O artigo “Quem disse que só startups podem transformar mercados?” foi escrito por Guilherme Carvalho e revisado pela equipe da Seja Trainee.
Guilherme participou de um Webinar Cyrela e topou participar do projeto colaborativo Trainee ajuda Trainee com o intuito de produzir conteúdos para ajudar candidatos como você!
Estamos vivendo um momento onde cada vez mais empresas vão surgir para mudar nossos hábitos e os mercados. Diante deste cenário, grandes empresas têm o desafio de se reinventarem buscando também serem agentes de transformação em seu ecossistema.
No mercado da construção civil, um grande player que se destaca é a Cyrela.
Fundada pelo empresário Elie Horn e com quase 60 anos de história, a empresa tem se destacado não somente pelo seu core business de incorporação imobiliária, mas também por estar expandindo seu negócio para outras frentes.
Um grande exemplo disto é a CashMe, uma fintech que nasceu dentro do Grupo Cyrela e que atua na área de empréstimos com imóvel em garantia.
Na sua atividade principal, a Cyrela tem atuação em todo o ciclo de um empreendimento imobiliário da compra do terreno à entrega das chaves aos clientes com duração média de 60 meses.
Além da marca Cyrela, focada em imóveis de alto padrão, a empresa possui as marcas Living, no segmento médio, e a Meu Vivaz, no segmento mais popular do programa Minha Casa Minha Vida.
A empresa destaca-se por seus valores e, principalmente, sua preocupação com as pessoas. Destaca-se em sua cultura o respeito ao ser humano e às relações, sendo uma empresa jovem focada na geração de resultados seguindo sempre seus princípios, tendo a preocupação de líderes formarem novos líderes que irão perpetuar o negócio da companhia.
O mercado imobiliário encontra-se em um momento propício para a realização de novos negócios com linhas de financiamento de imóveis menores onde as famílias têm de pagar menos pelo mesmo apartamento e a renda a ser comprovada passa a ser menor, aumentando o número de famílias aptas a financiarem aquele mesmo produto.
Diante do cenário de transformação, a Cyrela enxerga a necessidade de ter novas pessoas e novas ideias em seu negócio e por isso lançou em fevereiro o Programa de Talentos Cyrela 2020.
O programa engloba duas grandes áreas de atuação atreladas ao ciclo de um empreendimento imobiliário.
As oportunidades lançadas foram ligadas às áreas de Aquisição de Terrenos, cuja grande responsabilidade está no primeiro passo do negócio, trabalhando desde o relacionamento na busca por terrenos até a análise técnica da viabilidade de um empreendimento no local, e Dono de Negócio, responsável por toda a parte seguinte, acompanhando a performance do empreendimento, do lançamento até a entrega das chaves.
Segundo os próprios gestores da Cyrela, o maior desafio da empresa hoje é posicioná-la em todas essas frentes em um cenário de transformações. Para isso, necessitam de muita gente boa e que pense fora da caixa.
A mensagem final deixada por eles é: Grandes empresas precisam se reinventar e buscar novos talentos para inovar em seus mercados! Não é só startups podem transformar mercados! Envie essa reportagem para que possa interessar!
SOBRE O MOMENTO ATUAL – CONVERSA DA SEJA TRAINEE DIRETO COM O RH CYRELA:
Existem uma série de iniciativas internas, como por exemplo:
- A empresa fechou todos os plantões de venda, lojas e todos os colaboradores dos escritórios estão de home office.
- A empresa implantou o Microsoft Teams, fazendo um curso com todos colaboradores para que o trabalho seja feito por essa ferramenta.
- Existe internamente uma campanha de arrecadação para compra de testes COVID-19. Para cada R$ 1 doado por colaborador a empresa doa mais R$ 2.
O fundador e empresário Elie Horn é o maior filantropo do país, patrono do Bem Maior, Instituto Cyrela e Instituto Liberta, comprometido a doar em vida 60% do seu patrimônio para obras de filantropia (iniciativa do Bill Gates).
Notícias recentes na mídia:
- Bilionários filantropos lançam campanha de doações para combate ao coronavírus
- Incorporadoras se preparam para os efeitos do coronavírus
- Lançamentos estão fora do radar, diz Cyrela