Nenhum produto no carrinho.

Processo seletivo: dá para ser humanizado e digital

O country manager do Infojobs conversou com a gente sobre as novas dinâmicas do processo seletivo.

Buscar formas de olhar de maneira mais ampla do mercado e para sistemas de gestão é essencial nos dias de hoje. Pensando nessa necessidade, o Seja Trainee chamou Ana Prado, country manager do Infojobs, para uma live para conversar sobre as relações de trabalho com ênfase no recrutamento e o uso de recursos digitais.

Ana foi responsável pela criação de uma estratégia de monetização do Infojobs, que é uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos. A empresa possui sua matriz em Barcelona e quando chegou no Brasil encontrou um contexto diferente de outras localidades do mundo.

PostsRelacionados

Isso porque, no nosso país é comum que o candidato tenha que pagar para ter acesso às vagas e oportunidades de trabalho. Identificando essa característica brasileira, o Infojobs quis fazer o contrário, ou seja, a monetização da plataforma começou a ser feita pela parte das empresas, que pagam para anunciar e ter acesso a uma base de currículo. 

Há 10 anos, quando Ana começou no Infojobs, o site, apesar de já estar dentro das empresas, ainda não possui uma grande marca. Assim, a estratégia foi abrir o site e trabalhar na divulgação a partir de propagandas televisivas e divulgações.

 

Processo digital: Como é o funcionamento do Infojobs?

Os processos digitais inegavelmente concede às empresas resultados melhores e mais fluidos. Assim, muitas empresas estão em busca de maneiras de usar a tecnologia a seu favor para se adaptar à realidade digital. Contudo, Ana ressaltou que essa mudança deve vir primeiramente a partir da alterações de comportamento. As empresas têm que estar dispostas à essas mudanças e não apenas seguir uma tendência.

 

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) afetou muitas empresas, o que refletiu também na diminuição de vagas oferecidas e mudança no perfil de cadastros em plataformas de seleção. Algumas empresas, por exemplo, pararam de contratar, mas estão aproveitando o momento para construir um banco de talento para ser usado em outra oportunidade.

 

No Infojob, que é um site que consegue atender todos os níveis (da base ao topo da pirâmide) e possui uma grande diversidade de oportunidades, o candidato pode buscar vagas de forma gratuita e também adquirir uma versão premium para incluir mais informações ao seu currículo, o que facilita o recrutamento. Do mesmo modo, a empresa também pode divulgar uma vaga de forma grátis, mas sem muitos recursos do que a divulgação feita caso a empresa pague.

Em busca de um diferencial no recrutamento, a plataforma investiu tem um software chamado Pandapé para atender as empresas, em especial as de maior porte. Trata-se de um ATS inteligente que atua na seleção dos melhores candidatos. O software vai desde da requisição da vaga até a forma que vai ser feita a divulgação dessa vaga. Quando a vaga é divulgada ela consegue receber todos os interessados em uma única plataforma.

 

Cada vez mais as empresas vêm buscando formas de otimizar o processo seletivo.
Cada vez mais as empresas vêm buscando formas de otimizar o processo seletivo.

A partir daí, é possível criar uma conexão e comunicação com esses candidatos, de forma muito mais assertiva. A inteligência artificial ajuda a selecionar os candidatos que mais se adequa ao processo seletivo. Além disso, a plataforma também oferta testes, de modo que os candidatos são rankeados para uma entrevista, que pode ser até mesmo ser online. São diversas funcionalidades até chegar ao resultado final para a contratação de candidatos.

Ana destacou que o Infojobs está sempre se adaptando e escutando os clientes. O ATS Pandapé é um desses exemplos de mudanças que foi implantadas a partir desse relacionamento com candidatos e empresas para otimizar o serviço oferecido. O objetivo do site é fazer com que as empresas encontrem um candidato ideal e as pessoas consigam empregos. “Em um momento como esse que sabemos que muitas pessoas perderam empregos e estamos em uma crise, essa característica é muito importante, pois sabemos que estamos ajudando muito famílias”, ponderou.

 

O que fazer para conseguir uma oportunidade de emprego

Na live, Ana falou um pouco de como se destacar na hora de buscar uma vaga. Ela ressaltou que um fator importante para a triagem é que o currículo tenha verdade e detalhamento das experiências.

 

Sabemos que a falta de experiência é um entrave para quem está em busca de um emprego. Contudo, mesmo pessoas que nunca trabalharam podem detalhar sua experiência em algo, como em um trabalho voluntário, projeto, aprendizado de uma língua, etc.

 

A dica que a country menage deixou para os espectadores que estão em início de carreira é não desistir no primeiro erro, porque o erro permite aprender e evoluir. Esse processo de aprendizado é uma constante em nossas vidas e é essencial que os profissionais estejam sempre abertos a dicas e conselhos, que podem vir de superiores e colegas de trabalho, além, é claro, buscar aperfeiçoamento e muito estudo.

Por fim, Ana falou sobre os desafios que porventura encontramos em nossa trajetória profissional. “É sempre hora de se arriscar, se jogar para que as coisas aconteçam”, concluiu.

Assista a live completa abaixo:

Programa de Estágio Supergasbras 2021
Próximo Post

Discutindo sobre isso post

Bem vindo de volta!

Entre em sua conta abaixo

Criar nova conta

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar.

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.