É comum ouvir questionamentos e afirmações sobre sucesso profissional. Muitos atrelam o sucesso da carreira a uma questão de sorte.
Outros definem o sucesso na carreira como algo construído e almejado, mas também afirmam que você precisa estar no lugar certo e na hora certa! Afinal, sucesso na carreira é uma questão de sorte?
Antes de discutirmos sobre o assunto, é importante refletir. O que significa sucesso na
carreira? É chegar ao topo da organização? Ganhar muito dinheiro e status? Ser reconhecido e
valorizado pelas suas ações? A definição de sucesso na carreira vai depender dos interesses e
valores de cada indivíduo, e esse será o primeiro passo: o que significa para você ter sucesso
na carreira? Já parou para pensar no assunto?
A palavra sucesso significa ter êxito em alguma coisa; ter um resultado feliz em algo. Assim,
para atingir sucesso na carreira é preciso planejar, traçar caminhos e estabelecer metas!
Planejamento de carreira é peça-chave para o sucesso dos profissionais no mundo de hoje.
Vivemos em um mercado de trabalho extremamente competitivo e não podemos deixar a
nossa carreira ser guiada pela organização que estamos inseridos. O profissional que não se
apropria da sua carreira corre o risco de não ter sucesso pleno e não encontrar felicidade
naquilo que faz.
Mas afinal, dá para planejar a carreira? Qual o momento certo? Início da escolha profissional?
Será que ainda tenho tempo de mudar? As respostas não são fáceis e exigem reflexão, mas é
certo que em sua maioria, profissionais bem sucedidos, definiram um objetivo e planejaram
seus passos para o alcance de seu alvo.
Um bom planejamento de carreira consiste em olhar e aprofundar seu passado, sua situação
atual e suas projeções – futuro.
Passado: importante fazer um balanço da sua vida e olhar para sua história e escolhas
profissionais. Quais foram os caminhos trilhados até o momento? Como realizei escolhas?
Quais os conhecimentos e habilidades que possuo? Quais as minhas principais realizações e
resultados pessoais e profissionais? Quais são os meus valores? O que é realmente importante
para mim?
Presente – situação atual: sinto-me feliz no meu atual trabalho? O que me motiva e desafia?
Quais as minhas forças e vulnerabilidades? Onde realmente faço a diferença? Como está a
minha empregabilidade?
Futuro: quais os meus sonhos? Onde quero chegar? Qual o melhor caminho? Quais os desafios
que vou enfrentar? Esses sonhos são factíveis? Em quanto tempo?
Além de olhar para si mesmo é preciso refletir sobre os diversos papéis que temos na vida e
que influenciam nas nossas decisões de carreira. Não podemos deixar de lado o papel de
mãe/pai, líder, amigo, membro da família, sociedade… O importante é olharmos para todos
esses papeis e não deixarmos cair em armadilhas. É fácil cair em armadilhas quando não nos
conhecemos ou quando simplesmente seguimos modismos ou uma carreira que “parece
trazer mais sorte ou sucesso”.
De fato, ter sucesso na carreira não é uma questão de sorte e sim de construção. É você quem
constrói o seu futuro. Saber aonde você quer chegar – e como – é essencial para alcançar o
sucesso almejado. É preciso estar preparado para fazer escolhas e gerir sua carreira, tendo
clareza de seus propósitos para atingir seu objetivo maior.
Nunca é tarde para planejar e cuidar da sua carreira. Seja o protagonista de sua história
profissional. É possível escrever o seu futuro. Só depende de você.
Mônica Ramos
Diretora de Operações na LHH Brasil, sendo responsável por toda operação dos escritórios e sua expansão. Liderou projetos em empresas de diversos segmentos, em âmbito nacional e América Latina. Possui MBA pelo Insead, Pós-Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e Especialização em Gestão de Projetos e Gestão do Conhecimento, ambas pela FGV São Paulo. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Paulista.