Já parou para pensar que o planejamento para os processos seletivos vão exigir muito mais do que você pode imaginar?
É por isso que fizemos 5 orientações para você conferir aqui:
1. Acompanhe as aberturas de vagas.
Dê atenção aos programas conhecidos e também para os desconhecidos. Procure dedicar um tempo para conhecer empresas e segmentos de mercado. Analise a estrutura do programa, ações de desenvolvimento, além de avaliar se você se identifica com a organização.
2. Não se inscreva na última hora.
Algumas empresas já abrem as etapas online enquanto as inscrições estão abertas, por isso não é bom se inscrever no último segundo. #ficaadica
3. O foco começa na inscrição!
Cuidado para não se empolgar na inscrição. A Seja Trainee fez uma pesquisa e concluiu que os trainees aprovados se inscrevem, em média, 10 processos de trainee. Quando analisamos os finalistas, mas não aprovados, essa média aumentava para 15 processos e quando olhamos para aprovados até dinâmica de grupo, o número foi mais que 20 processos seletivos. Ou seja, quanto mais foco você tiver, maiores as chances de aprovação.
4. Atenção para os prazos de cada fase do processo seletivo.
As empresas costumam divulgar um calendário do processo seletivo, mas é importante lembrar que você deve ter o seu controle com os prazos e o status que está em cada processo. Não deixe para controlar as coisas conforme for chegando os e-mails. Você pode se perder!
5. Adote uma estratégia!
Participar de um processo seletivo exige tempo, energia e até dinheiro para deslocamento. Portanto, garanta que as empresas onde você quer ser aprovado REALMENTE combinam com o seu perfil profissional, assim você aumenta as suas chances de aprovação logo de cara!
Outros materiais sobre esse tema:
- Novo artigo: Processos seletivos de trainee – Guia completo