11 3938.4000 11 9 5895.0220 contato@sejatrainee.com.br

E afinal, o que é a cultura organizacional de uma empresa?

Compartilhe!

E afinal, o que é a cultura organizacional de uma empresa?

A cultura é a forma/modelo como a organização funciona, ou seja, são “as regras” que conduzem seu jeito de funcionar, seu estilo de ser.

A cultura é formada por um conjunto de elementos que são:

  • Missão, visão e propósito;
  • Valores organizacionais;
  • Vestimenta (formal ou dress code);
  • Estrutura física: ambiente separado por salas ou aberta em formato de réguas; estação de trabalho fixa (você tem sua própria mesa) ou remota (utiliza a mesa que estiver disponível, pois os lugares não são reservados para você);
  • Jornada de trabalho: permite ou não horário flexível, home office;
  • Modelo na tomada de decisão: se tende a ser uma estrutura mais rígida, aonde as decisões vêm do cargo mais alto para os cargos menores – processo verticalizado/decisão top down; ou processo horizontalizado, onde as decisões não são tomadas exclusivamente pela liderança, dando mais autonomia e liberdade ao colaborador.

Pessoas ou Resultados

Outro fator importante que define uma cultura é se ela no seu cotidiano está mais voltada para pessoas ou para resultados.

Foco em pessoas

Empresas com foco em pessoas tendem a propiciar um ambiente mais acolhedor, flexível e de trabalho em equipe; o colaborador é visto como parceiro do negócio; geralmente possuem uma estrutura bem definida e veem as pessoas como o meio que levará a empresa a alcançar os resultados.

Foco em Resultados

Empresas com perfil de resultado demonstram menor preocupação com pessoas (colaboradores), pois promovem demandas desafiadoras por resultados e competição interna, foco nas metas, superação dos objetivos e nas tendências do futuro, e valorizam mais o indivíduo do que a integração.

Seu perfil

Agora que você já sabe que cada empresa tem uma cultura, analise seu perfil e veja com quais empresas você mais se conecta! Conte com a Seja Trainee para entender seu perfil a fundo. Uma sugestão é agendar uma consultoria experimental conosco!

Leia a parte 1 do artigo – O que você procura numa vaga de trainee?

*Texto produzido por Fernanda Esteves, Consultora e Coach da Seja Trainee

Seja Trainee

Somos uma empresa de desenvolvimento profissional que ajuda o jovem em inicio de carreira a se preparar para os processos seletivos do mercado de trabalho. A preparação acontece por meio de conteúdos disponibilizados em nosso site, além de palestras online gratuitas e do trabalho personalizado de Consultoria & Coaching. Aumente suas chances, conheça a preparação individual.


Compartilhe!

Leave a Comment