Seja Trainee Atakadão Atakarejo: Material completo de preparação

trainee atakadão atakarejo
Curta e compartilhe nosso conteúdo

O Atakarejo começou com uma barraca de frutas e bebidas e hoje tem faturamento de R$ 1,2 bilhão.  Imagina o que essa empresa pode fazer pela sua carreira? 

O trainee Atakarejo chamou a sua atenção?! Então leia esse texto!

Aqui, reunimos as principais informações sobre a empresa, sua cultura e valores.

Além disso, também falamos sobre o programa trainee e demos dicas valiosas para quem vai participar do processo seletivo!

O Atakadão Atakarejo 

A história da empresa começou em 1979 com uma barraca de frutas e bebidas em Salvador! A partir daí, a empresa só cresceu: a barraca se tornou uma padaria. Depois, um supermercado e, por fim, se tornou o Atakadão Atakarejo, principal supermercado da Bahia e muito conhecido pelos preços baixos.

Teobaldo Costa, fundador e presidente do Atakarejo é uma grande inspiração para a empresa e reflete muito da cultura organizacional. Em sua trajetória, sempre colocou o trabalho em primeiro lugar e se dedicou muito!

Essa fala do Teobaldo já mostra bastante a cultura da empresa:

“Após ter trabalhado por mais de 30 anos, de 18 a 20 horas, sem tirar férias, nos últimos anos já me sinto um aposentado por ainda trabalhar 10 ou 12 horas por dia. Sinto que ainda posso contribuir com a empresa cultivando nossa cultura e incentivando nossos associados, mostrando que com trabalho, determinação, conhecimento, disciplina, respeito ao próximo é possível, gerar bons resultados, prosperar e crescer na vida de forma honesta”.

Além disso, outro fato importante de ser observar é que a empresa tem parceria com a agricultura familiar e prioriza produtos da Indústria Baiana, contribuindo com o desenvolvimento da economia regional.

Referência: http://www.atakarejo.com.br/historia.php

Momento da empresa

Apesar do cenário econômico brasileiro, a empresa está vivenciando uma fase de modernização e expansão, reformando e inaugurando novas lojas. Isso acontece porque muitas pessoas, em busca de economia, passaram a frequentar redes de atacadistas na hora de fazer as compras do mês.

“A tendência é o consumidor concentrar as aquisições da cesta básica e produtos de limpeza em um único lugar que ofereça melhor preço e apenas complementar essas compras com poucos itens em mercados de bairros”.
Além disso, o Atakadão conta com 15 marcas da própria rede, oferecendo produtos com bom custo-benefício. 
Veja as marcas exclusivas –> http://www.atakarejo.com.br/marcas.php
Nossa dica é pesquisar mais sobre consumo dos brasileiros em tempos de crise. Você vai encontrar informações muito bacanas! Por exemplo: as classes C,D e E diminuíram o ticket médio gasto nos supermercados e estão em busca das promoções. Esse é o movimento “reposição de oportunidade”. Isso significa que os clientes vão a diferentes lojas para se abastecer somente com os itens que estão em promoção em cada uma delas. Ou seja, ganha quem tem o melhor preço.
Por outro lado, as classes A e B deixaram de gastar tanto com restaurantes e bares. Por isso, estão buscando produtos gourmets nos supermercados para se reunir em casa!
Selecionamos alguns materiais sobre esse tema:
  1. Os novos hábitos de consumo: Revista Super Varejo 
  2. Entenda porque o atacarejo se destaca na crise
  3. Conheça mais da trajetória do presidente Teobaldo 

Cultura Atakarejo

Visão 

Ser o maior ATACAREJO (Atacado e Varejo) na Bahia até 2020.

Missão

Garantir o menor preço e atender a expectativa dos nossos clientes, contribuindo assim para a redução do custo de vida da população e um futuro melhor para os nossos associados.

Valores

  • Atitude de dono
  • Combate a quebra e redução de despesas
  • Honestidade
  • Produtividade
  • Ser comerciante
  • Atendimento ao cliente
  • Simplicidade
  • Disciplina
  • Respeito
  • Ser exemplo

Quer entender melhor o significado de cada um dos valores?! Então acesse: http://www.atakarejo.com.br/missao.php

Caso você não tenha se identificado com a cultura dessa empresa, que tal conhecer outras empresas com programa trainee?

