O que você procura numa vaga de trainee?

vaga de trainee
Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

O que você procura numa vaga de trainee?

Os candidatos mostram que estão preocupados em conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Mas o desejo que a grande maioria expressa nos atendimentos de coaching, vai muito além de conquistar uma vaga no mercado, para eles o objetivo é se inserir em grandes empresas, onde possam ter um desenvolvimento profissional e trilhar sua carreira.

Porém, quando pergunto como eles têm feito essas buscas, recebo como resposta:

“Tenho me candidatado a algumas oportunidades porque me identifico com o produto, marca ou serviço”, ou ainda, “é uma empresa que tem um programa de trainee interessante, com treinamentos, job rotation, além de não precisar de experiência”.

A verdade é que esse processo de busca não é tão simples como aparecem nos relatos, senão, as empresas não investiriam fortemente em processos de atração e seleção de profissionais.

Afinal, o que as empresas sempre buscam são candidatos alinhados ao perfil da empresa e da vaga.

Entretanto, nas reuniões de consultoria e coaching recebo alguns questionamentos: “Não entendo o perfil que as empresas estão buscando”, ou ainda, “Não sei como avaliar se o perfil dessa empresa é aderente ao meu perfil”.

Para identificar esse perfil, falaremos um pouco de cultura organizacional que é o fator mais importante para saber se um candidato está alinhado ou não à vaga de trainee.

Mas então, o perfil da vaga não importa?

Sim, ele é importante, mas antes de você ser inserido nela, você primeiramente faz parte de algo maior, que é a organização (empresa) que contém uma série de características, e dentro desta você ocupa uma função.

Portanto, quando falamos de cultura, abordamos as características necessárias que é preciso ter para fazer parte de uma empresa.

E afinal, o que é a cultura organizacional de uma empresa?

Leia a segunda parte do artigo.

*Texto produzido por Fernanda Esteves, Consultora e Coach da Seja Trainee


Curta e compartilhe nosso conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •   

Leave a Comment





Comente