar?
  • Você está procurando áreas e desafios semelhantes ou áreas aleatórias?

10. Por que você escolheu essa e não outra empresa?

Por fim, as empresas procuram pessoas que se identifiquem com a missão e com os objetivos.

É nessa pergunta que eles notarão a real intenção do candidato. Ninguém quer um Trainee que só está lá porque não conseguiu outra coisa melhor.

Esta é a hora de mostrar porque o trainee combina com seus objetivos profissionais e como a cultura daquela empresa combina com o seu perfil profissional.

E-book Prepare-se para Entrevistas

É importante dizer que as questões desse artigo foram retiradas do eBook de entrevista. Faça o download para ter o material completo! É de graça!

2ªedição do eBook de entrevista


Curta e compartilhe nosso conteúdo

Leave a Comment