Cultura Atakadão Atakarejo

Sempre que a gente faz materiais sobre as empresas, uma parte importante da nossa pesquisa é ir atrás de depoimentos de quem trabalha ou já trabalhou na empresa.

E no caso do Atakarejo, como lado positivo, vimos que as pessoas citam bastante o crescimento e oportunidades que a empresa está vivendo.

Estabilidade no negócio, bom clima de trabalho, estabilidade na rotatividade, equipe de rh bem estruturada, um presidente ativo e único dono do negócio que te faz ser visto.

Os proprietários tentando investir nas melhores ferramentas para torna o ambiente empresarial agradável e mais humano. O Salario é interessante.

Ótimos profissionais, pessoas boas de se trabalhar, nunca atrasa o salário, empresa que ta dando várias oportunidades de crescimento, empresa que vem crescendo cada vez mais.

Clima, Motivação, Padronização de processos. Valorização do profissional e incentivo ao crescimento dentro da empresa, investindo bastante na formação de backups

Já como pontos negativos, vimos que ainda falta reconhecimento para quem se dedica a empresa. Além disso, a carga horária também aparece como um problema (vale lembrar que carga horária costuma ser uma questão delicada para varejo, em geral!).

Benefícios não são atrativos, salário baixo, estrutura deficiente, falta investimento em ferramentas que dê velocidade ao trabalho, cobrança excessiva mas o salário não corresponde.

As necessidades básicas que motivam um ser humano não tem uma atenção devida. Conheci muita gente que adoeceu se dedicando e não teve retorno.

Muitas das vezes não somos reconhecidos por fazer aquele algo a mais que a empresa pede. Muitas das vezes pessoas que não fazem “nada” ex: só fazem sua função, não faz hora.. tem mais oportunidades.

Falta de experiência e de preparo de algumas lideranças, tanto no piso de loja, quanto nas áreas de apoio. Trabalho em carga horária excessiva de 44 hrs, chega a ser desgastante.

Programa trainee Atakadão Atakarejo

O site oficial do programa  é http://programatak.com.br/. O programa do Atakarejo é recente, sendo que a primeira edição foi no ano passado, 2017 e teve 10 vagas abertas para trainee!

Você vai perceber que o programa deles é tipicamente corporativo. A maioria dos trainees 2017 se tornaram coorderadores e gerentes na empresa, principalmente nas áreas de operações e comercial, que são áreas de grande demanda para o atacarejo.

Vale a pena também ler o depoimentos dos trainee 2017 e observar a trajetória que estão construindo dentro da organização!

No vídeo abaixo, o próprio Teobaldo fala mais sobre o trainee Atakarejo e o perfil que estão buscando nos trainees!

Além disso, no site da empresa eles falam sobre as formas de trabalho que estão buscando:

  • Olhos de águia: visão sistêmica
  • Braços de polvo: produtividade
  • Pescoço de girafa: ter visão do todo
  • Pés de bailarina: cuidado com os detalhes

Processo seletivo do trainee Atakadão Atakarejo

Por fim, que tal se preparar para o processo seletivo?! Reunimos um monte de informações de quem participou do trainee 2017, que foi a primeira versão do programa!

Dinâmica de grupo: “Foi bem legal. Eles deram um case, fomos observar a loja, para tentar oferecer melhorias pra uma série de problemas. Eu achei bem interessante”.

Entrevista: “Minha dinâmica aconteceu no período da manhã, então a parte de entrevistas foi a tarde. 4 pessoas passaram da dinâmica para a entrevista. A primeira entrevista começou as 14:40 e terminou as 16:30”.

Aqui na Seja, tivemos um cliente aprovado como trainee: o Leonário Gondim! A história dele é MUITO legal e ele contou mais de como se preparou para esse trainee! Dá uma olhada:

Como se preparar para o Programa Trainee Atakadão Atakarejo?

Aqui na Seja Trainee, você tem a oportunidade de fazer um Programa de Coaching para:

  • Aprender a utilizar seus talentos a seu favor
  • Discutir como relacionar suas motivações com o Atakarejo
  • Simular fases do processo seletivo
  • Receber feedbacks para mostrar o seu melhor

Mas antes de começar, que tal agendar um bate-papo de 30 minutos para nos contar sobre o seu momento de carreira e como podemos te ajudar nessa jornada?!

Assim que você preencher a ficha de agendamento desse bate-papo, vamos te enviar um e-mail com algumas opções de horário!

lan

 


Curta e compartilhe nosso conteúdo
Comente