O artigo “Trabalho remoto: como aumentar a produtividade” foi escrito por Júlia Garcia e revisado pela equipe da Seja Trainee.
Júlia participou do projeto colaborativo Trainee ajuda Trainee com o intuito de produzir conteúdos para ajudar candidatos como você!
Em meio ao período conturbado que vivemos causado pela propagação do vírus Covid-19, a consultoria em gestão Falconi está realizando uma série de Webinars que visam ajudar empresários a minimizar os problemas ocasionados pela crise.
O primeiro deles, ministrado por Pedro Donati, diretor de Tecnologia da Falconi, contou com várias dicas sobre como as empresas podem se adaptar ao trabalho remoto e como obter produtividade através dele.
Pedro já trabalha remoto há 4 anos e contou os benefícios desse modo de trabalho e como de fato isso pode funcionar. O Webinar se baseou em 5 importantes pilares:
1. Cultura
O trabalho remoto já existe há muito tempo e não é uma coisa que começou recentemente, nos Estados Unidos, cerca de 3,4% da força de trabalho já trabalham remotamente.
Das pessoas que já trabalham remotamente, 90% se dizem mais produtivas com essa forma de trabalho.
É importante lembrar que não é somente uma pessoa trabalhando sozinha enquanto o time todo está na empresa, e sim um time todo trabalhando remotamente e sendo mais produtivo.
Isso traz uma grande diferença na produtividade, 85% dos negócios alegam aumento de produtividade através desse modo de trabalho.
Habilidades para cuidar:
- Disciplina e organização
- Autoconhecimento
- Empatia
Desafios:
- Colaboração
- Comunicação
- Isolamento
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2. Infraestrutura
Aqui Pedro ressaltou a importância de investir em ferramentas que facilitem a comunicação, afinal, esse é o maior desafio dentro do trabalho remoto.
Buscar ferramentas de mensagens e vídeo call, como Slack, Skype Meetings e Hangouts. Além disso, é importante investir no sistema cloud para manter toda a documentação gerada.
Sempre motive reuniões sobre assuntos específicos através dessas ferramentas de vídeo chamada. Para organizações de atividades, é recomendado a ferramenta Trello.
3. Rotina
É importante criar uma rotina e um local físico reservado para o trabalho, além de definir o seu horário de início e término do expediente. Também é ressaltado a importância de intervalos, que muitas vezes podem passar despercebidos em uma rotina intensa.
4. Comunicação
A maior parte da nossa comunicação é não verbal. No remoto, precisamos compensar a falta do contato físico com comunicação “exagerada”, por isso, com o seu time, é interessante criar encontros diários pelo ao menos ao início do dia.
Sempre motive reuniões sobre assuntos específicos através das ferramentas de vídeo chamada. Para organizações de atividades, Pedro recomenda a ferramenta Trello.
Existem dois modos de comunicação no trabalho remoto e ambos são usados ao longo do dia, a comunicação síncrona é feita através de mensagens, já a assíncrona, por vídeo chamadas. Aqui algumas especificações sobre elas:
Comunicação síncrona:
- Mensagens escritas = claro e objetivo
- A resposta não precisa ser imediata
- Existe a troca e a confirmação de informação
- Todos os dias devem existir momentos síncronos.
Comunicação Assíncrona:
- Vídeo chamadas – Permite ideias abstratas
- Resposta precisa ser imediata
- Discussão/criação de informação.
- Vários momentos assíncronos ao longo do dia
- Procurem ao máximo deixar a câmera ligada ao longo do dia com o seu time.
5. Prática
É importante conversar com colegas sobre os desafios e trocar informação sobre como estão resolvendo os mesmos. Assim, existe interação e consequentemente mais comunicação entre o time, além de evitar que a alguém possa permanecer isolado. Evite se fechar para as mídias sociais e tente conversar com as pessoas.
Caso não conheça uma ferramenta nova, sempre aprenda a utilizá-la antes da reunião. Quando é realizado um encontro de vendas, envie um invite com todos os detalhes do encontro para o cliente, inclusive o link para a vídeo chamada, um dia antes, certifique-se de que o cliente possui a estrutura necessária.
Por fim, esteja sempre 10 minutos antes disponível para o seu cliente, caso haja a necessidade de algum tipo de ajuda. Em reuniões com o time, conecte-se sempre no horário marcado e tente marcar encontros com antecedência, assim todos têm tempo para organizar suas atividades.